LAJES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Advertisements

ELEMENTOS ESTRUTURAIS
EDIFÍCIO NEW CENTURY Este edifício, concebido para abrigar grandes escritórios de empresas É composto por vinte e sete pavimentos. A propósito, é a maior.
ESTRUTURAS LAJES: São elementos laminares muito esbeltos onde as dimensões predominantes são as horizontais, largura e comprimento e a dimensão reduzida.
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
SISTEMA CONSTRUTIVO PAREDE DE CONCRETO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO ESTRUTURAS METÁLICAS E SUAS APLICAÇÕES ESTRUTURAS METÁLICAS E.
REPRESENTAÇÃO DE PILAREs DE concreto armado
Escadas e Rampas Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas
PROPOSTA DE ATENDIMENTO A UMA CASA SEM ISOLAMENTO DE CALOR E FRIO, DE UMA COMUNIDADE CARENTE ALUNAS: GIOVANA LARA ACCO RAFAELA BROGNARA ALBINO.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ Unidade Especializada em Ciências Agrárias Construções Rurais As cercas M.Sc. Engº.
ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
FUNDAÇÕES Prof. Heliton Lourenço Engenheiro Civil Engenheiro de Segurança do Trabalho Especialista em Gestão Ambiental de Municípios Curso de Engenharia.
UNIDADE III PILARES.
N EW L AJE - V IPLAST O que é? NEW LAJE - VIPLAST são formas plásticas para concretagem direto na obra. Permitem formação de lajes maciças, unificadas.
Cálculo de um mezanino em Painel Wall
USO DE ANDAIMES Logo Tipo Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/ Cel: 0xx
FORMAS – MATERIAIS painéis de laje em madeira – MOLDE FONTE: MERCIA E MELHADO (1998)
TB 100%.
Soldagem na indústria automotiva
STEEL DECK.
Tiago Felipe Ribeiro de Morais
Cronograma geral da obra
Por Coni, Gipiela, D’Oliveira e Marcondes
PROJETO E LANÇAMENTO DE ESTRUTURAS LAJE MACIÇA
O que é que não pode fazer !!!
9. Acessórios (suportes)
VALORES CARACTERÍSTICOS DAS AÇÕES USUAIS NAS ESTRUTURAS
SISTEMA PLATAFORMA EM MADEIRA: COORDENAÇÃO MODULAR E CONECTIVIDADE DE COBERTURAS, PAREDES E ENTREPISOS Carolina Barichello, Graduação em Eng. Civil – UFSC.
Base de pilares - Placas de Base - Tipos de bases
LOM Mecânica dos Materiais
Marcia Edivani Javorski
Ciências da Natureza e suas
R E S I S T Ê N C I A D E T E R R A Quadro de distribuição
DURABILIDADE E SEGURANÇA EM ESTRUTURAS DE CONCRETO
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
TERMFORMAGEM O processo de transformação plástica através da termoformagem consiste em aquecer chapas de plástico de diversos tipos de materiais e espessuras;
Sistemas estruturais de forma ativa
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CONTAINER.
Tiago Felipe Ribeiro de Morais
Transporte e Logística
REPRESENTAÇÃO DE FUNDAÇÕES DE concreto armado
Painéis cerâmicos pré-fabricados Apartamentos MCMV JUNHO/2017 Palestrante: Jouber Paulo Ferreira.
BARRAGENS DE TERRA Prof. Esp. Everton Narciso de Oliveira Goiânia, 2017.
Steel Frame.
REPRESENTAÇÃO DE Lajes DE concreto armado
AGENCIA DO BANCO DO BRASIL EM ALDEOTA - FORTALEZA
Transferência de Calor
abcem
PROJETO DE CONCRETO II Residencial Maracanã.
Laboratório de Materiais de Construção I TL2: Blocos de Concreto
Fundação Profunda NBR 6122 – FUNDAÇÃO PROFUNDA
FUNDAÇÕES Prof.º Talles Mello.
Alunos: Breno Amaral e David Fernandes Prof.ª.: Mirela Dalvi LAJE MACIÇA CONVENCIONAL CONVENCIONAL.
Equipe: Daniela Guilherme Marcos Mario Michelle RADIER UNICAP Professora: Karla Leite.
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
NR 18.
Desde 2003 a empresa vem atuando no mercado com a colocação de gesso
COBERTURAS Função da cobertura:
PARAFUSOS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
REBITES. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
Fonte: Sinaprocim – ago/09
Vantagens de uma estrutura metálica. 1 – Flexibilidade Flexibilidade quanto à elaboração do projeto. Proporciona vãos maiores. elementos mais esbeltos.
COBERTURAS C ARACTERÍSTICAS T ÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO Autor: Magaly Araújo.
Concreta Tecnologia em Engenharia
Corte e dobra de aço Equipamentos
Transcrição da apresentação:

LAJES

A laje é um elemento crucial da construção, e sua função estrutural pode estar ligada a cobertura e sustentação para o telhado, ou até como suporte para o pavimento superior. E com funções tão importantes e que garantem a estrutura da casa, o ideal é conhecer os tipos de lajes a fim de escolher a melhor opção para o seu projeto.

Este sistema é mais utilizado em grandes vãos e espaços amplos, por isso, torna-se uma opção menos comum em residências. A laje alveolar é formada com grandes painéis de concreto, geralmente protendidos (armadura feita de cabo de aço, o que dá mais resistência), e com alvéolos (cavidade oca) em sua estrutura, o que deixa a peça mais leve; mas ainda assim é preciso usar guindaste para o descarregamento das peças na obra. A vantagem deste tipo de material é que dispensa grande parte dos serviços de carpintaria, armação e revestimento. Além de ser um sistema fácil de armazenar, esse sistema ainda tem bom acabamento inferior e reduz os custos.

O desenho formado pelo preenchimento dessa laje é exatamente a descrição do nome – nervuras. E esse desenho é formado por conta da armação que é montada para sustentação. Nas nervuras o preenchimento não precisa ser exatamente de concreto e pode ser feito com isopor, tijolo, etc. Este modelo de estrutura costuma ser mais utilizado em grandes vãos e com altura relativa, e tem como vantagem a economia no uso de concreto.

Este modelo lembra um pouco a versão simples, mas a diferença é que aqui a estrutura é apoiada em pilares e não utiliza vigas. Para garantir a sustentação e evitar o efeito punção (risco do pilar exercer força e furar a laje), a ponta do pilar recebe uma estrutura maior e mais reforçada, feito a partir da maior concentração de ferro e mais espessura nos pontos de apoio. Quem escolhe pelo tipo cogumelo tem algumas vantagens, como: Mais fácil de executar; Pode ser utilizada em pé direito mais baixo; Permite com mais facilidade a passagem de dutos e tubulações.

este modelo de sustentação é feita uma estrutura com vigotas (pode ser pré-moldado) e armadura no formato de treliça são colocadas lado a lado. O espaço entre essa estrutura é preenchido com lajotas cerâmicas que são compradas prontas e posteriormente o vão recebe o concreto. O modelo de preenchimento costuma ser mais indicado para construções de casas simples e com vãos pequenos. A maior vantagem desse modelo é preço baixo, em relação a outros tipos. No entanto, a fragilidade das lajotas torna-se um ponto negativo, e pede cautela na hora de transportar para que não sejam quebradas.

São lajes do tipo nervuradas porém com fechamento inferior, tendo portanto, mesa dupla. As células ou alvéolos (caixão perdido) são obtidos pela colocação de um material inerte entre as duas camadas de laje (caixotes de madeira, isopor ou tubos de papelão). Este tipo de laje apresenta elevada inércia se comparado com uma laje convencional construída com a mesma quantidade de material. Isso ocorre devido ao afastamento do material resistente das regiões pouco solicitadas pelos esforços (próximas à linha neutra), resultando em estruturas mais leves e resistentes, podendo alcançar vãos maiores. A maior desvantagem no uso deste tipo de laje, talvez seja o fato de ser impossível o aproveitamento das formas, visto que, elas ficam confinadas dentro da laje (caixão perdido).

LAJE LAJE BUBBLEDECK

 Steel Deck é uma laje composta por uma telha de aço galvanizado e uma camada de concreto. O aço, excelente material para trabalhar a tração, é utilizado no formato de uma telha trapezoidal que serve como fôrma para concreto durante a concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço. Conformado a frio e cobrindo uma largura útil de 820 a 840 mm, o Steel Deck possui nervuras largas e com a utilização de conectores de cisalhamento (stud bolts) permite a interação do concreto com o aço o que possibilita o cálculo de vigas mistas, permitindo uma redução do peso da estrutura. Fabricado com o aço especial galvanizado , pode ser encontrado nas espessuras 0,80 mm, 0,95 mm e 1,20 mm, com um comprimento de até 12 metros.

Um ponto forte desse sistema é a integração das virtudes do aço e do concreto. O steel deck consiste na utilização de uma fôrma permanente de aço galvanizado, perfilada e formada a frio. Nesse sistema, o aço trabalha como fôrma para concreto durante a concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço. Para favorecer a aderência do concreto ao aço são conformadas massas e ranhuras na chapa metálica que serve de superfície de ancoragem. O steel deck é composto, ainda, por telas eletrossoldadas, que atuam como armadura negativa e ajudam a prevenir trincas superficiais na laje.

LAJE MACICA É um tipo de laje, de seção homogênea, executadas sobre formas, que as moldam, e escoramentos, que as sustentam até que adquiram resistência própria. As lajes maciças de concreto, com espessuras que normalmente variam de 7 a 15cm, são comuns em edifícios de múltiplos pavimentos e em construções como escolas, indústrias, hospitais, etc. De modo geral, não são aplicadas em construções residenciais e outras de pequeno porte, pois nesses tipos de construção as lajes pré-fabricadas (como por exemplo as lajes com vigotas e tavelas que veremos no próximo artigo) apresentam vantagens nos aspectos custo e facilidade de construção. A espessura econômica para lajes está associada ao tamanho dos vãos. Os vãos econômicos para lajes maciças de concreto armado ficam em torno de 4 a 7m, resultando áreas de 15 a 20 m².

TRABALHO LANCAMENTO DA ESTRUTURA – PILAR / VIGA / LAJE ELEMENTO (PILAR E VIGA) TRANSICAO METODOLOGIA CONSTRUTIVA – EXECUCAO JUSTIFICAR A UTILIZACAO ESPECIFICAR MATERIAIS ADOTADOS APRESENTACAO DO TRABALHO PARA TURMA CONFECCAO DO BANNER