PESQUISA PARA COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS Mídia e Política 2011
Metodologia e Amostra Mídia e Política 2011 OBJETIVO O objetivo desta pesquisa é mapear, de maneira inédita, a agenda legislativa do próximo Congresso Nacional (2011-2015), o posicionamento dos parlamentares sobre projetos em pauta e a avaliação do governo Lula da Silva e do próprio Congresso, além de mensurar as expectativas de deputados federais e senadores com relação ao governo Dilma Rousseff. A pesquisa revela ainda os hábitos de informação dos parlamentares brasileiros e o peso que a mídia tem em seus processos de tomada de decisão. AMOSTRA Foram entrevistados 307 Deputados Federais (181 reeleitos e 126 novos) e 33 Senadores (5 reeleitos, 16 novos e 12 com mandato até 2015). A amostra é proporcional a todas as unidades da Federação. Ouvimos os 21 partidos que possuem representação no Congresso Nacional. Ao todo, foram realizadas 340 entrevistas ou 57% dos parlamentares da nova Legislatura. COLETA DE DADOS As entrevistas foram realizadas entre os dias 6 e 17 de Dezembro de 2010: 204 foram feitas por telefone (60% do total) e 136 foram feitas face-a-face nas dependências do Congresso Nacional. MARGEM DE ERRO Tendo como universo o Congresso Nacional (594 parlamentares), os dados aqui apresentados têm margem de erro de 3,5 pontos percentuais, num intervalo de confiança de 95%. Mídia e Política 2011
Metodologia e Amostra Senado Câmara Mídia e Política 2011 EM 2011 - O QUE PENSA A NOVA LEGISLATURA BRASILEIRA Mídia e Política + Agenda Legislativa AMOSTRA COLETA DE DADOS Dos dias 6 a 17 de Dezembro de 2010 Telefone: 204 (60%) Campo: 136 (40%) Senado Câmara ATUAL 12 NOVOS 126 16 REELEITOS 181 REELEITO 5 TOTAL 33 (41%) 307 (60%) Mídia e Política 2011
Metodologia e Amostra Mídia e Política 2011 Parte 1 Congresso Nacional 4
Ideologia Mídia e Política 2011 Pensando em uma escala ideológica, em que 1 significa extrema esquerda e 10 extrema direta, em que posição, de 1 a 10, o(a) Sr(a) se colocaria? E o Seu Partido? Média Desv. Padrão Parlamentar 4,7 1,6 Partido 5,0 Mídia e Política 2011 5
Ideologia O PT foi o mais citado. A surpresa é o PSB em segundo lugar. Além do seu partido, qual é o outro partido que o senhor possui melhor relacionamento, hoje? O PT foi o mais citado. A surpresa é o PSB em segundo lugar. NS/NR Mídia e Política 2011
Ideologia Mídia e Política 2011 Quais são os partidos que os parlamentares do PT, PMDB e PSDB se relacionam melhor Melhor Relacionamento Mídia e Política 2011 7
Ideologia Mídia e Política 2011 Distribuição dos partidos no eixo Esquerda-Direita, segundo seus parlamentares Ext. Esquerda Ext. Direita Mídia e Política 2011 8 8
Ideologia Mídia e Política 2011 (APENAS PARLAMENTARES DO PT n=64) Além do PT, com que outro partido você tem melhor relacionamento? Mídia e Política 2011 9
Ideologia Mídia e Política 2011 (APENAS PARLAMENTARES DO PSB n=24) Além do PSB, com que outro partido você tem melhor relacionamento? Mídia e Política 2011 10
Ideologia Mídia e Política 2011 (APENAS PARLAMENTARES DO PMDB n=57) Além do PMDB, com que outro partido você tem melhor relacionamento? Mídia e Política 2011 11
Ideologia Mídia e Política 2011 (APENAS PARLAMENTARES DO PSDB n=43) Além do PSDB, com que outro partido você tem melhor relacionamento? Mídia e Política 2011 12
(APENAS PARLAMENTARES DO DEMOCRATAS n=30) Ideologia (APENAS PARLAMENTARES DO DEMOCRATAS n=30) Alem do DEMOCRATAS, com que outro partido você tem melhor relacionamento? Mídia e Política 2011 13
PESQUISA COM PARLAMENTARES Parte 1 Metodologia e Amostra PESQUISA COM PARLAMENTARES Mídia e Política 2008 (244 Deputados) 2009 (234 Deputados) 2010 (254 Deputados) Pesquisa 2010 16 de janeiro de 2011 Congresso se olha no espelho Para a Revista Época Julho de 2009 (247 Parlamentares ) Mídia e Política 2011