Elementos de máquinas II

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Elementos de máquinas II Aula 15 – Materiais para engrenagens Prof. Walter Antonio Kapp, Dr. Eng.

Assunto desta Aula Errata nos exercícios resolvidos: Quando não há deslocamento de perfil: Quando há deslocamento de perfil: Exemplos afetados: Aula 7: Exercício Aula 8: Aula de exercícios de dentes helicoidais Aula 9: [ACADEMIC] Mathcad - Exemplo de cálculo de forças Aula 10: [ACADEMIC] Mathcad - Exemplo de cálculo de tensão de contato Aula 11: [ACADEMIC] Mathcad - Exemplo de cálculo de tensão de flexão Aula 14: Mathcad - exercícios de dentes helicoidais prova

Assunto desta Aula Materiais para engrenagens - Ferros fundidos e não ferrosos: Esta nota de aula foi baseada no capítulo 10 da apostila de Elementos de máquinas II – EMC 5332 – da graduação em Eng. Mecânica da UFSC, Elaborada pelo professor Acires Dias

Materiais para engrenagens Ferros Fundidos - Vantagens: Podem ser usados ferros fundidos cinzentos, nodulares ou maleáveis. Ferros fundidos têm as vantagens de baixo custo, fácil usinagem, alta resistência à abrasão, e amortecimento interno (devido às inclusões de grafite), o que faz as engrenagens mais silenciosas que as engrenagens de aço.

Materiais para engrenagens Ferros Fundidos - Vantagens: Ainda utilizadas modernamente em engrenagens de grandes dimensões e onde não se utilizam caixas protetoras contra poeira, pela resistência à ação abrasiva, sua sensibilidade a inadequações de lubrificação é também menor que a dos aços.

Materiais para engrenagens Ferros Fundidos - Desvantagens: A velocidade de rotação das mesmas é normalmente baixa; Devido à menor elasticidade do ferro fundido, e sua menor resistência, são necessários dentes de largura maior que os dentes de engrenagens de aço para obter a mesma resistência à flexão; As engrenagens desse material não devem ter a relação largura/módulo muito elevada;

Materiais para engrenagens Ferros Fundidos - Desvantagens: A capacidade de carga da superfície dos dentes está em torno de três-quartos da capacidade de carga de engrenagens de aço de mesmo diâmetro primitivo e mesma largura de face; A resistência à flexão é aproximadamente um-terço das engrenagens de aço para o mesmo módulo; Ferro fundido cinzento tem baixa resistência ao impacto e não deve ser aplicado em engrenagens com cargas severas de choques.

Materiais para engrenagens Ferros Fundidos cinzentos, classe padronizadas na AGMA:

Materiais para engrenagens Ferro Fundido Nodular: O ferro fundido nodular pode substituir em muitos casos as engrenagens grandes de aço, mesmo em redutores fechados, este tem limite de resistência maior que o ferro fundido cinzento e ainda retém as outras vantagens de resistência à abrasão, usinagem, e amortecimento interno, no entanto é mais caro. É comum se usar a combinação de aço no elemento mais solicitado, isto é, no pinhão, e ferro fundido na coroa.

Materiais para engrenagens Materiais não ferrosos: Uma ampla gama de bronzes, ligas de alumínio, ligas de zinco e não-metálicos como plásticos são usados para fabricar engrenagens. Em muitos casos a coroa de material nãoferroso é conduzida por um pinhão de aço. Quando as cargas são leves e os elementos pequenos é possível ter as duas engrenagens com material não-ferroso.

Materiais para engrenagens Engrenagens de bronze: Bronzes são ligas de cobre e são os materiais não-ferrosos mais comuns em engrenagens, geralmente são utilizados em aplicações onde é necessária uma alta resistência contra a corrosão (como em aplicações marítimas) e pelas suas características de resistência ao desgaste; O módulo de elasticidade menor proporciona maiores deflexões nos dentes o que melhora a distribuição de carga entre os dentes; Bronze e aço têm bom comportamento quando trabalhando em contato, por isso a combinação de pinhão de aço e coroa de bronze também é bastante comum.

Materiais para engrenagens Ligas de bronze para engrenagens: Bronzes desoxidados com fósforo, Cu-Sn, Cu-Sn-Pb Cu-Sn-Zn: Muito duros e resistentes a fadiga: UNS C90700 e UNS C90500: Usados com carga moderada e alta velocidade de escorregamento em coroas e sem fim, tem boa resistência ao desgaste a a corrosão da água do mar. Bronzes ao manganês, Muito tenazes e com limite de resistência próximo aos dos aços fundidos, dos mais resistentes sem tratamento térmico e do boa fabricabilidade: C86100, C86200, C86300, C86400 e C86500:

Materiais para engrenagens Ligas de bronze para engrenagens: Bronzes de alumínio material muito resistente e pode ser beneficiado por tratamento térmico tem boa fabricabilidade e acabamento superficial: UNS C95200, C95300, C95400 e UNS C95500: Usados com carga média e alta velocidade de escorregamento em coroas e sem fim, tem boa resistência ao desgaste, e é de baixo peso/Inércia, necessita de lubrificação adequada. Bronzes ao silício, boa qualidade superficial, mas de fundição difícil, importante para aplicações elétricas por ser não magnético: C87400 e C87500:

Materiais para engrenagens Ligas de alumínio para engrenagens: Engrenagens de baixo peso contribuem não apenas para reduzir o peso de redutores mas também para dar efeito de baixa inércia de partes rotativas. Os engrenamentos que trabalham mais tranqüilamente são os de engrenagens de baixo peso e bem balanceadas Ligas de elevada resistência mecância: 6061-T6, 2024-T4 e 7075:

Materiais para engrenagens Ligas de alumínio para engrenagens: Avida ao desgaste é aumentada com a anodização, que resulta na superfície dura de alumínio oxidado resistente à corrosão e ao desgaste; A lubrificação com engrenagens desses materiais é particularmente mais importante para evitar que a camada de óxido se quebre em pequenos pedaços abrasivos;

Materiais para engrenagens Ligas de alumínio para engrenagens: Quando o 6061-T6 sofre tratamento de anodização, a superfície formada tem resistência ao desgaste maior que as superfícies de aço cementadas; A camada oxida é frágil mas completamente fixa ao material base, essas engrenagens não são aplicáveis com carregamentos extensos ou com choques pesados, mas quando se necessita de longa vida em médios carregamentos as engrenagens de alumínio de baixa inércia são mais resistentes ao desgaste que aços endurecidos.

Materiais para engrenagens Engrenagens não metálicas: Engrenagens não-metálicas são bastante silenciosas mas são limitadas na capacidade de torque pelos materiais de baixa resistência. São muito empregados termoplásticos injetados como nylon e poliacetal, e às vezes preenchidas com inorgânicos como vidro ou silicato de magnésio. Teflon pode ser adicionado para reduzir o coeficiente de atrito. Lubrificantes secos como grafite e dissulfeto de molibdênio (MoS2) podem ser adicionados ao plástico para substituir lubrificantes líquidos. São utilizadas sobretudo para redução de ruído e é normal a utilização de coroas não-metálicas com pinhões de aço ou ferro fundido

Revisão para a prova Exercício de calculo de tensões: Para a transmissão a seguir: m=2, a=20°, b=25° ,c = .167, i=3,4, b=32 mm z1: mínimo para não ter recorte por geração. Determinar a tensão de contato considerando: Potência a ser transmitida: 1 kW Rotação: 3420 rpm Engrenagens em aço: E=207 Gpa , n=0,29 Qualidade ISO 9 Dureza: pinhão: 360 HB coroa: 300 HB Pinhão em balanço Carga de médio impacto Determinar a tensão de flexão no pé do dente.