Literatura e Artes Visuais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Vanguardas e Modernismo
SIMBOLISMO.
SIMBOLISMO.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Português
A música da Morte, a nebulosa, estranha, imensa música sombria, passa a tremer pela minh'alma e fria gela, fica a tremer, maravilhosa... Onda.
Literatura Prof. Keila Garcia
SIMBOLISMO.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do.
Profª Sandra. No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas.
Parnasianismo Movimento de reação ao sentimentalismo piegas dos últimos românticos; Seu florescimento se deu na França; Parnaso está relacionado a figura.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LITERATURA 16. Simbolismo AULA DIGITAL.
Parnasianismo Principais Aspectos.
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
ABSTRACIONISMO Título. O ABSTRACIONISMO O abstracionismo nasceu através de experiências de artistas vanguardistas europeus que fugiam das normas acadêmicas,
Poesia de vanguarda / século XX IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Estudos de literatura brasileira Professor:
"Os Sapos": ironia ao discurso parnasiano.  O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, escrito em 1918, e publicado em Foi declamado por Ronald.
 Art Nouveau.  Na última década do século XIX, surgiu um novo movimento que reuniu as mais diversas tendências: as ideias da industrialização, do design,
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Curso de Redação Professor Gustavo Borges
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
Profa.: Consuelo Holanda
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM CRUZ ALTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA- LICENCIATURA; COMPONENTE.
gênero textual _ poesia
Arts and Crafts e Art Nouveau
Expressionismo.
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Art Nouveau.
Outros recursos da linguagem Barroca
REALISMO E NATURALISMO
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
Realismo e Naturalismo no Brasil
TEATRO DE VANGUARDAS SIMBOLISMO
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
O Romantismo Thomas Jones, O Bardo (1774)..
LITERATURA BRASILEIRA I
ABSTRACIONISMO.
Art Nouveau.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.
XV CONGRESSO LATINO AMERICANO DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
PARNASIANISMO  Obra inaugural: Fanfarras (1882), de Teófilo Dias.  
E. E. Senador Filinto Müller
Novas perguntas e novas respostas O Modernismo. Pré-Modernismo Os primeiros anos da República são agitados no Brasil. O Nordeste é flagelado pela seca.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
Comunicação Social História da Arte
Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Arte
Elaboração do luto Lidiane Valle Psicóloga – CRP Graduação - PUC/MG Pós Graduação MBA - FGV Coaching e Self Coaching – Instituto Brasileiro de.
A Realização da Semana de Arte Moderna.. “Pela primeira vez na cidade de São Paulo as conversas no salões, nos cafés e nos jornais deixaram de girar em.
Gêneros Lírico ou Poético
Linguagens da Arte e Regionalidades
Romantismo (1) 2ª Geração.
O Realismo e o Naturalismo
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 05
Estética: Introdução Conceitual
A ARTE DE Vladimir Kush.
Introdução à Estética.
Caroline Ferrari As fases do Modernismo.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Prof.a Karla Christine Leite Machado
 André Masson Artes.  Biografia  André Masson foi um importante ilustrador, escultor e pintor francês do século XX. É considerado um dos grandes nomes.
O simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas, teatro e literatura. Surgiu na França, no final do século XIX, em oposição ao Naturalismo.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
Transcrição da apresentação:

Literatura e Artes Visuais SIMBOLISMO Literatura e Artes Visuais

Insatisfeitos com a onda de cientificismo e materialismo na segunda metade do século XIX, os simbolistas representam a reação da intuição contra a lógica, do subjetivismo contra a objetividade científica, do misticismo contra o materialismo, da sugestão sensorial contra a explicação racional.

Os simbolistas não acreditam na possibilidade de a arte e a literatura poderem fazer um retrato total da realidade. Duvidaram das explicações “positivas” da ciência.

Características da poesia simbolista Negação do positivismo, do cientificismo, do materialismo e das estéticas neles fundamentados, o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo.

Diz Mallarmé: “Os parnasianos tomam os objetos em sua integridade e mostram-nos. Por isso carecem de mistério. Descrever um objeto é suprimir três quartas partes do prazer de um poema, que é feito da felicidade de adivinhar-se pouco a pouco. Sugerir, eis o sonho. E o uso perfeito deste mistério é o que constitui o símbolo: evocar o objeto para expressar um estado de alma através de uma série de decifrações.”

Criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, do “eu-profundo”, da associação de idéias e imagens. Complexidade na relação eu/mundo.

Espiritualidade, misticismo, subjetivismo intenso, ocultismo, Ânsia de superação, de fuga do terreno, comunhão com os Astros, o Espírito, o Alto, a Alma, o Infinito, a Essência, O Desconhecido.

Emprego de figuras de linguagem como a sinestesia, metáfora, aliteração e assonância.

Interesse pelas zonas profundas da mente (inconsciente e subconsciente) e pela loucura.

CRUZ E SOUSA As primeiras manifestações simbolistas já eram sentidas desde o final da década de 80 do século XIX. Apesar disso, tem-se apontado como marco introdutório do movimento simbolista brasileiro a publicação, em 1893, das obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), de nosso maior autor simbolista:Cruz e Sousa.

O sofrimento da condição negra não se transforma em protesto racial, e sim em isolamento, solidão, aristocratização amarga. O Simbolismo é para ele uma forma de revolta contra a sociedade e contra suas próprias origens africanas, pelas quais sente, ao mesmo tempo, orgulho e pesar. O "emparedado" vinga-se das "paredes" que o asfixiam com a sua criatividade poética. É uma revolta estética, raramente quebrada pela denúncia social, a não ser em textos como Litania dos pobres:

Os miseráveis, os rotos São as flores dos esgotos São espectros implacáveis Os rotos, os miseráveis São prantos negros de furnas Caladas, mudas, soturnas (...) Faróis à noite apagados Por ventos desesperados(...) Bandeiras rotas, sem nome, Das barricadas da fome. Bandeiras estraçalhadas Das sangrentas barricadas.

GUSTAV KLIMT Gustav Klimt viveu em Viena em um momento de efervescência. Durante o século XIX, a cidade se urbanizou; novas ideias a invadiam e atraiam intelectuais de diversas localidades. Um cenário intenso que permitiu muitas alterações no conhecimento científico, na sociedade e na arte. Antes de Klimt, a pintura praticada na cidade era provinciana e a maioria das obras eram retratos da elite vienense. O artista traz uma percepção do espirito humano, um estilo pictórico e decorativo, que vai influenciar o art nouveau. Suas obras são caracterizadas como pertencendo ao simbolismo, e dialogam com a arte japonesa e africana, o que resultou em uma pintura peculiar e muito própria.

The Kiss Year 1907 – 08 Format180 x 180 cm Technique Oil on canvas Location Vienna, Osterreichische Museum für Angewandte Kunst

Foi nesse período que Klimt e mais dezoito artistas dissidentes da Associação dos Artistas Vienensesa criaram a Secessão Vienense, uma crítica à liberdade de criação tolhida pelas academias. Os membros da Secessão foram influenciados pelo movimento Arts and Crafts, da Inglaterra. O grupo buscava resgatar as qualidades do fazer artesanal contra a mecanização, integrando-o com a arte e arquitetura.

 Gustav Klimt, "Serpentes Aquáticas" (1904-1907).

The Maiden 1912 - 13

Hope, II. 1907-08. Gustav Klimt. (Austrian, 1862-1918). Oil, gold, and platinum on canvas, 43 1/2 x 43 1/2" (110.5 x 110.5 cm). Jo Carole and Ronald S. Lauder, and Helen Acheson Funds, and Serge Sabarsky  

A obra de Klimt possui um equilíbrio e um diálogo único entre o refinamento sensível e decorativo e a morbidez de sua figuras, que pendem para o simbolismo. Os ornamentos aparentam ser simbólicos em diversos momentos, criando ritmos nos elementos de cinzas e pérolas pálidos e dourado e prata vívidos. A ornamentação foi o caminho escolhido pelo artista para criar uma atmosfera de sonho, onde as figuras não estão ligadas a nenhum tempo ou local, repleta de alegorias que estimulam a imaginação.

Mäda Primavesi (1903–2000), 1912 Gustav Klimt (Austrian, 1862–1918) Gift of André and Clara Mertens, in memory of her mother, Jenny Pulitzer Steiner, 1964 (64.148)                                              

GUSTAVE MOREAU

PIERRE PUVIS DE CHAVANNES