POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
MOTTA , Fernando C. Prestes e VASCONCELOS, Isabela F. Gouveia
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
BUROCRACIA AMBIGÜIDADE DO TERMO:
As Teorias Contingenciais
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Teorias da Administração
Características Principais:
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
Abordagem estruturalista
Teoria Contingencial da Administração
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
Administração – Principais correntes
Burocracia X Estruturalismo
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
ABORDAGEM CONTINGENCIAL
Abordagem Contingencial
Abordagem Estruturalista da Administração
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Administração Geral - Aula 05
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Weber: Dominação legal (Obediência as regras e não a pessoa)
Gestão da Qualidade – Motivação
Funções da Administração
Administração Geral - Aula 03
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Teoria da contingência:
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DECISORIAIS Prof. Luiz da Guia.
Comportamento Organizacional
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
ABORDAGEM BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Luís Vitorino Mário Paracana Rúben Antunes Sara Santos
Teoria Geral da Administração
Capítulo 6 A Teoria da Burocracia.
Danielle Karst Riccardi – 2008/1
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Gestão em saúde Bruno Silva
Mestranda: Samira Alfenas Antunes
Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão.
Planejamento e estratégia
Teoria da Burocracia Racionalidade da Burocracia
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
TEORIA ESTRUTURALISTA
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
A TEORIA DA BUROCRACIA MAX WEBER ( ).
Gestão Estratégica de Pessoas
Modelo Burocrático de Organização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Organização – conceitos introdutórios
Elaboração e Análise de Projetos
TEORIA das CONTINGÊNCIAS
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Bacharelado em Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 06
TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO.
Comportamento Organizacional
BUROCRACIA DE MAX WEBER Prof. Helenita R. da Silva Tamashiro Curso: Administração Turma: 2ª Etapa.
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
ORGANIZAÇÕES MODERNAS ( GIDDENS)
Abordagem Sistêmica Teoria da Contingência O Caminho para a Contingência ( I ) Abordagens Prescritivas em Sistema Fechado Administração Científica de Taylor.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua

A CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES PARA A ANÁLISE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS A elaboração das políticas públicas não ocorre em um vácuo institucional  tem seus fundamentos no Estado na sociedade, onde as organizações desempenham um papel central. “Uma vez que, virtualmente, todas as políticas públicas são executadas por grandes organizações públicas, somente através do entendimento de como funcionam tais organizações é que se pode compreender como as políticas são lapidadas em seu processo de implementação” (Richard ELMORE, 1978 apud HAM; HILL, 1993, p. 157). Uma organização consiste em um agrupamento humano intencionalmente constituído, com a finalidade de alcançar determinados objetivos, mediante processos específicos, executados a partir de uma divisão de trabalho e uma hierarquia. Há diversas contribuições da Sociologia e da Administração ao estudo das organizações.

 Características que definem o que é burocracia: A CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES PARA A ANÁLISE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS Max WEBER  burocracia como tipo organizacional característico das sociedades complexas (racionalidade formal).  Características que definem o que é burocracia: uma organização com funções específicas, cuja operação é subordinada a regras abstratas e impessoais; todos atos, regras e decisões que dizem respeito à organização são documentados, por escrito; organização hierárquica, com a determinação dos direitos e deveres dos funcionários em cada nível; todos os funcionários são sujeitos à observância da norma (disciplina, conformidade) quanto a seus deveres enquanto agentes de uma organização; os funcionários são escolhidos por critérios impessoais (não eleitos) e promovidos por mérito; e os funcionários são remunerados em salários previamente fixos, que variam conforme a posição na hierarquia; há relativa estabilidade no emprego, sendo previsto o pagamento de pensões após a aposentadoria.

Décadas de 1940-50  Duas vertentes: A CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES PARA A ANÁLISE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS Décadas de 1940-50  Duas vertentes: a) “Sociologia das Organizações” ou “Teoria das Organizações” (aplicação da teoria weberiana aos estudos organizacionais pela Sociologia); b) Vertente da Administração teorias desenvolvidas a partir de Frederick TAYLOR e Elton MAYO. VERTENTE DA SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES Alvin GOULDNER (1955)  Quanto mais numerosas e detalhadas são as funções em uma organização, mais a perícia se concentra nos níveis mais baixos da hierarquia  maior a tendência a conflitos entre autoridades fundadas na expertise e autoridades baseadas na hierarquia no interior das organizações burocráticas  Redução da eficiência.

VERTENTE DA SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES A CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES PARA A ANÁLISE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VERTENTE DA SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES Robert MERTON (1957)  Foco na Estrutura e Personalidade Burocráticas: Uma burocracia eficiente exige confiança no desempenho e rigorosa observância das normas (disciplina); Esse cumprimento estrito das normas tende a transformá-las em absolutas; já não são consideradas instrumentos em relação a uma série de fins, mas tornam-se fins em si mesmas; Isso gera dificuldades à pronta adaptação quando ocorrem mudanças na situação que não são claramente percebidas por aqueles que formulam as normas; Assim a conformidade às regras (disciplina), inicialmente fundamental para eficiência, em geral, torna-se a causa da ineficácia em situações específicas. Os membros da organização que não se distanciaram do significado que para eles têm as normas, raras vezes percebem a sua inadequação.

VERTENTE DA SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES A CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES PARA A ANÁLISE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VERTENTE DA SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES Tom BURNS e G.M. STALKER (1961)  abordagem sistêmica, que supõe a interação entre organização e ambiente. Distinção entre sistemas organizacionais: mecânicos (modelo weberiano, baixa flexibilidade, ambiente estável, comunicação vertical); e orgânicos (ambiente instável, comunicação lateral, adaptabilidade). Desenvolve-se a Teoria da Contingência, que estabelece que as características ambientais condicionam as estruturas organizacionais. Há uma relação sistêmica, funcional, entre as condições do ambiente e as estruturas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Nessa relação, as condições ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes.