Protesto de Títulos - Uma abordagem atual -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Títulos de Crédito Prof. Luiz Gustavo Combat Vieira.
Advertisements

EXECUÇÃO Considerações gerais.
O que leva os consumidores à inadimplência?
Protesto de Contratos Reinaldo Velloso dos Santos 3º Tabelião de Protesto de Letras e Títulos de Campinas Campinas, 24 de novembro de 2006.
FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS
TÍTULOS DE CRÉDITO PROTESTO
TÍTULOS DE CRÉDITO Marco Antonio Lorga
TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO
TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO
Contratos Empresariais
REGISTROS PÚBLICOS PROTESTOS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DATA: PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO AULA 06.
DICAS E CUIDADOS FUNDAMENTAIS NA CONCESSÃO DE CRÉDITO
1 SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NA 3ª RF Delegacia da RFB em Fortaleza REUNIÃO TÉCNICA: OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DOS MUNICÍPIOS Fortaleza, 22/01/2013.
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
Matemática Financeira Desconto Simples
Unidade 7 - Títulos de Crédito: Teoria Geral
TABELIONATO DE PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS
Unidade 8 - Títulos de Crédito: Em Espécie
Ofícios de Registro de Protesto Aos oficiais de Protesto de Títulos e Documentos compete lavrar, por falta de aceite, pagamento ou devolução, quando for.
Curso básico de Tabelionato de Protestos – Módulo II
MÓDULO III – PROTESTO E CANCELAMENTO
NOTA PROMISSORIA.
Política de Cobrança.
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
AGU 2010 – CESPE (certo ou errado)
Carteira de Cobrança.
TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO
AS DUPLICATAS WHORKSHOP CEAP – CURSO DE DIREITO
DUPLICATA Lei n /68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda.
Prof. Wiverson de Oliveira
Recuperação extrajudicial
TÍTULO EXECUTIVO Requisitos da execução – título executivo + inadimplemento Título executivo judicial (fase; defesa por impugnação); extrajudicial (processo.
DO PROTESTO E DA APREENSÃO DE TÍTULOS– art. 882 à 887 do CPC Protesto cambiário (Theodoro Jr. vol :725) - exemplos de títulos cambiários: duplicata.
Financeiro – Desconto de Títulos IdentificaçãoFIN_025 Data Revisão11/10/2013.
DESCONTOS SIMPLES.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
CAMBIARIDADE DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
Protesto e apreensão de títulos
SEJAM BEM VINDOS! PROCESSO SELETIVO PASSO 1: APRESENTAÇÃO (aprox.: 45 min) PASSO 2: TESTE (aprox.: 30 min) PASSO 3: FILME (aprox.: 1h e 30 min) PASSO.
EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO CAMBIÁRIO
LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIAS
DIREITO EMPRESARIAL III
CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER
2.1. PENHOR: Arts a 1.472, CC. Direito real de garantia sobre bens MÓVEIS. Regra: transferência da posse direta do bem ao credor. Exceção: penhor.
Prescrição (perda do exercício do direito de cobrança por via de execução – ação cambial) para cobrança de co-obrigado é necessário o protesto como requisito.
DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL
Instrumentos particulares. Títulos em sentido formal Instrumentos (prova pré-constituída) “motor de ação” Documento em sentido estrito (prova casual)
Direito Empresarial Curso de Administração
DIREITO COMERCIAL II Prof. Wiverson de Oliveira. Localização normativa Novo Código Civil: lei de – arts. 966 a revogou a Parte.
CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA
PROTESTO DA CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA PELO MUNICÍPIO FABIO PETENGILL III CONGRESSO MATO-GROSSENSE DE DIREITO MUNICIPAL.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Integração PGE/SEFAZ Cobrança da Dívida Ativa Protesto de CDAs
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
O QUE É O PROTESTO “Protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos.
PROAB DIREITO EMPRESARIAL – AULA 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA: CÉLIO CELLI Aula 6 PROAB DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA:
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Processo de Execução –Processo Civil IV
Unidade 4 Vencimento, Pagamento e Protesto
Exercício de revisão LETRA DE CÂMBIO. LETRA 01 Qual o dia exato do vencimento? Quem é o proprietário da letra? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor.
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
Paes Landim, 30 de Março de 2019 Componentes: Josiel Rosendo Edson Borges Paulo Fernando Raniel Santana Leonilda Alves Valdirene Batista Jelson Moraes.
Transcrição da apresentação:

Protesto de Títulos - Uma abordagem atual - SEÇÃO CEARÁ Protesto de Títulos - Uma abordagem atual - Alexandra Jackeline Moura Rolim Oficiala Substituta Cartório Alexandre Rolim alexandra@alexandrerolim.com.br Marcos Santos Barros Leal Oficial Substituto Cartório Barros Leal cartoriobarrosleal@yahoo.com.br

Evolução histórica A palavra protesto vem do latim protestor, significando “em alto e bom som”; O mais antigo protesto remonta ao ano de 1384, em Gênova.

A Lei Federal nº 9.492/97 Estabelece a competência e as atribuições básicas dos Tabeliães de Protesto, definindo e regulamentando os serviços de protestos de títulos e outros documentos de dívidas.

Definição “Ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação em títulos e outros documentos de dívida.” Art. 1º da Lei 9.492 de 1997

Modalidades de Protesto Por falta de pagamento; Por falta de aceite; Por falta de devolução. O artigo 21 da Lei nº 9.492 de 1997, regula a conduta do tabelião de protesto diante das três situações.

Documentos recepcionados para protesto Contrato de aluguel, Contrato de Alienação Fiduciária, Contrato de Câmbio, Cédula de Crédito Bancário, Confissão de Dívida, Certidão da Dívida Ativa, Cheque, Condomínio, Nota Promissória, Sentença Judicial, Duplicata Mercantil, Duplicata de Serviços, Letra de Câmbio, dentre outros.

Alíneas que impossibilitam o protesto: Protesto de Cheques Alíneas que impossibilitam o protesto: Alínea 20 – folha de cheque cancelada por solicitação do correntista; Alínea 25 – cancelamento do talonário pelo Banco sacado; Alínea 28 – Contra-ordem, sustação, revogação ou oposição de pagamento, motivado por roubo ou furto; Alínea 30 – Cheque cancelado por furto ou roubo de malotes.

Procedimentos legais Com relação a responsabilidade do apresentante no que se refere a documentação apresentada; Cancelamento administrativo ou judicial do protesto; Do protesto indevido e suas conseqüências.

As estatísticas Demonstram a relevância do instituto do protesto de títulos para a economia do Brasil, onde o volume total das dívidas são cobradas extrajudicialmente, esti-mando-se em 60% a recuperação dos créditos.

Função do protesto Visão Tradicional X Visão Moderna

Meios de Recuperação do Crédito Cobrança judicial Cobrança extrajudicial Fragilidade do judiciário

Benefícios do Protesto de Títulos Simplicidade para se efetuar o protesto; Força da intimação; Pagamento da dívida Efetivação do protesto

Benefícios do Protesto de Títulos Interligação com órgãos de proteção ao crédito e cadastro de inadimplentes Baixos custos I - Gratuidade

Fluxo do Protesto

Fluxo do Protesto

Fluxo do Protesto

Como eu faço para protestar? Dirigir-se à Central de Distribuição, levando o título de crédito ou o documento de dívida para protestar. Rua Dr. José Lourenço, 870, sala 609. Aldeota – Fortaleza – CE – Fone: (85) 3261-8829

Nada!!! E quanto custa protestar um título aqui em Fortaleza? O que ocorre é a dispensa de custas antecipadas pelo apresentante.