Nova Era e Novas Espiritualidades

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Transcrição da apresentação:

Nova Era e Novas Espiritualidades 8º Curso de História de São Paulo CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola Outubro 2011 Prof. Silas Guerriero Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PUC-SP silasg@pucsp.br

Mudanças no Campo Religioso Alguma coisa nova está acontecendo “Religião é Tradição e não pode mudar!” “As Novas Religiões são seitas falsas. Fazem lavagem cerebral” Para alguns países, as Novas Religiões significam ameaça à sociedade.

O Campo Religioso Atual Quantas religiões existem? Toda mudança social implica em mudança no campo religioso. A sociedade atual mudou profundamente nos últimos 200 anos; Papel do indivíduo mudou;

Secularização é o fim da Religião? Secularização e religiosidade não são excludentes; Autonomia Individual e Privatização do Sagrado; Cresce cada vez mais o número de pessoas “sem religião”.

O que são Novos Movimentos Religiosos? A sigla NMR: Novas Espiritualidades; Seitas ou Cultos; Religiões Alternativas; Esoterismos; Nova Era; Grupos para-científicos; Movimentos internos às grandes religiões; Magias diversificadas.

Uma Nova Consciência Religiosa As transformações dos anos 1960. As décadas posteriores: Individualismo; Auto-ajuda; Novas religiosidades; Autonomia do indivíduo X Pertencimento institucional

Novos grupos surgidos no interior da religião cristã A Família Testemunhas de Jeová Jesus Freaks Igreja Adventista do Sétimo Dia Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Igreja da Unificação Exército da Salvação etc.

Movimentos externos às grandes tradições do Ocidente Santo Daime; Barquinha; UDV Ordem Espiritualista (Vale do Amanhecer) Legião da Boa Vontade Instituto Osho Brasil Organização Sathya Sai Baba ISKCON Meditação Transcendental etc.

Novas religiões originadas no Oriente Igreja Messiânica Mundial Seicho-No-Ie Mahikari Soka Gakkai Perfect Libert etc.

Novas Espiritualidades, Nova Era, esoterismos etc. Ordem Rosa-Cruz (Amorc) Wicca Fraternidade Rosa-Cruz Sociedade Antroposófica Instituto de Estudos Xamânicos Paz Geia Sociedade Brasileira de Eubiose Fraternidade Branca Universal Neo-Druidismo Terapias diversas etc.

As Novas Espiritualidades É possível juntar numa mesma categoria realidades tão diferentes? Novas Espiritualidades não “cabem” exatamente dentro de NMR; Novas Espiritualidades são Religião?

O que é Religião? O que é Espiritualidade? O que é Magia? Pensar nas Novas Espiritualidades nos faz pensar o que é ou não religioso; Religiões cada vez mais mágicas; Atividades seculares cada vez mais espiritualizadas; Magia cada vez mais vista como algo científico.

O que é RELIGIÃO? Afinal, o que é religião? Inúmeras definições do conceito Problemas:de definição conceitual: ideológico, ocidental, datado, viés judaico-cristão etc. O que torna algo (uma ação, uma idéia, uma crença) em religioso? Será o toque do “sagrado”?

A questão da perspectiva Podemos falar de religião sob diferentes perspectivas: Teológica Científica Do crente, do fiel São perspectivas muito diferentes

A Ciência da Religião Século XIX Visões críticas: Feuerbach, Marx, Nietzsche, Freud, Comte; A antropologia evolucionista e o estudo da mentalidade primitiva: Magia  Religião  Ciência; Ciência da Religião Fenomenologia da Religião História das Religiões

Confusões Termo luminoso (R. Otto) indicaria a forma mais abstrata do sagrado; Sagrado aparece muitas vezes no lugar de Deus ou de Transcendente (quando se quer omiti-los); Durkheim: Religião é a própria sociedade; Impossível falar em Religião no singular -Visão Reducionista;

Religião fora da Religião Para alguns, as novas espiritualidades estão muito longe de ser religião; Yoga é religião? Tarô, acupuntura, pensamento positivo... Como pensar numa essência da religião sem cair numa visão religiosa ou fenomenológica?

A Revolução Espiritual Ocorre na Cultura como um todo; Tríade Mente-Corpo-Espírito; Novas concepções de Deus; Visão Monista;

Espiritualidades Espiritualidade está longe das Instituições; Caracteriza-se pela busca, pela experimentação; O indivíduo é o centro – o “Eu Cósmico”;

Religião ou Espiritualidade? Conceito de Hanegraaff: Religião (no singular) e Religiões / Espiritualidades (no plural);

Nova Era é religião? Mas se a Nova Era articula elementos seculares, onde está o religioso nela? O que a torna religião?

Natureza da Religião? Onde estaria a raiz da religião? Mas a natureza da religião não se encontraria numa essência metafísica, mas na própria biologia do ser humano Novas discussões que vêm das ciências cognitivas e evolutivas

Características da Religião Uma coisa (crença ou prática) é religiosa quando evoca determinadas características da natureza humana Essas características envolvem: crenças em seres sobre-humanos; interferência desses agentes na vida humana; rituais e sacrifícios ligados a essas crenças; crença na sobrevivência de algum elemento não-físico de uma pessoa após a sua morte;

Religião e a contraintuitividade Conhecimento intuitivo do mundo. Os seres sobre-humanos são aqueles que conseguem violar as regras básicas do conhecimento intuitivo. Praticam, portanto, atitudes contraintuitivas. Conhecimento intuitivo psicológico Conhecimento intuitivo biológico Conhecimento intuitivo físico

Natureza da religião está na natureza humana A universalidade da religião poderia ser explicada não pela existência de algo do além, mas na nossa constituição enquanto uma espécie; Institucionalizadas ou não, ritualizadas socialmente ou vivenciadas individualmente, as formas de manifestação dessas características religiosas serão sempre relacionadas ao momento histórico.