Características da agricultura no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
Advertisements

AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL & AGRICULTURA FAMILIAR. MINÉRIOSFLORESTAS A QUESTÃO AMBIENTAL ! ATÉ METADE DO SÉCULO XX PARECIA SER INFINITO Os Bens Naturais SOLO.
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
Zona Rural e Zona Urbana Plantations Exportação Mão de Obra Barata Grandes Fazendas Único Produto.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
O Brasil Rural Colégio Senhora de Fátima. Geografia – 7° ano Profª Jenifer Tortato.
Business Unit or Product Name Confidential | Date | Other Information, if necessary © 2016 Martins Lopes Advocacia Apresentação A Quarta Revolução Industrial.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
Agricultura e segurança alimentar.  “Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do meio técnico”.  Nunca se produziu tanto.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara.
Europa: economia rural Aula 14 Apostila 4 3º EM 1Profª Juliana.
Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro.
O Que e Agropecuária? A agropecuária consiste no conjunto de atividades primárias, estando diretamente associada ao cultivo de plantas (agricultura) e.
CAPÍTULO 4 – INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE. AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE.
Ocupação do território brasileiro- comparação entre a ocupação populacional e das atividades econômicas.
Mulheres no mercado de trabalho Brasileiro
Geo – Terra Graphien – Descrever
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.
Urbanização e Agricultura
REGIÃO CENTRO-OESTE.
A região Sul do Brasil.
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL
GEO RESUMO.
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
Os sectores de actividade
Conceitos Demográficos e Formação da População Brasileira e Mundial
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
Espaço Geográfico e industrialização
A urbanização e a segregação socioespacial
Professor Romildo Tavares
Brasil: de país agrário a país industrial
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
Profa. Eliana Tadeu Terci
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
GeopolíticA dos países anglo-saxônicos
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
Do artesanato à indústria moderna
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
Urbanização e Agricultura
Revoluções Tecnológicas. Primeira Revolução Esse processo trouxe modificações significativas na economia e na sociedade, que se tornaram mais complexas,
GEOGRAFIA AGRÁRIA Espaço agrário e sociedade
Espaço Agrário Mundial
Urbanização.
ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
A CRISE AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA
ESPAÇO GEOGRÁFICO INDUSTRIAL
Revoluções e Estados liberais conservadores
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
Cap.24 – Industrialização Brasileira
Características da indústria em Portugal
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
Urbanização.
GEOGRAFIA Prof. Orlando Castro. Relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. PROF. ORLANDO CASTRO.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Origem da agricultura 10 mil anos atrás.
3° Revolução Industrial. O que é? Também chamada de Revolução Digital ou Revolução Técnico- Cientifica-Informacional É o momento que a indústria começa.
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PARTES DE UM MESMO PROCESSO
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
Transcrição da apresentação:

Características da agricultura no Brasil

Propriedades agrícolas modernas produção destinada a exportação. O processo de modernização do campo corresponde à implantação de novas tecnologias e maquinários no processo de produção no meio rural. 

Historicamente, a mecanização do campo foi tida como uma consequência direta das revoluções industriais, pois essas proporcionaram um avanço nos meios de produção, atingindo o meio agrário.

Foi ao longo do século XX que tais transformações ocorreram de maneira mais intensa, proporcionadas tanto pelo desenvolvimento de maquinários quanto pelas novas técnicas de manipulação dos bens de cultivo, muitos deles atrelados à Revolução Verde.(p.100)

O processo de modernização do campo corresponde à implantação de novas tecnologias e maquinários no processo de produção no meio rural. 

Denominamos agricultura familiar ou de subsistência aquela praticada em pequenos estabelecimentos agropecuários, com o trabalho realizado por membros da família e com produção destinada ao próprio consumo.

Plantation - Monocultura (cultivo de um único produto) em grandes propriedades. Período colonial – mão de obra escrava Atualmente - passam por um intenso processo de mecanização substituindo cada vez mais grande parte dos trabalhadores por máquinas.

A expansão da fronteira agrícola e a mecanização do campo permitiram a ocupação de áreas até então pouco integradas no território brasileiro, o que exigiu maiores desenvolvimentos nos setores de transporte.

Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi: o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos.

Dos pontos negativos do processo de mecanização do campo: Destaca-se o desemprego. Houve uma significativa substituição do homem pela máquina nos sistemas de cultivo, o que intensificou a prática do êxodo rural, apesar de a modernização agrícola não ter sido a única responsável por esse processo.

Dentre os aspectos negativos da modernização do campo, podemos citar: impactos ambientais e no solo, aumento do êxodo rural, concentração de terras e expansão da fronteira agrícola e do desmatamento.

A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico. A partir da industrialização teve profunda modificação na sociedade brasileira

A desconcentração industrial também é fato a se considerar na atualidade no perfil industrial do Brasil,devido a necessidade de buscar áreas que ofereçam custos de produção mais baixos, tais como mão de obra mais barata, melhores condições de trânsito e transportes e isenção de impostos.

Urbanização -  Urbanização é o aumento da proporção da população que vive nas cidades em relação à que vive no campo. Atualmente, ela é mais acelerada em países em desenvolvimento, como o Brasil, ou pouco desenvolvidos. Desde 2008, a população urbana mundial é maior que a rural, e essa proporção continua crescendo.

Problemas ligados à urbanização – A urbanização desordenada acentua a desigualdade social. O déficit habitacional de milhões de moradias, por exemplo, contribui para o crescimento da população de rua e crescentes favelas ou mesmo a criação de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto.