ALEXANDRE GUSTAVO SABINO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medidas de Carga e Deformação
Advertisements

LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário
Análise de Projetos Saídas (Custos) e Entradas (Receitas) do Projeto.
Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Sumário – Metodologia/21-06
Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC Audiência Pública nº 02/ de dezembro de 2010 Instrução que institui as demonstrações.
Custos ... afinal, o que é isto?
CUSTOS E ORÇAMENTOS Aspectos Práticos
Formação de Custo para Impressão Digital Flávio Botana
Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Conselho Nacional de Controle Interno 6ª Reunião Técnica Grupo de Trabalho sobre Sistema de Integridade dos Estados Brasileiros Maceió, 21 e 22 de Março.
Metodologia Científica e Tecnológica
Custo de Capital Regulatório Thiago Costa Monteiro Caldeira
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Fundamentos de Economia
Avaliação de Tecnologias para Incorporação de equipamentos na área de Saúde Prof. Dr. Saide Jorge Calil Centro de Eng Biomédica Departamento de Eng. Biomédica.
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ CÔMPUTO E VALORAÇÃO DE RECURSOS ENERGÉTICOS.
Ricardo Junqueira Fujii V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Arquitetura dos recursos energéticos.
Contabilidade Empresarial
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Professor: Samir Silveira
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
U07 Grupo 19V.
Geração de Alternativas e Análise de Decisão
ESTIMATIVA DA DEPRECIAÇÃO DE BENS ATRAVÉS DO EMPREGO DE DADOS DE MERCADO USADOS E APLICAÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES DE BOX-COX AGNALDO CALVI BENVENHO Eng. Mecânico,
Projecto de Eficiência Operacional - Diagnóstico
ESPECIALMENTE CRIADO PARA OS
(Mestrando em Engenharia e Tecnologia de Materiais)
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL Cap
Projeto: Capacitação em GP
Contabilidade de Custos
SGBD - Regra 1 Regra 1: Auto-Contenção- Um SGBD não contém apenas os dados em si, mas armazena completamente toda a descrição dos dados, seus relacionamentos.
Concepção de um projeto
Ana S. Palma, Bruno S. Okuda, C. Celso B. Camargo, Everthon T. Sica*, Gelson A. A. Brigatto e Rafael T. Carvalho Sistema de Suporte á Decisão aplicado.
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
Metodologia para coleta e análise de dados econômicos e financeiros de sistema iLPF Marcelo Carauta e Rafael Chen.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Bruno Silveira Getúlio Silva Nylo Rodrigues
Engenheiro Hewerson Raniére da Silva
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PESQUISA.
Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas Letras e Artes
10 Seleção de Sistemas de Medição
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
Instrumentos de Levantamento de Informação
Prof. MSc. Cláudio Cabral
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
O FLUXO DE CAIXA DESCONTADO
Fluxo de Caixa - Construção
Metodologias de Auditoria de Sistemas da Qualidade
Análise do fluxo de caixa da empresa
Gerenciamento de Custos
Exemplo Vamos considerar que uma determinada empresa faça um investimento e apresente as seguintes informações referentes à expectativa de ganho futuro.
Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.
Risco, retorno e valor Aswath Damodaran – Risco e Retorno Capítulo 3
Gestão de Desapropriação em Regimes de Concessão 13 de maio de 2014.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
TÉCNICAS DE ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
DECISÕES DE INVESTIMENTOS E ORÇAMENTO DE CAPITAL
CUSTO DE CAPITAL e ORÇAMENTO DE CAPITAL ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Produto, desemprego e inflação
Operações de Leasing: Aluguel de bens (máquinas, equipamentos, edificações); cessão de uso de bens de capital; o que gera resultados para a empresa é o.
O método dos Múltiplos é também conhecido pelo método de avaliação relativa. O valor da empresa pode ser estimado em função dos múltiplos de outras.
Finanças Corporativas EPGE/FGV Notas de Aula Prof. Aldo Ferreira.
Transcrição da apresentação:

ALEXANDRE GUSTAVO SABINO XVII COBREAP – CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS Proposta de uso conjunto do Método de Caíres e Ross-Heidecke de modo a complementar e aprimorar a metodologia tradicional de avaliação de máquinas e equipamentos ALEXANDRE GUSTAVO SABINO ENGENHEIRO MECÂNICO

OBJETIVOS Aprimorar a metodologia de Caires através da inserção do parâmetro Estado de Conservação proposto por Ross-Heidecke (vida útil, idade aparente). Identificar a importância e quantificar o impacto do novo parâmetro aplicado na metodologia de Caires para obtenção do valor do mercado do bem.

JUSTIFICATIVA A subjetividade do método de Caires e a falta de parâmetros para realizar a depreciação não possibilitam, em muitos casos, uma aproximação real com o valor de mercado. Máquina/equipamento paralisados; Dificuldades financeiras da empresa; Variações nas cargas de trabalho; Manutenção inexistente.

METODOLOGIA ROSS: Baseia-se na idade aparente e na previsão da vida útil, considerando que o imóvel tenha recebido uso normal com conservação e manutenções ideais; HEIDECKE: Considera o estado de conservação do bem avaliado, através de uma tabela de depreciação; ROSS-HEIDECKE: Método misto, com itens de fácil verificação.

METODOLOGIA CAIRES: Trata-se de um método para a determinação do valor de mercado, onde admite-se a existência de uma Função Depreciação D (t, , , ), a qual é uma função dependente da idade do bem (t), das práticas de manutenção (μ), do regime de trabalho () a que foi submetido o bem, e da vida útil esperada (η). Consiste em aproximar uma curva que determine o valor depreciado para o transcorrer da vida útil do bem, ponderado pela sua idade, valor residual, vida útil e coeficientes de manutenção e trabalho.

MODELO CONCEITUAL Para atingir o objetivo de determinação dos valores de mercado dos bens adotamos a seguinte seqüência metodológica: Individualização e caracterização dos equipamentos a serem avaliados; Levantamento/determinação do valor de novo; Coleta de orçamentos e informações complementares de modo a obter o valor de mercado do bem usado; e Cálculo do valor depreciado pelo método de Caires juntamente com o parâmetro estado de conservação de Heidecke.

MODELO CONCEITUAL Adaptação da tabela de critérios de Heidecke para determinação do estado de conservação de modo a permitir o enquadramento e consequentemente estipular o conceito para as máquinas e equipamentos a serem avaliados.

MODELO CONCEITUAL Após definir o parâmetro estado de conservação (EC) o avaliador deve impostar os dados na planilha de Caires; T - idade aparente (ou operacional) M - vida útil K=Q x T / M VR - valor residual FD - fator de depreciação EC - coeficiente estado de conservação Valor Depreciado = V reposição (cotação) x FD x EC

RESULTADOS Tabela de depreciação pelo método de Caires:

RESULTADOS Tabela de depreciação pelo método proposto:

RESULTADOS Tabela comparativa: Método de Caires x Valor de mercado

RESULTADOS Tabela comparativa: Método proposto x Valor de mercado

RESULTADOS Diferenças percentuais entre os métodos estudados

RESULTADOS Valores das diferenças percentuais

CONCLUSÃO Metodologia proposta é eficaz e permite a melhoria do método de depreciação de Caires, pois o valor calculado depreciado aproxima-se mais do valor das máquinas e equipamentos que estão sendo ofertados de mercado; A adição do parâmetro estado de conservação permite maior aproximação ao valor de mercado do bem a ser avaliado; Resolve problemas de avaliação em máquinas e equipamentos que se encontram paralisados ou em regime de baixa carga de trabalho e manutenção praticamente inexistente, deficiente no método de Caires.

ALEXANDRE GUSTAVO SABINO Obrigado! ALEXANDRE GUSTAVO SABINO agsabino@gmail.com alexandre.sabino@bb.com.br