Coesão e coerência textual: o que é isso?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As palavras QUE e SE Funções e emprego
Advertisements

Coerência e Coesão Textual
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
ESTUDO DO VERBO.
Professora Angela Biazi
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
O modelo morfossintático -
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Conjunção.
Semântica.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
E os efeitos de sentido no texto
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COERÊNCIA E COESÃO.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Coerência e coesão textual
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Coesão e Coerência.
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES COORDENADAS Pág. 220 a 228 Sarmento & Tufano
1. Grupo relacional: preposição e conjunção
CONJUNÇÃO.
Advérbios Preposições Conjunções Coesão e coerência
COESÃO E COERÊNCIA Não basta termos idéias. É necessário saber organizá-las, pois um texto não é um amontoado de frases, simplesmente colocadas uma após.
Parágrafo-padrão O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear,
Cap Relações lógico-semânticas do discurso I
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Conjunção.
Modelo Morfossintático
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
As 5 competências da Redação no ENEM
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração
Resolução de Exercícios
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
Desafio Pré-Vestibular
Gramática.
Resumo.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Orações coordenadas.
Professora Sirlene Kolb
Universidade Castelo Branco - UCB
Capítulo 9 Inferências.
COESÃO Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos Mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Aula 4 – Coesão e Coerência Textual
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
PROF. ROSE CLÉA Universidade Castelo Branco
Como elaborar um plano de aula
O texto e suas propriedades 1ª parte
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
Período Composto.
Comunicação e Redação Empresarial
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
Particularidades Gramaticais Aula 1
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Qualidades do texto.
Como redigir um bom texto?
Coerência e coesão textuais Valdemir Antonio Oliveira
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
Construção do sentido do texto
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Tipos e mecanismos de coesão textual
Transcrição da apresentação:

Coesão e coerência textual: o que é isso? Organizado por: Profª Luciana Mello da Silva Mello Fonte: Fonte: Texto e Interação –William Cereja e Thereza Magalhães – Atual Editora, 2000.

1- A tira retrata duas situações diferentes de comunicação: uma em que o genro conversa com o sogro e outra em que os pais da moça conversam entre si: Caso a tira fosse lida de trás para frente, o sentido do texto seria o mesmo? A fala do genro no 1º quadrinho, cria uma determinada expectativa no sogro, pois ele tem um certo interesse. Que interesse é esse? O pedido do genro atende aos interesses de quem? 2) No 2º quadrinho, temos os pronomes ele e la. A quem eles se referem naquele contexto? 3) No 3º quadrinho possuímos a conjunção e. Qual o sentido desta conjunção naquele contexto? a) Explicação; b) Adição; c) Oposição; d) Conclusão.

1- A tira retrata duas situações diferentes de comunicação: uma em que o genro conversa com o sogro e outra em que os pais da moça conversam entre si: Caso a tira fosse lida de trás para frente, o sentido do texto seria o mesmo? Não. A fala do genro no 1º quadrinho, cria uma determinada expectativa no sogro, pois ele tem um certo interesse. Que interesse é esse? Ele tem interesse em casar a filha. O pedido do genro atende aos interesses de quem? Atende aos interesses do genro e da filha. 2) No 2º quadrinho, temos os pronomes ele e la. A quem eles se referem naquele contexto? Ele se refere ao genro e la refere-se a filha. 3) No 3º quadrinho possuímos a conjunção e. Qual o sentido desta conjunção naquele contexto? a) Explicação; b) Adição; c) Oposição; d) Conclusão.

Como você observou, o texto não é uma combinação qualquer de três quadrinhos. Isso ocorre porque um texto é uma unidade de sentido, e não apenas o resultado da soma de suas partes. Um texto pressupõe uma organização interna , construída pela Sequência das partes e pela articulação lógica das palavras e das ideias. Esse conjunto de articulações entre palavras e ideias é o responsável pela textualidade, isto é, o que se faz em um texto ser um todo significativo, e não uma reunião de frases desconexas. Entre os fatores responsáveis pela textualidade, há dois que serão vistos nestes slides: a coesão e a coerência.

Coesão textual: Na tira de Luís Fernando Veríssimo, algumas palavras retomam outras palavras expressas anteriormente. Ex.: Eu pensei que ele (o genro) fosse pedi-la (a filha) em casamento. Este tipo de articulação gramatical existente entre as palavras chama-se coesão textual. Além da coesão entre as palavras, costuma haver também coesão entre palavras e partes maiores de um texto, como orações, frases e parágrafos. Para isso, contribuem os conectores, isto é, palavras que fazem conexões como: então, aliás, também, isto é, e, por isso, porque, daí, porém, mas.

Resumindo então: Coesão textual são as articulações gramaticais existentes entre as palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto que garantem sua conexão sequencial.

Coerência textual:

As três cenas do cartum formam uma sequência lógica de fatos: 1º - aparece o trabalhador construindo uma torre; 2º - ele avista uma mulher nua na janela; 3º - vemos a torre pronta, mas completamente torta e próxima da mulher. Como se observa no cartum, a sequência de fatos e o desfecho da história são completamente coerentes entre si, pois não há contradições entre as ações. Resumindo então: Coerência textual é o resultado da articulação das ideias de um texto; é a estrutura lógica que faz com que um texto componha um todo significativo para quem lê.

Leia o texto abaixo: Agora responda: Este texto tem coesão? E coerência?

Leia o texto abaixo: Agora responda: Este texto tem coesão? Sim, pois os elementos coesivos como o pronome (ele) e o advérbio (mas) que fazem a ligação entre os quadrinhos. E coerência? Sim, mesmo não parecendo. Afinal o rapaz foi apresentado como ator de teatro e não conhece o escritor de teatro (Shakespeare) citado pelo pai.