ÉTICA E AÇÃO EMPRESARIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
Programa III Roteiro 01.
Prof. Dirce Stein Backes
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Sociologia DURKHEIM.
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Gestão da Inovação CASE WHOLEFOODS.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Sumário: A educação antes da sociologia: pensar a educação antes de Durkheim. Estado-nação e sistema nacional de ensino. A educação como bem semi-público.
CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ÉTICA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE
A proposta inicial e as auto-críticas dos anos sessenta e setenta
ESTAR SOZINHO....
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
UM ROTARY CLUBE IDEAL.
Sawabona Shikoba.
PLENÁRIA FINAL.
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
Modelo de Excelência em Gestão
O SEGREDO DA FELICIDADE
Revisão para Avaliação I
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
Teorias Modernas de Gestão
Refletindo sobre a solução de conflitos
Thomas R. Malthus ( ) Os conflitos entre as classes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
ESTAR SOZINHO....
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Construindo um Lar Feliz
Organização Empresarial
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Prof. Dr. Daniel Eduardo dos Santos
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
O QUE É FILOSOFIA ?.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
O SEGREDO PARA SER FELIZ
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Fundamentos da Administração Pública
Introdução à Administração
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
Tem causa A causa de Marina Silva é a causa do planeta, da qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro. É a nossa causa, dos nossos filhos, dos nossos.
OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ESTAR SOZINHO.
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
SOCIOLOGIA Revisão. Max Weber 1. As ideias não determinam a sociedade, mas elas são importantes, ou seja, elas influenciam. O que são os tipos ideais?
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
Transcrição da apresentação:

ÉTICA E AÇÃO EMPRESARIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA APIMEC - MG. ÉTICA E AÇÃO EMPRESARIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA Apresentação: Lélio Lauretti (lauretti@osite.com.br) 3/30/2017

Roteiro da Apresentação I) ÉTICA -- CONCEITOS II) NOVOS CONCEITOS DE “ELITE” E DE “PODER” III) AÇÃO EMPRESARIAL IV) UM MUNDO EM MUDANÇA V) CONCLUSÃO

I) ÉTICA -- O QUE É ... Cuidado com a vulgarização do conceito de Ética, tal como acontece com “verdade”, “liberdade”, “ideal”... A Ética é o estágio mais avançado de desenvolvimento da consciência humana: a) INSTINTOS (Natureza) b) LEIS, NORMAS, REGULAMENTOS (Moral) c) ÉTICA (Princípios, virtudes, valores) 3. “Atire a primeira pedra”

I) ÉTICA NÃO É ... Não é individual e solitária: “Quando o ‘outro’ entra em cena, nasce a Ética” (Humberto Eco). Não é apenas ERUDIÇÃO, mas SABEDORIA: - conhecimentos que nos ajudam a viver melhor (o valor do tempo, o que é realmente importante...) - só pode ser usada para o BEM - diferença entre “desejo” e “necessidade” - mais sabedoria, menos fantasia ...

I) ÉTICA NÃO É ... (cont.) NÃO É SUCESSO (fama e dinheiro) mas FELICIDADE (alegria de viver apesar de ... As pessoas felizes não invejam, não mentem, não agridem, não roubam, amam e são amadas) Apenas COMPREENDER, mas FAZER MELHOR (princípio ético da Inovação e da Competência – que deve substituir a Competição) 5. Apenas FILANTROPIA, mas SOLIDARIEDADE (O que se doa? Eleva o amor-próprio e o sentimento de dignidade de quem recebe?)

I) ÉTICA - (cont.) EM RESUMO, a ÉTICA Começa com o respeito às leis, normas, regulamentos, sem o qual a vida em sociedade seria impossível. Ela é a guardiã da Lei. É a opção que fazemos pelo BEM, com boa vontade, liberdade, consciência e responsabilidade.

(I) ÉTICA (concl.) ÉTICA são princípios, virtudes, valores, universais, duradouros e afirmativos. “Ama o teu próximo como a ti mesmo” em vez de “Não faças aos outros o que não queres que eles te façam”. Outros princípios éticos: transparência, equidade, franqueza, responsabilidade social, solidariedade, integridade, valorização do trabalho, lealdade, sustentabilidade etc. Uma definição bem simples: é o BEM que eu faço porque quero fazer, não porque sou obrigado a fazer.

(II) NOVOS CONCEITOS: ELITE e PODER A ÉTICA reformou dois conceitos básicos: Elite: todas as pessoas, de qualquer época, classe ou país, que se dedicam a construir uma sociedade menos injusta. São as pessoas que se recusam a fazer “o que todo mundo faz”: mais do que consumidores ou investidores, são cidadãos. Poder: mais do que autoridade, passa a ser responsabilidade (família, escola, governos, empresa). Portanto, os líderes são, em primeiro lugar, responsáveis pelo êxito de seus subordinados, na família, na escola, na empresa, no governo etc.

(III) AÇÃO EMPRESARIAL O PODER DE INFLUÊNCIA DE ENTIDADES NA SOCIEDADE MODERNA: Poder decrescente: familia patriarcal, igrejas tradicionais, governos autoritários Poder crescente: organizações não governamentais, empresas, escolas.

(III) AÇÃO EMPRESARIAL – cont. EMPRESAS – razões do fortalecimento do poder de influência: Criação de valor para os sócios Criação de valor para a sociedade Geração e qualificação de empregos Parceria com o desenvolvimento científicos (estímulo à pesquisa, oferta de produtos úteis e acessíveis etc.) Modelo de uso racional de recursos Forma mais eficiente e organizada para o trabalho humano Estímulo e recompensa para a criatividade Apoio a programas educacionais de aprimoramento profissional Laboratório de companheirismo e solidariedade.

(III) AÇÃO EMPRESARIAL – cont. EXEMPLOS DE MAU USO DO PODER DE INFLUÊNCIA: Transferir valor para os sócios, em vez de “criar valor para a sociedade” (A “empresa social” de Muahamad Yunus) Corrupção do poder público para conseguir “vantagens competitivas” à custa do patrimônio público. Estímulo à “cultura de competição”, em vez de uma “cultura de competência” Oferta de produtos nocivos ao homem e à natureza Uso de propaganda enganosa, que substitui “necessidades” por “desejos” Agressões à natureza Visão imediatista de resultados, em lugar de planejamento de longo prazo

(IV) UM MUNDO EM MUDANÇA Séc. XX – o século do “mercado”? - progresso tecnológico - globalização - enorme concentração de renda (H.B.S) - pessoas (ou organizações) orientadas apenas por seus próprios interesses - as melhores inteligências inteiramente dedicadas a “criar valor” - mercado financeiro maior do que a economia real, o que multiplica a volatilidade e os riscos para a economia

(IV) MUNDO EM MUDANÇA (cont.) -- mais de 50% da população mundial nos níveis de pobreza (US$ 1.500,00 por ano), de miséria (2,00 por dia) ou de miséria absoluta (US$ 1,00 ou menos por dia), gerando pandemias e imigração em massa; -- mudança no equilibrio de poderes entre países; -- brutal aumento dos gastos militares e alteração profunda na natureza das guerras; -- meio ambiente: discurso distante da prática.

Distribuição de Renda Atual superior a USD 15 mil entre USD 1,5 mil e USD 15 mil inferior a USD 1,5 mil População global de 6 bilhões de habitantes 0,8 bi 13% 1,2 bi 20% 4,0 bi 67%

(IV) MUNDO EM MUDANÇA (cont.) Efeitos da comunicação instantânea e universal: - o crescimento consistente do “exército de injustiçados” e seus efeitos desestabilizadores - despertar de consciências: os “excluídos” deixam de ser vistos como estatísticas ... - pessoas (ou organizações) somam preocupações de ordem social aos seus próprios interesses - o conceito de “criação de valor” passa a ser questionado (A. Saudita: criação ou transferência?)

(IV) MUNDO EM MUDANÇA (cont.) Séc. XXI - Século da Ética ? - A sociedade se conscientiza de seu poder de pressão sobre as organizações, incl. governos: deixamos de ser apenas “consumidores” para ser também “cidadãos” (a “maldição de Platão”) - Em função disso, os governos passam a exercer seu verdadeiro papel de zelar pelo interesse coletivo - Pessoas (ou organizações) subordinam seus interesses aos interesses maiores da sociedade (a proposta de “empresa social” de M. Yunus) - Entram em declínio as figuras de “gênios”, “heróis” e “ídolos”; volta a imperar a racionalidade na avaliação do trabalho (importância para a soc.)

(IV) MUNDO EM MUDANÇA (cont.) - o conceito de “competição” cede lugar ao de “competência” - alargamento da “classe média” pela redução dos extremos de riqueza e miséria - forte declínio nos níveis de corrupção, em todas as esferas - um novo Renascimento nas artes (Ética e Estética são irmãs-gêmeas!) - crescente influência das mulheres na vida das empresas - a racionalidade e o bom senso voltam a dominar a atividade econômica.

(V) CONCLUSÃO A Ética é a opção pelo BEM e pode e deve ser praticada por todos: tudo na sociedade (até a desordem!) se constrói a partir do trabalho de cada um. É a única alternativa de que dispomos para melhorar a sociedade, porque todas as outras opções têm tido resultados contrários: regimes de força, guerras, violência, fanatismo religioso, extremismo político...

NADA É TÃO IRRESISTÍVEL QUANTO A FORÇA DE UMA IDÉIA CUJO TEMPO CHEGOU NADA É TÃO IRRESISTÍVEL QUANTO A FORÇA DE UMA IDÉIA CUJO TEMPO CHEGOU. (Victor Hugo)