Ética em Marketing e Propaganda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Princípios do processo ensino aprendizagem:
Advertisements

Algoritmos em Grafos (Parte 2)
A sedução como metonímia
Profª. Ms. Zilda Mendonça
ESTÉTICA 1.
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Qualiti Courses :: Documento de Requisitos. {icc2, jmmn, mmc2, CIn-UFPE Equipe Ivan Cordeiro Cardim Julio Maravitch Maurício.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Introdução à NP-completude
Definições de Roteiro “Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Backtracking Katia Guimarães.
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
A COMUNICAÇÃO VISUAL NO ESPAÇO
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Silogística Tudo o que os artistas fazem é arte.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
A dinâmica do aconselhamento não-diretivo
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
Lei da Atração Tyberonn.
PLATÃO MITO DA CAVERNA 02/04/2017
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
Introdução à NP-completude Katia S. Guimarães
Katia S. Guimarães Busca em Grafos Katia S. Guimarães
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Ferramentas de Planejamento
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
Mediações e linguagens
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Platão e o mundo das Ideias
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ideologia um conceito complexo
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Auditório SUCESU-SP 27/03/2007 Marco Antonio Terlizzi
Profª. Taís Linassi Ruwer
1º Passo da Relação de Ajuda
Tipos de Comunicação.
PEDAGOGIA EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO MARKETING PESSOAL EMPREGABILIDADE 7º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO AULA 17.
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
Aula 11 – Ensino Fundamental II 9ª Série/Fase
INCONSCIENTE Inconsciente: difere de ausência de razão e de falta de consciência. Duas instâncias que convivem num mesmo aparelho psíquico. Instâncias.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
ESTÉTICA 1.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
O que é Ciência.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
1/37O que é justiça Copyright (c) 1995 LINJUR Proibidas alterações sem o consentimento por escrito do autor Reprodução/distribuição autorizada desde que.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Transcrição da apresentação:

Ética em Marketing e Propaganda Algumas funções da Propaganda: O MKT é uma das áreas de maior importância em uma organização. Tem como função, atender às necessidades e desejos do consumidor, oferecendo produtos tangíveis, serviços e idéias, em acordo com os objetivos de lucro da empresa. O lançamento ou atributos dos produtos, serviços ou idéias só são conhecidos com o uso de um instrumento de comunicação e que possibilita o acesso à informação. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

Ética na pesquisa de Marketing Pesquisa é o processo mais usual para se conhecer as necessidades e desejos do consumidor. São estudos com base na ética, fugindo do oportunismo ou ganância. Objetivo real é o de satisfazer a demanda, não impondo o supérfluo como uma necessidade. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

Ética na pesquisa de Marketing Na contratação e execução das pesquisas: Projetos de pesquisa com procedimentos bem claros. Pesquisador integrado com a empresa. Informações do passo-a-passo da pesquisa, custos e desdobramentos necessários. Conclusões com precisão e objetividade. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

Ética na pesquisa de Marketing No levantamento das informações: Entrevistador com postura transparente em relação aos entrevistados. Manter promessas de anonimato do patrocinador. Evitar perguntas e questões demasiado pessoais. Não realizar estudos de observação sem o consentimento prévio dos participantes. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

Ética na pesquisa de Marketing A ética implica em cuidado no tratamento dos dados (pesquisa projetiva ou qualitativa, cruzamento de dados ou uso de bases de dados por computador, sem autorização). Toda informação coletada é confidencial e deve ser guardada, evitando-se eventuais conflitos de interesse. O relatório de pesquisa deve apresentar dados completos, transparentes, objetivos e fundados em tabelas, gráficos, ou figuras que facilitem a verdadeira compreensão da informação. A falta de ética leva o entrevistado a não cooperar. Uma delas é a abordagem com intenção de venda sob o disfarce de pesquisa. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

Ética na administração do produto A “intenção” é um dos fatores a se considerar na avaliação do comportamento ético (Chrysler, que vendia carros de testes como zero Km). Os “meios ou métodos” empregados na produção de bens e serviços (construção com materiais de 3ª.). Divulgação de benefício, mas não restrições (seguro-saúde que não cobre despesa com anestesia). hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

Ética na administração do produto Em MKT, deve-se pensar no consumidor ou usuário, desde a fase do desenvolvimento até o pós-venda. Perguntas: Conceito do produto ou serviço é ético? Produto ou serviço atende às finalidades? Produto ou serviço é seguro? Patente ou direito autoral sofreu violação? Produto compatível com o meio ambiente físico? Algum stakeholder (parte interessada) organizacional tem objeção ao produto? hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

Ética na administração do produto O valor moral e social de cigarros, bebidas, armas, pornografia e produtos poluentes não podem ser relegados a um segundo plano. Os cuidados com o pós-venda, como assistência técnica e “recall” são técnicas que reforçam a atitude ética dos profissionais de marketing. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

Ética na administração do preço A visão ofuscante, fascinada, parcializada e descontextualizada que a sedução tende a impor é o que dificulta a análise pormenorizada de todas as dimensões da realidade sedutora, facilitando o escamoteio daquelas que não respondem às expectativas. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Sedução O caráter soporífero da sedução pode ser comprovado quando se observam desapaixonadamente – quer dizer, de fora do processo – as atitudes e os gestos de quem tenta seduzir. Desprovidos da força emotiva que geram em quem os compartilha, estes gestos e atitudes seguidamente parecem ridículos ou até grotescos. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

A transferência globalizadora À potencialidade soporífera das emoções é preciso acrescentar sua capacidade globalizadora, como conseqüência da ativação do pensamento primário. A sedução, que parte da fragmentação, fundamenta-se na hiperestimulação emotiva, e a emoção é globalizadora, tende a projetar sobre o conjunto o valor da parte. A emoção aproveita o caráter elementar, simplista, do pensamento primário e dos mecanismos associativos que ativa. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Percepção primária Quando se escuta no rádio um locutor ou uma locutora a que não se conhece, tende-se a projetar o fascínio de sua voz sobre o conjunto de sua pessoa. O ouvinte tende a imaginar como atraentes um locutor ou uma locutora apenas pelo fato de que sua voz é fascinante. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Processo de sedução O processo de sedução tem, pois, uma primeira fase fragmentadora, de decomposição da realidade, com o objetivo de eliminar as dimensões que interessa camuflar, e uma segunda fase globalizadora, de reconstrução, que consiste em transferir para o conjunto os valores da dimensão fascinante selecionada. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Sedução publicitária O caráter globalizador da sedução se torna manifesto nos anúncios publicitários. A publicidade televisiva é o reino do tudo ou nada. Os objetos publicitários são apresentados sem nenhum tipo de recato: Como o todo, como o absoluto, como a garantia de plenitude, como o certificado de uma felicidade sem falhas. A promessa total. A encarnação perfeita do desejo. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br A lógica da sedução A lógica da sedução é, pois, a lógica do pensamento primário, a lógica do simplismo frente à complexidade da realidade. O caráter malévolo da sedução, o que tem de engano, provém precisamente de que a sedução é mascaradora, de que escamoteia uma parte significativa da realidade. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Processo de sedução De onde provém o caráter ofuscante do processo de sedução? Em virtude de que mecanismo consegue a realidade sedutora adormecer o pensamento reflexivo e crítico? Freud dizia que no fascínio o objeto ocupa o lugar do ideal do eu. Em todo elemento sedutor (um rosto, um olhar, um corpo, um canto, uma imagem, uma maquilagem, uma obra de arte...), o sujeito seduzido encontra a si mesmo, o estado de paixão é automaticamente interiorizado. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Sedução e televisão A televisão é, consequentemente, uma experiência narcisista porque é uma experiência sedutora. O fascínio que os personagens e as situações exercem sobre o espectador provém de que o põe em contato com o mais profundo e oculto de suas tensões e pulsões, de seus conflitos e ânsias, de seus desejos e temores. A televisão seduz porque é espelho, não tanto da realidade externa representada quanto da realidade interna de quem a vê. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

Sedução e transferência Jean Baudrillard (1989, p. 73-74) conta uma fábula realmente sugestiva e que é muito indicada para compreender a força perturbadora da sedução e seus ambíguos efeitos. Uma criança pede para a fada que lhe conceda o que deseja. A fada aceita a proposta com uma só condição: Nunca deve pensar na cor vermelha da cauda da raposa. “Se é só isso!”, responde satisfeita a criança. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

Sedução e transferência Em sua interpretação da fábula, Baudrillard indica que o que fascina a criança, o que a seduz, é a ausência de sentido, signos vazios, o insensato, o absurdo da proposição da fada. É certo e não é certo. É certo que a falta de sentido fascina. É certa a sedução do absurdo. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

Sedução e transferência Desde o domínio do pensamento primário, as imagens adquirem, pois, a significação e a força daqueles valores que lhe são associados. A força da sedução é a força da transferência. É este caráter metonímico, narcisista, soporífero e globalizador, é o fato de que ative mecanismos de associação e transferência, o que confere aos processos da sedução sua eficácia socializadora. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Sedução do mal Nas palavras de Jung, “o cinema nos permite viver sem perigo toda a excitação, a paixão e o desejo que num mundo humanitário temos de reprimir”. Este caráter compensatório do cinema e da televisão é vivido também do ponto de vista ético. Neste sentido, o cinema e a televisão tornam manifesto o fascino que o mal exerce sobre a pessoa, o fascínio que normalmente se reprime como conseqüência da pressão social e da própria auto-estima. Também o mal tem suas armas de sedução. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Sedução pela maldade Fascina o proibido, seduz a maldade. Só assim se explica o sucesso de alguns filmes tipo série negra ou dos programas de televisão sobre o mundo cão. Do mesmo modo que a beleza e harmonia, a maquilagem ou um olhar seduzem, seduzem também a fealdade, a monstruosidade, o fracasso, a morte, a loucura, a ausência, a máscara.... hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Sedução pelo mal Nietzsche falava do poder de atração que tem sobre a pessoa tudo aquilo que lhe é oposto, o que aparentemente se encontra nas antípodas de seu ser. O nojento provoca ao mesmo tempo uma reação de rejeição e de atração, a necessidade de se distanciar dele e, ao mesmo tempo, a incapacidade de fazê-lo. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Sedução e publicidade Escreveu-se que o desaparecimento dos valores éticos provocou o ressurgimento dos valores retóricos. Hipertrofia da aparência para escamotear a redução da substância. A cultura do contexto, a cultura do envoltório. Embalagens de maior qualidade do que os produtos que contêm. O valor da aparência acima do valor da pessoa. O valor acrescentado sobre o valor real. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Formas A era da informação se converte assim na era da forma. E a forma cumpre a função de fôrma, porque se converte em molde em que se formam as consciências. Os grandes comunicadores são os grandes sedutores, os que sabem manejar as formas. A era da informação como era da forma pura. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Sedução e vazio O pensador e artista italiano Lamberto Pignotti (1976, p. 29-38) fala do supernada para se referir não apenas ao discurso publicitário como à sociedade em geral, à sociedade do vazio. Pignotti fala da sociedade superíssima, construída com superlativos, mas carente de substantivos. É a sociedade da retórica vazia, da parafernália expressiva, dos efeitos especiais… Quer dizer, dos fogos de artifício, do envoltório sem conteúdo, do adjetivo sem substantivo. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Publicidade Mas além da publicidade, os criadores de mensagens televisivas utilizam a sedução dos recursos formais para conferir valor aos temas representados. Assim se utiliza, por exemplo, o movimento. Os comunicadores audiovisuais conhecem estes mecanismos. Conhecem-nos e os aproveitam. Basta pensar, mais uma vez, na publicidade televisiva. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Movimento Dinamismo constante quanto a mudanças vertiginosas de planos, quanto a movimentos de câmera, quanto a movimentos dos sujeitos e dos objetos. Movimento, muitas vezes, na apresentação do logotipo ou do nome do produto… hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Movimento O cineasta espanhol Luis Buñel destacou – e denunciou – o caráter soporífero dos movimentos de câmera. É este fascínio soporífero o que muitas vezes pretendem os comunicadores audiovisuais. Leni Riefenstahl, que trabalhou como cineasta às ordens de Hitler queria que nos documentários que exaltavam sua figura e seu partido tudo se movesse. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br

hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br Televisão A televisão representa o triunfo da cultura da sedução, da cultura do desejo, não apenas porque ela mesma é expoente do desejo A televisão, enquanto expoente da cultura do desejo, é o incitador máximo de desejos e de temores e, a partir deles, o máximo indutor de crenças, atitudes, valores e pautas de comportamento. hercules@farnesi.com.br www.hercules.farnesi.com.br