EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

Regina Célia Baptista Belluzzo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
EMPREENDEDORISMO Almir Moreira Júnior (043)
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Empreendedorismo & Informática
O Aluno a Distância.
O Desenvolvimento da Visão.
Empreendedorismo.
Ser um empreendedor Como Evitar os erros dos iniciantes.
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Empreendedorismo.
Empreendedorismo, Liderança e Responsabilidade Social
Seguir carreira publica seguir carreira em companhias privadas ou abrir sua própria empresa O que fazer ? br strategi 3.
Empreendedorismo: qual o tema?
Informática na Educação
Definições e histórico de empreendedorismo – O espírito empreendedor
A importância da jovem liderança empreendedora
Avaliação de vendedores
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A teoria visionária de Filion
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
II Orientação Técnica PCAGP.
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
Empreendedorismo pode ser aprendido
Educação Contemporânea
Prof. Msc. Magali de Macedo
RMP Consultoria de Negócios
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
Aprendendo a ser empreendedor
ATITUDE EMPREENDEDORA
McClelland Busca de oportunidade e iniciativa
A motivação e o perfil do empreendedor
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
COACHING EDUCATION.
História nas atuais propostas curriculares
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
Professora: Vanessa de Cássia
Empreendedorismo.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Qualificação Profissional – Auxiliar em Serviços Gerais
SITUAÇÕES.
Mercado de Trabalho.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
DEFINIÇÃO DE GERAÇÃO “A definição de quando começa uma geração é inteiramente arbitrária”. (SOUZA, 2011) Antropologia: geração é um grupo de indivíduos.
Atividade complementar 04
Peter FERDINAND DRUCKER
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Transcrição da apresentação:

EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES Educação Negócios Educação para os negócios LILIAN FERNANDES EDUCACIONAL GÊNESIS www.educacionalgenesis.com.br

EMPREENDER: (v.t.d.) Conseguir ou tentar fazer (algo muito difícil); tentar: empreender um trabalho excessivamente perigoso. Colocar em desenvolvimento e/ou execução; realizar: empreender tarefas; empreender passeios. (Etm. do latim: imprehendo ou impraehendare) Sinônimos de Empreender abocanhar, começar, delinear, entabular,experimentar,  iniciar, intentar e tentar. Dicionário virtual da web

SINÔNIMO: ABOCANHAR!

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL Mesmo sendo o sexto país mais empreendedor quando comparado à outros países de situação econômica semelhante, o Brasil tem a menor proporção (8,2%) de empreendimentos com algum conteúdo inovador entre todos os países analisados e nota-se que os empreendedores brasileiros têm pouca percepção quanto à nichos de mercado, pois 95% dos negócios enfrentam  concorrência direta. Além disso, o Brasil apresenta uma das menores intenções de inserção no mercado internacional, onde apenas 10,6% dos empreendedores manifestam a intenção de venderem para clientes de fora do país. *GEM (Global Entrepreneurship Monitor)

“PORQUE EDUCAÇÃO É A CHAVE MESTRA PARA ABRIR TODAS AS PORTAS” ENSINAR A EMPREENDER “PORQUE EDUCAÇÃO É A CHAVE MESTRA PARA ABRIR TODAS AS PORTAS” Lilian Fernandes

“A POSTURA EMPREENDEDORA PRECISA SER INCORPORADA COMO CULTURA, PARA ALAVANCAR O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS” Professor Fernando Dolabela, da UFMG- em defesa do empreendedorismo como parte do currículo acadêmico. Dolabela é idealizador da Pedagogia Empreendedora, lançada em 2002 mas com amplo destaque atualmente.

EDUCAÇÃO PARA EMPREENDER Ensinar a empreender é preparar as pessoas para aprender a agir e pensar por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção. EDUCAÇÃO É UM PROCESSO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR - Tem um referencial, uma pessoa “modelo” que o influencia. - Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização; - Sabe trabalhar sozinho, mas também sabe liderar; - Tem perseverança e tenacidade; - Fracasso é considerado um resultado como outro qualquer, aceita os erros e aprende com eles; - Tem grande energia, é um trabalhador incansável; - Sabe fixar metas e alcançá-las, luta contra padrões impostos, diferencia-se. _Tem a capacidade de ocupar um espaço não ocupado por outros no mercado; - Tem forte intuição, o que importa não é o que se sabe, mas o que se faz; - Tem sempre alto comprometimento, crê no que faz; - Cria situações para obter feedback sobre o seu comportamento e sabe utilizar tais informações para o seu aprimoramento; - Sabe buscar, utilizar e controlar recursos; - É um sonhador realista; - É líder, cria um sistema próprio de relações com empregados; - É orientado para resultados, para o futuro, para o longo prazo; - Aceita o dinheiro como uma das medidas de seu desempenho;

CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR - Tece “redes de relações” (contatos, amizades) moderadas, mas utilizadas intensamente como suporte para alcançar os seus objetivos; - A rede de relações internas (com sócios, colaboradores) é mais importante que as externas; - Conhece muito bem o ramo em que atua; - Cultiva a imaginação e aprende a definir visões; - Traduz seus pensamentos em ações; - Define o que deve aprender (a partir do não definido) para realizar as suas visões. É proativo diante daquilo que deve saber: primeiramente define o que quer, aonde quer chegar, depois busca o conhecimento que lhe permitirá atingir o objetivo. Preocupa-se em aprender a aprender, porque sabe que no seu dia a dia será submetido a situações que exigem a constante apreensão de conhecimentos que não estão nos livros. O empreendedor é um fixador de metas; - Cria um todo próprio de aprendizagem, aprende a partir do que faz; - Emoção e afeto são determinantes para explicar o seu interesse, aprende indefinidamente; - Tem alto grau de “internalidade”, o que significa a capacidade de influenciar as pessoas com as quais lida e a crença de que pode mudar algo no mundo; - Não é um aventureiro, assume riscos moderados. Gosta do risco, mas faz tudo para minimizá-lo; - É inovador e criativo; - Tem alta tolerância à ambiguidade e à incerteza e é hábil em definir a partir do indefinido;  - Mantém um alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios.

GERAÇÕES DE EMPREENDEDORES A geração Baby Boomer A Geração Baby Boomer surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação. O termo em inglês “Baby Boomer” pode ser traduzido livremente para o português como “explosão de bebês”, fenômeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época. Os Boomers também são identificados como inventores da era “paz e amor”, pois tinham aversão aos conflitos armados. Preferiam a música, as artes e todas as outras formas de cultura como instrumentos para evolução humana do que as guerras. Nos dias de hoje os pertencentes à geração Baby Boomer, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas.

GERAÇÕES DE EMPREENDEDORES A Geração X Enquanto a Geração Baby Boomer se apresenta como contemporânea ao nascimento da tecnologia a Geração X surge já fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. Surgida em meados da década de 60 e estendendo-se até o final dos anos 1970, essa geração vivenciou no Brasil acontecimentos como as “Diretas Já” e o fim da ditadura. No meio profissional a Geração X é caracterizada atualmente por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia. Estas formam a sucessora da Geração X: a Geração Y.

GERAÇÕES DE EMPREENDEDORES A Geração Y (Millenium) Geração Y (década de 80), presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. Por conseguinte, num ambiente tão inovador, a Geração Y se individualiza ao apresentar características como capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet, ler os e-mails, entre várias outras que, em tese, não atrapalham os seus afazeres profissionais. Essa geração também apresenta um desejo constante por novas experiências, o que no trabalho resulta em querer uma ascensão rápida, que a promova de cargos em períodos relativamente curtos e de maneira contínua.

GERAÇÕES DE EMPREENDEDORES A Geração Z (a próxima) A Geração Z é contemporânea a uma realidade conectada à Internet, em que os valores familiares, como sentar-se à mesa e conversar com os pais, não são tão expressivos quanto aos contatos virtuais estabelecidos pelos jovens na Web. Formada por jovens ingressantes no mercado de trabalho, a Geração Z também se destaca por sua excentricidade. Os jovens da Geração Z apresentam um perfil mais imediatista. Querem tudo para agora!

PROPOSTAS DE TRABALHO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

* ENSINO MÉDIO CURSOS PROFISSIONALIZANTES- escola tecnicista; PROJETOS; DISCIPLINAS; DIRECIONAMENTOS ESPECÍFICOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA ÁREA; PROJETOS DE INTERVENÇÃO (parcerias com ONGs e instituições financeiras e empresariais, programas do governo, etc.)

*ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ESTRUTURA: PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR; PLANEJAMENTO ESPECIFICO; PLANO DE AÇÃO; INTERVENÇÃO. SUGESTÕES: _ DISCIPLINA ESPECÍFICA; _ BUSCA DE PARCERIAS; _ FEIRAS, EXPOSIÇÕES, CONCURSOS; _ PROJETOS DE PESQUISA; _ ROTEIROS DE PASSEIOS/ EXPOSIÇÕES.

* ENSINO FUNDAMENTAL ESTRUTURA: PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR; PLANEJAMENTO ESPECÍFICO; PLANO DE AÇÃO; INTERVENÇÃO. SUGESTÕES: _ EMPREENDEDORISMO COMO TEMA TRANSVERSAL; _ TRABALHOS INTERDISCIPLINARES COM O TEMA; _ EXPOSIÇÕES; _ FEIRAS “JOVEM EMPREENDEDOR”, ETC.

* EDUCAÇÃO INFANTIL COMO A CRIANÇA APRENDE?

SUGESTÕES DE ATIVIDADES: ** SISTEMA MONETÁRIO/ ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES: MERCADINHO FESTAS AUTÔNOMAS (JUNINA, PRIMAVERA, CRIANÇAS,NATAL) ** SUSTENTABILIDADE: OFICINAS DE CONSTRUÇÕES: BRINQUEDOS, JOGOS E AFINS; OFICINAS DE RECICLAGENS.

CONTATOS: PROFª LILIAN FERNANDES EDUCACIONAL GÊNESIS www.educacionalgenesis.com.br gestao@educacionalgenesis.com.br genesiseducacional@terra.com.br 2026-1660 95735-5561