O TRABALHO NA DIVERSIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
UMA NOVA VISÃO SOBRE O CONHECIMENTO
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
PROCESSAMENTO HUMANO DE INFORMAÇÃO
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
cenários e perspectivas.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
A FELICIDADE PODE DEMORAR
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
  Richard Simonetti 30 Segundos 38.
Programas sociais para a infância
A Palavra Sincera.
construção da felicidade
"Ninguém te despreze por seres jovem" (I Timóteo 4,12)
Publico Alvo: Fundamental I – segundo ciclo
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
O ESPETÁCULO DA VIDA.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
O ESPETÁCULO DA VIDA.
TEXTO: Humberto Rohden MÚSICA – Enya -Dance With Wolves
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
Aos meus, Aos seus, Aos nossos filhos.
A VOZ DA ALMA Rúbia A. Dantés.
SER FELIZ By Augusto Cury.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Rio Mulher.
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
SER FELIZ By Augusto Cury.
Amo Pessoas.
C O N T R A S T E S Paulo Roberto Gaefke.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
Racismo O que é ? E o porquê.
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
O pensamento é a nossa capacidade criativa em ação
ENCONTROS E DESENCONTROS Rosemary de Ross.
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
SE O AMOR PUDESSE GRITAR Letícia Thompson.
Olhar brasileiro.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
APRENDÍ QUE... APRENDÍ QUE... William Shakespeare.
A vida e o Amor Aut. c/som O amor...é um sentimento mais profundo que o oceano. Um abraço mais comprido que o universo. E as palavras ditas com amor, ah!
OS PAIS ENVELHECEM.
AULA 1 – CONCEITOS EM SAÚDE MENTAL
UNIDADE I: FUNDAMENTOS DA MINORIA
Projeto Institucional
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Especialização em Mídias na Educação
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
QUEM SÃO OS SUJEITOS DE DIREITOS?
Clube do Livro Espírita O Clube do livro espírita é um conjunto de Clubes associados com objetivos comuns: o conhecimento da literatura espírita a preço.
O universo do cinema mudo no teatro
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
E LÁ VAI O AVIÃO Projeto Mundo Leitor Linhas da Vida - AVIÃO
“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO “VOCAÇÃO ACERTADA FELICIDADE ALCANÇADA”
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele Nomes:Bruno & Otavio Turma:911 Trabalho de Artes Data de entrega: 11 / 08 / 2015.
APRESENTAÇÃO PROJETO MESTRADO
Aprenda a usar sempre um vocabulário positivo “Palavras são Sementes”
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Silêncio.
Transcrição da apresentação:

O TRABALHO NA DIVERSIDADE EM SALA DE AULA

UMA " PITADA" DE REVISÃO CONCEITUAL... POR FAVOR, NÃO SE ASSUSTEM !!!

TENHO COMO OBJETIVOS : ILUMINAR NOSSOS ENTENDIMENTOS; PENSARMOS JUNTOS (AS); ABRIR ESPAÇOS PARA REFLEXÕES...

O que é, e por que conceituar?

Um conceito é o resultado da ação de formular ideias e traduzi-las em palavras , decorrentes das representações dos “objetos” pelo pensamento, por meio de suas características gerais.

Ao representar as características do objeto pelo pensamento, mais do que designá-los, estamos formando os objetos.

Nossas práticas narrativas sobre certos “termos” ou “expressões”, têm caráter produtivo, na medida em que criam representações que povoam o imaginário individual e coletivo, gerando atitudes.

ALGUNS CONCEITOS QUE DEVEMOS REVER: DIVERSIDADE, DIFERENÇA, REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS DIFERENÇAS, EU, TU, NÓS, ELES, IGUALDADE.

É um termo polissêmico e polifônico porque comporta muitos significados apresentados por diversos autores.

DIVERSIDADE É SINÔNIMO DE PLURALIDADE Pluralidade de iguais,segundo determinadas características Pluralidade de diferentes, segundo outras determinadas características.

NA SOCIOLOGIA, A DIVERSIDADE VAI ALÉM DO SUJEITO EM SI, PORQUE CONSIDERA O SUJEITO COLETIVO.

NA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM HUMANA, O FOCO DEVE ESTAR NO SUJEITO EM SI, RECONHECIDO EM SUAS DIFERENÇAS ...

NAS SUAS PECULIARIDADES. MAS TODAS AS PESSOAS SÃO IGUAIS ... EM DIREITOS EMBORA DIFERENTES... NAS SUAS PECULIARIDADES.

Diversidade étnico-cultural

ALGUNS CONCEITOS QUE DEVEMOS REVER: DIVERSIDADE, DIFERENÇA, REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS DIFERENÇAS, EU, TU, NÓS, ELES, IGUALDADE.

DECODIFICANDO A DIFERENÇA. DIFERENÇA TAMBÉM É UM TERMO POLIFÔNICO E POLISSÊMICO. DEVE SER ANALISADA NOS ENTRELUGARES DAS ENUNCIAÇÕES DE DISTINTOS SUJEITOS. ALGUNS MARCADORES: Gênero, Raça, Etnia, Características físicas, Características mentais, Características e condições sócio econômicas e culturais.....

O TRABALHO EM SALA DE AULA É COLETIVO, MAS A APRENDIZAGEM É INVIDIDUALIZADA, PORQUE HÁ DIFERENÇAS ENTRE OS SUJEITOS (INTER INDIVIDUAIS E INTRA INDIVIDUAIS).

DONDE... O (A) EDUCADOR (A) TRABALHA NA DIVERSIDADE E COM AS DIFERENÇAS, MAS EM BUSCA DA IGUALDADE DE DIREITOS DE APRENDER E DE PARTICIPAR !

ALGUNS CONCEITOS QUE DEVEMOS REVER: DIVERSIDADE, DIFERENÇA, REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS DIFERENÇAS, EU, TU, NÓS, ELES, IGUALDADE.

HAVERÁ ALGUM PRECONCEITO ??? QUAL É A REPRESENTAÇÃO SOCIAL QUE O EDUCADOR TEM DE PESSOAS COM DIFERENÇAS MAIS VISÍVEIS ? HAVERÁ ALGUM PRECONCEITO ???

ATÉ ONDE VAI TEU PRECONCEITO?

ALGUNS CONCEITOS QUE DEVEMOS REVER: DIVERSIDADE, DIFERENÇA, REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS DIFERENÇAS, EU, TU, NÓS, ELES, IGUALDADE.

COMO ESTÃO, NAS REPRESENTAÇÕES AS IDEIAS DE ? EU, TU, NÓS ? ELES?

ALGUNS CONCEITOS QUE DEVEMOS REVER: DIVERSIDADE, DIFERENÇA, REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS DIFERENÇAS, EU, TU, NÓS, ELES, IGUALDADE.

DE QUE IGUALDADE ESTAMOS FALANDO ? TRABALHAR NA DIVERSIDADE É TRABALHAR PELA IGUALDADE DE DIREITOS. DE QUE IGUALDADE ESTAMOS FALANDO ?

A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES É O MESMO QUE OPORTUNIDADES IGUAIS CONSIDERADAS AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS?

RELAÇÃO À IGUALDADE DE DIREITOS, CONSIDERANDO-SE CABE INDAGAR... COMO NOS COLOCAMOS EM RELAÇÃO À IGUALDADE DE DIREITOS, CONSIDERANDO-SE A DIVERSIDADE/ PLURALIDADE DE PESSOAS COM DIFERENÇAS, ALGUMAS MUITO BIZARRAS?

SUGESTÕES DE COMO TRABALHAR NA DIVERSIDADE EM SALA DE AULA.

1- CONSIDERAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS COMO O MAIS IMPORTANTE RECURSO EM SALA DE AULA!

EM VEZ DA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS... A REDESCOBERTA.

EM VEZ DE SE RECUSAR A ESCUTAR VALORIZAR O QUE OS APRENDIZES QUEREM DIZER, SEJA INDIVIDUALMENTE OU NOS GRUPOS DE TRABALHO.

2-ELABORAR UM PLANO DE TRABALHO PARA A TURMA TODA-

COMO FUNCIONAM OS CORREIOS? EXEMPLO: PROPOR AOS GRUPOS QUE PENSEM NA SEGUINTE INDAGAÇÃO: COMO FUNCIONAM OS CORREIOS?

ESTA É ORGANIZADA SEGUNDO OS CRITÉRIOS ESCOLHIDOS PELOS INTEGRANTES OFERECE SUA CONTRIBUIÇÃO FALANDO SOBRE CADA COMPONENTE DO GRUPO O QUE JÁ SABE E SOBRE O QUE DESEJA SABER; AS DIVERSAS FALAS SÃO ANALISADAS POR TODOS OS INTEGRANTES DE CADA GRUPO; OS PARTICIPANTES ESCOLHEM UM CRITÉRIO PARA FAZER O REGISTRO DO CONSENSO DO GRUPO (COMO TÓPICOS, TEXTO...) E UM RELATOR QUE ANOTA AS CONCLUSÕES A QUE O GRUPO CHEGOU. ESTA É ORGANIZADA SEGUNDO OS CRITÉRIOS ESCOLHIDOS PELOS INTEGRANTES AS CONCLUSÕES SÃO APRESENTADAS PARA A A TURMA TODA, NUM PAINEL. DO GRUPO

A ' PLENÁRIA' AS ESCUTAS; A COLETA; A MEDIAÇÃO DA EDUCADORA QUE ESTABELECE AS RELAÇÕES COM O SABER E AS RELAÇÕES DE SABER ... A COMPATIBILIZAÇÃO COM O CONTEÚDO CURRICULAR…

UM OUTRO EXEMPLO COM A MESMA PROPOSTA DE RELAÇÃO COM O SABER: TIPOS DE MORADIAS...

Seguindo as mesmas etapas, as atividades podem partir de uma indagação, de uma gravura, história, vídeos, fotos, relatos... Importante valorizar os conhecimentos que os aprendizes já possuem.

LEVAR OS APRENDIZES A PENSAR SOBRE AS DIFERENÇAS OUTRA SUGESTÃO: LEVAR OS APRENDIZES A PENSAR SOBRE AS DIFERENÇAS

O MUNDO DAS DIFERENÇAS

DO TRABALHO COM PROJETOS. 3- PRODUZIR MATERIAIS QUE CONTRIBUAM PARA AS RELAÇÕES DE SABER IMPLÍCITAS NOS CONTEÚDOS CURRICULARES. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM PROJETOS.

4-PROMOVER VISITAS E PASSEIOS COMO FORMA DE RELAÇÕES COM O SABER, PARA COLETAR INFORMAÇÕES QUE FACILITEM AS RELAÇÕES DE SABER.

Para o trabalho na diversidade e em consideração às diferenças devemos: Estimular todos os “canais de recepção de estímulos, sejam cognitivos, afetivos, sociais... Usar imagens, inclusive as escolhidas pelos aprendizes; Utilizar músicas e diferentes sons; Contar histórias; Propor atividades práticas: organizar materiais, visitas...

O PROFESSOR COMO PESQUISADOR: IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS; 5- UM LEMBRETE: O PROFESSOR COMO PESQUISADOR: IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS; DO TRABALHO EM EQUIPE E... DA AUTOCRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS !

ONG MEU SONHO NÃO TEM FIM

O CAMINHO DA LIBERDADE É A CRIAÇÃO DE CIRCUNSTÂNCIAS QUE LIBERTEM, NO SER SOCIAL, SEUS PROFUNDOS IMPULSOS DE SOLIDARIEDADE PARA COM QUALQUER SER HUMANO. SE PUDÉSSEMOS RECUPERAR, PARA A SOCIEDADE HUMANA, A NATURAL CONFIANÇA DAS CRIANÇAS NOS ADULTOS, ESSA SERIA A MAIOR CONQUISTA DA INTELIGÊNCIA, OPERANDO NO AMOR, JAMAIS IMAGINADA ! HUMBERTO MATURANA, 95

Rosita Edler Carvalho E- mail: edler@centroin.com.br TEL: (21) 2548 5186