Selos de Qualidade do Turismo no Mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

TABELA DE PREÇOS OUTUBRO 2004.
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
Atividade Industrial - SUFRAMA
TIAGO SILVA – DIRETOR DO PROCON
Financiadora de Estudos e Projetos
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
PDS HPPC II /2011 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS Brasil 2010.
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
CAPÍTULO V – ACESSO A MERCADOS
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Apresentação pública JULHO DE Roteiro 1.Contextualização 2.Catálogo Navipeças 3.Funcionalidades 4.Comitê Gestor 5.Vantagens 6.Resultados 7.Próximos.
Parceria entre Hospitais Filantrópicos: Desafios e Possibilidades
Um foco no apoio profissional na Gestão Pessoal do Médico Ação 2011.
Um foco no apoio profissional na Gestão Pessoal do Médico Ação 2011.
Projeto Extensão Industrial Exportadora
FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Modelo de Excelência da Gestão
Empresa certificada ISO 9001:2000
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
O Brasil é um País de grandes potencialidades
SEBRAE NA COPA DE 2014 HISTÓRICO
CLUB DE FÉRIAS.
A Trust in Travel leva o mundo até você!
Termo de Referência nº. 01/2011

QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Planejamento Estratégico
Definição O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e seus parceiros.
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
O que é ISO? Conjunto de normas internacionais que busca averiguar a existência de um sistema de garantia de qualidade na empresa Garantia da qualidade.
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Julho de 2007.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Internacionalização das MPE Capixabas Fomento às Exportações
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE  
Programas Nacionais de Acesso a Inovação e Tecnologia
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
Empreendedorismo Feminino no Brasil
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
INDAMEL A empresa Perfil dos Clientes A história Atuação Foco Metas
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
NÚCLEO DE AUTOMAÇÃO GESTÃO Ações Realizadas Reunião no SENAI; Participação na Reunião do BNDES, Curso de Formação de Preço de Vendas; Término.
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009.
Programa Soluções Tecnológicas
Objetivo: Promover treinamentos, capacitações e ações de formação de recursos humanos, sempre alinhado com as necessidades das empresas do APL, atualizadas.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
PROGRAMA VAREJO COMPETITIVO Parceria ABAD e SEBRAE Convênio Conscientização do ATACADISTA DISTRIBUIDOR.
Agosto/2010. Criada em 1999, no Rio de Janeiro, a ABPI-TV representa produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e novas mídias. Tem.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Transcrição da apresentação:

QUALIFICAÇÃO EM GESTÃO E CERTIFICAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE EVENTOS

Selos de Qualidade do Turismo no Mundo Nos últimos anos tem se assistido ao desenvolvimento e implementação de diversos Selos Nacionais da Qualidade do Turismo, como é o caso do Chile, da Espanha, da França, da Nova Zelândia e da Suíça (6.549 empresas haviam obtido o Selo nesse país até 31.12.2012). Mais recentemente a China também estabeleceu o seu Selo Nacional da Qualidade do Turismo. De uma maneira geral, essas diversas iniciativas têm alguns traços comuns: São programas de certificação; Utiliza marca única, nacional; As iniciativas de estabelecimento dos selos são promovidas com forte apoio do Estado; Foco na qualidade dos serviços oferecidos; Vigorosos programas de promoção e divulgação do selo, com apoio do Estado.

E no Brasil.... LEI Nº 11.637, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o programa de qualificação dos serviços turísticos e do Selo de Qualidade Nacional de Turismo. Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o programa de qualificação dos serviços turísticos, que instituirá o Selo de Qualidade Nacional de Turismo, destinado a classificar os padrões dos serviços de empresas ou entidades prestadoras de serviços turísticos no território nacional. § 1º Consideram-se empresas e entidades prestadoras de serviços turísticos as referidas no art. 2º da Lei nº 6.505, de 13 de dezembro de 1977. § 2º É facultativa a adesão das empresas e entidades ao programa de que trata esta Lei.

Como está sua implantação.... A lei 11.637 de 2007 que criou o Selo Nacional de Qualidade do Turismo ainda não foi regulamentada. Em abril de 2011 o Ministério do Turismo editou o documento “Termo de Referência – Selo da Qualidade Nacional do Turismo” estabelecendo as bases para a sua implantação. O Selo de Qualidade ABEOC Brasil possibilitará uma experiência importante num dos segmentos mais importantes do turismo e contribuirá para a efetiva construção do Selo de Qualidade Nacional do Turismo.

Objetivo de um Selo de Qualidade É atestar o atendimento a requisitos mínimos estabelecidos para a prestação de serviços ou de produtos. Serve como uma eficiente ferramenta para diferenciar a empresa num mercado cada mais concorrido e exigente.

Importância do Selo do ponto de vista das empresas: constitui-se em uma Referência técnica para o setor; é um mecanismo de combate à concorrência desleal; é uma importante ferramenta de marketing e promoção comercial.

E na perspectiva dos clientes: É uma referência para a qualidade de forma clara, objetiva, simples e confiável; permite evitar serviços ou produtos abaixo dos padrões; auxilia e facilita na identificação dos serviços ou produtos com qualidade; permite selecionar aquisição do produto ou serviço de acordo com a expectativa.

de empresas do segmento de eventos. Objetivo do Programa Aprimorar a gestão e promover a certificação de empresas do segmento de eventos. Assim, promove-se o aumento da competitividade e cria-se um importante diferencial perante ao mercado.

Empresas certificadas recebem o Selo de Qualidade Tem validade por dois anos. Ao final desse prazo a empresa deverá buscar a recertificação.

Os requisitos técnicos do Selo de Qualidade ABEOC Brasil baseiam-se em: Sistema de Gestão da Qualidade segundo as exigências das Normas da série ISO 9000; Evidencias comprováveis da prática dos fundamentos da Qualidade, seguindo os critérios da excelência em gestão do Prêmio MPE Brasil, uma parceria do SEBRAE, MBC e FNQ.

Empresas que podem participar Empresas do setor de eventos – organizadoras e da cadeia de serviços – localizadas em 12 Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A meta mínima é a participação de 225 empresas, sendo aproximadamente 20 por Estado.

Formas de Participação da Empresa 1ª opção: Módulo de Capacitação Empresarial: preparação da empresa 2ª opção: Módulo Capacitação Empresarial + Avaliação para Obtenção do Selo de Qualidade ABEOC 3ª opção: Somente Avaliação para Obtenção do Selo de Qualidade ABEOC

Participação da Empresa – 1ª opção Módulo de Capacitação Empresarial: preparação da empresa Cada empresa passa pelo seguinte processo: a) Avaliação diagnóstica; b) Participação de duas pessoas em cada uma das 4 (quatro) palestras de gestão empresarial.; c) Participação de duas pessoas em cada uma das 4 (quatro) oficinas de capacitação empresarial.; e d) Consultoria direta na empresa de 12 (doze) horas, em média, distribuídas em alguns dias.

Participação da Empresa – 2ª opção 2ª opção: Módulo Capacitação Empresarial + Avaliação para Obtenção do Selo de Qualidade ABEOC A empresa passará por a todas as atividades da fase de Preparação Empresarial e será auditada com o objetivo de obter a certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC, caso atinja o desempenho necessário.

Inscrições das Empresas Para participar, a empresa deve fazer o download do Termo de Adesão disponível em www.abeoc.org.br/qualidade e seguir os passos:  Preencher o Termo de Adesão Imprimir Assinar Enviar o Termo de Adesão digitalizado (com assinatura) para qualidade@abeoc.org.br. Aguardar envio do boleto bancário pela ABEOC Pagar o boleto bancário para efetivação da inscrição.

Estudo de Mercado sobre o Setor de Eventos Terá duas características principais: Atualizar, no que for possível, os dados quantitativos coletados no estudo realizado em 2001/2002; 2. Realizar uma análise qualitativa, com painéis de opiniões relevantes, sobre o tema “O Mercado de Eventos no Brasil e o Perfil dos seus Clientes – Desafios e Perspectivas para 2020”.

Resultados Esperados • Pelo menos 50% das empresas participantes implantem uma das soluções ou novas práticas de gestão; • Pelo menos 70 empresas participem do processo de avaliação para a obtenção da certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC BRASIL; • Pelo menos 30 (trinta) empresas obtenham o Selo de Qualidade ABEOC BRASIL; • As empresas participantes ampliem em 10% (dez por cento), em média, o faturamento durante o período de execução do Projeto.

Viabilização Financeira e Econômica SEBRAE – participação financeira R$ 1.720.750,00 70% ABEOC – contrapartida financeira R$ 370.000,00 15% ABEOC – contrapartida econômica R$ 368.500,00 15% ________________________________________________ TOTAL R$ 2.459.250,00

Contatos: ABEOC BRASIL - Associação Brasileira de Empresas de Eventos Equipe do Programa de Qualidade Rua Feliciano Nunes Pires, 35, Térreo. Centro - Florianópolis - SC. CEP: 88015-220. Fone/fax: (48) 3039 1058. E-mail: qualidade@abeoc.org.br Hotsite: www.abeoc.org.br/qualidade

QUALIFICAÇÃO EM GESTÃO E CERTIFICAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE EVENTOS