Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutorial do Meu EBSCOhost
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Suporte ao Cliente TCM: os velhos valores, os novos valores.
HISTÓRIA DA INTERNET.
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
Apresentando.
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Educação, Comunicação e Internet Educação, Comunicação e Internet.
Sociologia.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Scheila,Marilse e Eliana.
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Curso Técnico de Informática
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
Aleksandra Maria N. Jilochkin Daniella Sironi. Histórico n Surgiu em agosto de n Possui 70 funcionários em Luxemburgo, Londres e Tallinn ( capital.
MSN Messenger.
GERENCIAMENTO DE REDES
O uso da internet nas escolas
Você é um professor digital?
Educação, Comunicação e Internet
Oficina de Pesquisa na Rede
Internet Principais conceitos.
A comunicação na Web, os primeiro passos!
Cursos de Informática - UNATI UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade.
Aula 01 – Apresentação e introdução html
O Marketing como ferramenta de vendas e relacionamento
Segredos para ter sucesso com seu novo e-commerce
Unicamp 2012 – Prova de Redação
A grande rede mundial de computadores
Segurança e Auditoria de Sistemas
OSA - Operação de Software e Aplicativos
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Internet é definida como diversas redes de computadores conectadas umas as outras. É considerada, uma rede de redes, formada por redes universitárias,
Tecnologias de Informação e Comunicação
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
ALEXANDRA ALINE VERA.
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Interpretador Python.
Treinamento para Professores
Corporativo com o Google Apps Standard Apresentação destinada a câmaras municipais aderidas ao Programa Interlegis, auxiliar na implementação de.
Redes de Comunicação – Módulo 3
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Segurança na 8ºA Trabalho elaborado por: João Dias nº 12
ADVOCA Solução Jurídica
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Protocolo protocolo.grupoempreza.com.br
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
09/04/2017 Linux Comandos básicos.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Games House Lamberto Augusto (laon) Millena de Andrade (maag) Sylvia Campos (scls) Pedro Lages (plm)
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Apresentação do Software
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
1 Programação Distribuída em Java Aula Na aula de hoje veremos: Introdução Conceito de Rede Protocolos Modelo ISO/OSI Modelo TCP/IP Modelo Cliente/Servidor.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
DANIELA DELAVECHIA CAÇADOR INTRODUÇÃO O USO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TANTO PARA ALUNOS, QUANTO PARA PROFESSORES TEM POR OBJETIVO.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Transcrição da apresentação:

Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “ Etec- Cafelândia “ Aprendendo a aprender !!! “ www.etecafelandia.com.br PC – PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Marco Aurélio da Silva / Rafael Anderson Cruz AULA 01 Projeto Competência em Ação : Suporte técnico on-line via chat

Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “ Etec- Cafelândia “ Aprendendo a aprender !!! “ www.etecafelandia.com.br Competências Desenvolver programação através de divisão modular e refinamentos sucessivos. Integrar módulos de programação. Avaliar resultado de teste dos programas desenvolvidos. Compreender paradigma de Client/Server e sua aplicação em programação. Habilidades Utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais. Executar procedimentos de testes de programas. Redigir instruções de uso dos programas implementados. Aplicar as técnicas de programação.

Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “ Etec- Cafelândia “ Aprendendo a aprender !!! “ www.etecafelandia.com.br Objetivos - O que será ensinado? Como utilizar a suíte de componentes Indy; Como criar um protocolo de comunicação; Como utilizar o protocolo criado em um aplicativo de troca de mensagens instantâneas. - Para que aprender? Para desenvolver sistemas que necessitam trocar informações através de uma rede TCP/IP.

Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “ Etec- Cafelândia “ Aprendendo a aprender !!! “ www.etecafelandia.com.br Contextualização Acreditando que boa parte de nós, programadores que precisam manter contato com seus clientes, utilizam o MSN para prestar suporte técnico. Porém existem alguns clientes que não permitem o uso de aplicativos de mensagem instantânea com medo de que sua rede seja infectada por vírus ou até mesmo por achar que os funcionários ficarão batendo papo o dia todo. Como resolver esse impasse? É aí que o Delphi vem em nosso socorro. Por que não criar um serviço de chat, estilo MSN, só que personalizado para a sua empresa?. O Cliente com esse chat instalado não veria outra coisa a não ser a disponibilidade do suporte e você poderia ver todos os clientes que estão on-line. Com certeza ao mostrar esse aplicativo a esse cliente, ele iria se sentir seguro, pois o serviço de comunicação estará com o logo da sua empresa e apenas o setor de suporte estará disponível.

Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “ Etec- Cafelândia “ Aprendendo a aprender !!! “ www.etecafelandia.com.br Uma visão geral Nosso ETECChat, nome que daremos a nosso projeto, será composto de 3 partes: um Server e dois clients. O Server será responsável por manter os clients cadastrados e seu estado. Também caberá a ele direcionar a comunicação entre os clients. Isso significa que para um client enviar uma mensagem de texto para outro, essa deverá ser enviada ao Server e então será encaminhada para o destinatário e para isso o client deve se conectar ao Server por meio da Internet. Client Client Server Client Interação entre clients e server

Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “ Etec- Cafelândia “ Aprendendo a aprender !!! “ www.etecafelandia.com.br O que esperar do nosso ETECChat ? Troca de mensagens, formato texto simples: Quem nunca sentiu dificuldade em ler certos diálogos no MSN onde cada palavra que a pessoa digita do outro lado forma um gif animado pra você? Nosso chat será uma ferramenta de suporte da sua empresa, por isso, será cortado. Notificação de mudança de estado: Será possível identificar que está online ou não.

Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “ Etec- Cafelândia “ Aprendendo a aprender !!! “ www.etecafelandia.com.br Conclusão Este projeto será apenas uma introdução no desenvolvimento de um Messenger. A partir do que será mostrado, novos recursos poderão ser explorados como envio de arquivos, avisos de chamada de atenção. No server um log e histórico poderia ser montado além de ter a possibilidade de convertê-lo para um serviço do Windows. Fazer tudo isso exigiria várias edições, porém vale a pena estudar o conceito mostrado. Bibliografia Revista Clube Delphi + PHP – Ano 8 – edição 102 – DevMedia Group. LINKS www.devmedia.com.br

Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “ Etec- Cafelândia “ Aprendendo a aprender !!! “ www.etecafelandia.com.br Laboratório 01 - Ler o texto: “Mal uso da Internet pode causar demissões” (O Estado de S. Paulo – 19/05/05) http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/primeiro/noticias/ge190505.htm#1 “Mal uso da internet” Smart Union – consultoria e soluções em tecnologia http://www.smartunion.com.br/estatisticasutilizacao.asp “Mau uso da web na mira das empresas” Site Baguete – Tecnologia e informação em um só lugar http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=11195

Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “ Etec- Cafelândia “ Aprendendo a aprender !!! “ www.etecafelandia.com.br Lista de Exercícios 01 - Escolher uma empresa da cidade e realizar uma pesquisa sobre o uso que ela faz do MSN. Quantos funcionários ela tem e dentre estes quantos usam para bate-papo, para comunicação com cliente, uso para suporte. Qual o tempo utilizado no MSN. Se o dono ou responsável pela empresa pensa em utilizar alguma ferramenta para bloquear o uso do MSN, se já demitiu ou demitiria algum funcionário por mal uso da internet. Faça um relatório em forma de tabulações e gráficos com as informações obtidas.