Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Orientadora Gabriela Studzinski
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Apresentadora: Marilia Gabriela da Costa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora: Flávia Jôse Oliveira Alves Pelotas, 2015

Introdução Segundo a OMS, o CA de mama é o câncer mais comum em mulheres em todo o mundo. No Brasil, o número de casos novos, em 2012 , foi de 52.680 casos de câncer de mama e 17.540 casos de câncer de colo de útero. O controle dos CA de colo de útero e de mama, na ESF, visa garantir a integralidade de cuidados, junto com ações de detecção precoce, com garantia de procedimento diagnóstico e terapêutica em tempo oportuno e com qualidade Brasil, 2013

Santana do Livramento Fronteira com a República Oriental do Uruguai População: 82.464 habitantes PIB: 1.011,217 reais Base da economia- Pecuária Sistema e Serviços de Saúde 16 estabelecimentos de saúde, 2 Pronto Socorro ( particular e SUS) 10 ESFs e 6 UBS tradicionais PMM em 12 unidades / 20 Médicos concursados que atendem as unidades básicas. 01 NASF/02 CAPS

ESF Jovelino Santana Localizada no bairro Armour 03 Equipes: 1, 2 e 3 Urbana Localizada no bairro Armour 03 Equipes: 1, 2 e 3 Equipe 2: População: 3.813 pessoas. Composição: 1 médica, 1 enfermeira, 1 técnica de enfermagem, 01 recepcionista, 05 ACS Equipe de Saúde Bucal: 1 odontóloga, 1 auxiliar de odontologia

Por que escolher a ação programática neste momento? Caderno de Ações Programáticas: Baixa cobertura- 64 mulheres entre 25 a 64 anos sendo acompanhadas de 1050 estimadas para o território (6%); e 29 mulheres entre 50 a 69 anos de 394 estimadas para o território (7%). Registros praticamente inexistentes; Sem grupos de educação, prevenção e promoção à saúde; Necessidade de participação de toda a equipe para ofertar atenção e assistência mais qualificadas (conflitos); Necessidade de capacitar a equipe de acordo com os protocolos oficiais do Ministério da Saúde; Falta de medicações; Ausência de efetivo cuidado dos usuários na prevenção de canceres de colo de útero e de mama.

Objetivo Geral Melhorar a detecção e prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS.

Objetivos Específicos 1.Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama na área de cobertura da UBS. 2.Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de colo de útero. 3.Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de câncer de colo de útero e mamografia. 4.Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama da área de cobertura da UBS 5.Melhorar o registro das informações. 6.Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na área da UBS.

Intervenção – 06 de janeiro a 06 de abril de 2015 Metodologia População alvo: Estimativa de 992 mulheres entre 25 a 64 anos e 316 entre 50 a 69 (Planilha de Coleta de Dados) Uso da Ficha Espelho, Planilha de Coleta de Dados e uso de Protocolos Oficiais do MS (Caderno 13); Convite à participação dos membros da equipe; Controle e monitoramento (registro) das atividades; Realização de grupos para educação, prevenção e promoção (palestras, conversas, alimentação saudável); Qualificação da atenção e assistência Intervenção – 06 de janeiro a 06 de abril de 2015

Atividades desenvolvidas durante a INTERVENÇÃO  

Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama na área de cobertura da UBS. Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero em mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos para 50%. n= 992 Mês 1= 25 Mês 2= 62 Mês 3= 94

Meta 1.2: Ampliar a cobertura de detecção precoce de câncer de mama em mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos para 50%. n= 316 25 a 69 anos Mês 1= 10 Mês 2= 22 Mês 3=25

Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de colo de útero. Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. n Mês 1= 22 de 25 Mês 2= 62 de 65 Mês 3=94 Dificuldades: Falta de material no primeiro mês Próximos passos: Buscar a colaboração da Secretaria Municipal de saúde (SMS), pois com o aumento da cobertura, teremos maior demanda. Diálogo para conseguir quantidade de material suficiente

Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatologico de câncer de colo de útero e mamografia. Meta 3.1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela UBS. Meta 3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela UBS. Mamografia Mês 1= 1 Mês 2= 2 Mês 3=5 Busca de resultados no Centro de Referência Muitas mulheres acabavam sendo tratadas no Centro com especialista CP Mês 1= 3 de 5 Mês 2= 5 de 11 Mês 3=9 de 22

Meta 3.3: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pala UBS. Meta 3.4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela UBS. Buscadas todas as mulheres que faltaram às consultas em todos os meses (100%), sendo 02 faltas, no primeiro mês, 03 no segundo e 05 no terceiro.

Objetivo 4 : Melhorar o registro das informações. Meta 4.1: Manter registro adequado de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas na UBS. Meta 4.2: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas na UBS. CP Mês 1= 22 de 25 Mês 2= 59 de 62 Mês 3=91 de 94 90,9% 90,6% 93,5% Mamografia Mês 1= 10 de 11 Mês 2= 29 de 32 Mês 3=43 de 46

Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama da área de cobertura da UBS. Meta 5.1: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (dor, sangramento após relação e/ou corrimento vaginal excessivo) da área de cobertura da UBS. Meta 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos na área de cobertura da UBS. Contempladas todas as mulheres em todos os meses (100%) Avaliação realizada durante as consultas (médica e de enfermagem Rotina já incorporada no cotidiano do serviço

Contempladas todas as mulheres em todos os meses (100%) Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na área da UBS. Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Meta 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Contempladas todas as mulheres em todos os meses (100%) Toda a equipe foi capacitada e conseguimos realizar as orientações em todo o contato com as usuárias:consultas, visitas domiciliares, ou quando as usuárias iam buscar medicamento na USF.

Discussão Vantagens da incorporação do serviço na unidade Houve mudanças na rotina da unidade dando enfoque à prevenção e captação para tentar atingir nossa população alvo; Houve vantagens em termos de prevenção; Incorporação dos ACS na unidade Capacitação da equipe e maior entrosamento. Maior investimento nos registros Maior conhecimento da comunidade sobre funcionamento da UBS Maior número de pessoas sendo acompanhadas e avaliadas Incorporação das ações na rotina da ESF.

DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO NA UNIDADE Sobrecarga do médico do MAIS MEDICO com múltiplas funções; Aceitação parcial por parte das equipes; Interdição parcial da UBS; Não termos ACS no início de todo o processo; 19

Reflexão Crítica Trabalho em equipe Melhor estrutura física; Superação diária; Melhorias para a equipe ; Estender a todas as equipes as ações; Prosseguir com a melhoria no serviço de saúde da unidade.

Referências Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013. 124 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13)

OBRIGADA