O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Projetos de Aprendizagem
Informática na Educação
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
Programa Bolsa Família
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Senarc: atribuições institucionais
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
CAOP-Consumidor (MPPE)
CAOP-Consumidor (MPPE)
Ministério da Educação
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
EDUCAÇÃO: AVANÇOS POSSÍVEIS COM A MELHORIA DA GESTÃO
Avaliação Econômica Programa Excelência em Gestão Gerência de Avaliação de Projetos Recife, novembro de
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Avaliação de Projetos Sociais Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo – USP.
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Projetos Sociais Renan De Pieri C-Micro (FGV) e FECAP Mestrado Unifae, São João da Boa Vista, 23/09/2011.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Formação em Conceitos e Técnicas de Monitoramento e Avaliação para Programas do MDS no âmbito das ações do Plano Brasil sem Miséria (BSM)
“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude”
POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM OUVIDORIAS
Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas Brasília, janeiro de 2013 Inclusão Produtiva Urbana.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Projeto Capacitação online de gestores e conselheiros da saúde Envolvidos: • Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa • Conselhos de Secretárias.
Portal Educacional Clickideia
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Em Cena Arte e Cidadania. Historia - A EM CENA ARTE E CIDADANIA é uma associação Civil sem fins lucrativos - Fundada em 27 de novembro de Com intenção.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
AÇU Lei Número 298, de Art. 9º - O controle social é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação da Política de Assistência.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
Esclarecimentos acerca do TOEFL (proficiência em língua inglesa)
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
BOLSA DE ESTUDO SENAC MINAS. OBJETIVO DO PROGRAMA Oferecer bolsas de estudo para cursos de capacitação e técnicos em vários municípios do Estado.
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Prof. Gabriela LottaEDS Dimensões de Monitoramento e Avaliação Indicadores de Políticas Públicas.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Programa Bolsa Família
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco) A Profoco consiste em um conjunto gratuito de cursos à distância e presenciais com a finalidade.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Halina Amorim Wesley Diógenes.
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
De Bolsas de Estudo Política Senac de Concessão. A Política Senac de Bolsas de Estudo foi criada em 2006 com o objetivo de facilitar o acesso à educação.
Transcrição da apresentação:

O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais Luiz Guilherme Scorzafave Recife, Novembro de 2013

Importância da avaliação Por que aceitamos tomar um remédio quando o médico nos prescreve uma receita? Acreditamos que o remédio terá impacto sobre a doença. Remédio passa por avaliações e testes antes de ser usado em larga escala. E por que não é feito o mesmo com as políticas públicas ou ações sociais? Porque as coisas são feitas na base da “tentativa e erro”? Precisamos mudar essa cultura...

Público Alvo e Requisitos Exigidos Gestores / Coordenadores de ONGs ou OSCIPs; Secretários ou técnicos de secretarias municipais ou estaduais ou federais; Gestores ou técnicos de fundações ou institutos empresariais. Pré requisito: conhecimento básico de Excel e Estatística.

Objetivo do Curso Oferece uma introdução à ferramenta metodológica de mensuração quantitativa dos resultados dos projetos sociais. Capacita o aluno: Numa análise crítica das avaliações quant. e qual.; Na estruturação do projeto para que a avaliação de impacto possa ser realizada; Suporte na contratação e acompanhamento de especialistas em avaliações de impacto futuras. Não visa formar especialistas em avaliação econômica. Não visa formar especialistas em avaliação econômica. Para isso métodos mais sofisticados são exigidos.

Didática do Curso Aulas expositivas + aulas práticas; Aula prática toda em Excel.; Alunos desenvolvem, em grupo, um exercício com a avaliação de um projeto real; Material impresso e digital com todo o conteúdo do curso, incluindo exercícios das aulas práticas; “Estudos de Casos”: avaliações reais e fictícias.

Dificuldades encontradas pelos alunos Abordagem de avaliação nova; Construção de indicadores: Quantitativos; Relação direta com as ações efetuadas; Relação com o objetivo fim do projeto. Base de dados: Existência de indicadores de impacto; Informação sobre o início do projeto; Informação sobre grupo de controle. Tempo de maturação do impacto.

Resultados Visão crítica sobre avaliações realizadas: Monitoramento não é avaliação; Mensuração de crescimento de um indicador não é garantia de impacto (antes e depois). Mais precisão na montagem do banco de dados (cadastro): Preocupação em acompanhar beneficiários (e não beneficiários); Obtenção de indicadores de impacto. Conceito de custo-benefício.

Exemplo: Projeto de Contraturno escolar Objetivo: Aumentar a proficiência do aluno. Público alvo: crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com renda per capita inferior a meio salário mínimo e situação de vulnerabilidade social. Ações: Oficinas lúdicas e acompanhamento escolar. Atendimento odontológico, médico, alimentar, etc. Este exemplo é proveniente de um trabalho de final de curso do Itaú social. O nome das ONGs e dos projetos foram alterados. 8

Caracterização da avaliação de impacto Avaliação não experimental: RESULTADOS devem ser olhados com cautela. GRUPO TRATAMENTO: 104 alunos que participaram do projeto com início em janeiro de 2009. GRUPO CONTROLE: 62 alunos candidatos a participarem do projeto - pertenciam à lista de espera e que não foram chamados. 9

Resultado da avaliação de impacto 16% dos alunos que participaram do projeto foram aprovados POR CAUSA do projeto. 19% dos alunos que participaram do projeto tiveram melhoras nas notas de português POR CAUSA do programa. O programa não teve impacto nas notas de matemática. O programa não teve impacto na freqüência escolar. É interessante colocar que o gestor do projeto já sabia que não ia ter impacto na nota de matemática porque ele tinha conciência que a metodologia adotada no ensino não era boa. Entretanto, tentou trocá-la várias vezes mas o diretor do projeto não aceitava. Com a avaliação ele pode provar que era preciso substituir a metodologia de ensino de matemática, e o diretor do projeto aceitou. Eles também não faziam controle da frequência das crianças à escola. Simplesmente exigiam que estivessem matriculadas no início do ano. Após a avaliação passaram a exigir o atestado de frequência às aulas dado que isso é fundamental para o desempenho escolar. 10

Resultado da avaliação de retorno econômico O custo do programa foi de 607.812,00 reais Valor presente líquido de -395.004,53 reais. Apesar de ter um alto impacto o custo era alto demais e não compensava o investimento. O programa foi reformulado e a assistência médica e odontológica que era fornecida diretamente pelo projeto – maior parcela do custo - passou a ser oferecida pelo SUS, utilizando o posto de saúde próximo já existente. Este é um grande exemplo de como a avaliação pode ser uma importante ferramenta da gestão do programa. 11

Agora Apresentação de exercícios de final de curso: Curso 2012 e 2013 – Parceria FIS com SEPLAG/PE Programa Pernambuco Conduz (2012) Programa de Controle da Tuberculose (2013)