Observações sobre o Projeto Conteúdos Digitais em Cultura e Lingua Portuguesa Carlos H. Marcondes Depto. de Ciência da Informação/UFF

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Terminologia Definicao Construção Exemplos
Advertisements

Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Propriedades de Documentos
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
O IBICT e a Open Archives Initiative
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
A pesquisa como propulsora social dos estudantes: papel no IFES Diretoria de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Programa de Pós-Graduação em Informática
Planejamento geral de um curso
Carlos H. Marcondes Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós- graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense.
Modelagem de Sistemas de Informação
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
Estudos Orientados TI Aula 1
Motivação, retenção do conhecimento e do aluno em um curso de Gestão de TI Mauro Cesar Bernardes Estácio Uniradial – São Paulo.
Docente: Edson Alencar Silva
Eixo 4. Apoio à Economia do Livro Biblioteca Digital Multimídia Eixo 4. Apoio à Economia do Livro Projeto Biblioteca Digital Multimídia.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Atuação do IBICT e os Open Archives
Aula 11: Social Bookmarks. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta.
INTRODUÇÃO x RESUMO herek.com.br.
Vortex 2005.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
APRESENTAÇÃO DO ADMNET Escola de Administração da UFBA Prof. João Dias de Queiroz
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
BIBLIOTECAS VIRTUAIS DISCIPLINA: CONTROLE II PROFESSORA: URSULA BLATMANN Florianópolis, 2005.
Estudos Orientados TI Aula 1 – 2014/1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Engenheiro Projetista ?
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Tópicos de Sistemas de Informação A
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
AS PROFISSÕES DA ÁREA DA COMPUTAÇÃO
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Departamento de informática UNIFESP-EPM Informática em saúde: Desenvolvimento de página da web 1º ano biomédico Carolina de Siqueira Paladi Gabriela Rampazzo.
Esclarecimentos acerca do TOEFL (proficiência em língua inglesa)
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Padrão Interoperável para Objetos de Aprendizagem
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Biblioteca Multimídia/CVSP-Brasil/UNA-SUS. Um ambiente que disponibiliza o acervo de produção científica da ENSP, documentos técnicos para acesso público,
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Aplicando Coleção Welie Utilizando Arquivo de Texto para o Desenvolvimento e Atualização de um Sítio Interativo para Web Rodolfo A. Silva, Fernando H.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação 14 anos O GT1 nos 25 anos da ANCIB e os 60 anos do IBICT.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Observações sobre o Projeto Conteúdos Digitais em Cultura e Lingua Portuguesa Carlos H. Marcondes Depto. de Ciência da Informação/UFF

Quem somos / de onde falamos Professor de TI para cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e pós- graduação em Ciência da Informação Consultor de Projetos Áreas de interesse: bibliotecas digitais, interoperabilidade

Proposta do Projeto Ampliar os conteúdos na Internet em cultura e lingua portuguesa Permitir o que foi chamado federação desses conteúdos Interoperabilidade: agregar valor, ampliar as sinergias múltiplas entre acervos

Observações formais Deixar mais claros os objetivos do Projeto Identificar o cenário futuro, para além das instituições/acervos que desejam aderir agora Identificar casos de uso Identificar os atores previstos. Quais seus papeis?

Requisitos do Projeto Diagnóstico dos acervos existentes Valor cultural Facilidade institucional/tecnológica de ingressarem na Federação Que Coleções?

Interoperabilidade / Federação Pesquisa Múltiplas dimensões: tecnológica, semântica, política Mais funcionalidades, mais dificuldades de integrar a Federação X Mais facilidade de integrar a Federação, menos funcionalidades Maior heterogeneidade, mais difícil a interoperabilidade

Interoperabilidade / Federação Tags META inseridas nas páginas HTML RSS Dublin Core Protocolo OAI-PMH P2P Web Services Quais desses padrões? Para que tipos de instituições? Como integrá-los? Entre que atores/instituições?

Interoperabilidade / Federação O conhecimento é de duas espécies. Podemos conhecer nós mesmos um assunto ou saber onde encontrar informações a respeito Grogan (2001, p. 7), citando Samuel Johnson. Uma fonte referencial pode ser importante, ou pode mesmo ser a única possível…

Considerções finais Interoperabilidade é o ponto crítico Dependendo do cenário futuro, pode ser um problema bem complexo Necessidade de um modelo conceitual que oriente o projeto