Comentários: (1) Bolsa Família, Escolha Ocupacional e Informalidade no Brasil, Barbosa & Corseuil (2013) (2) Does Access to Information Empower the Poor?:…,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Sistema de Indicadores de Percepção Social
Por que Monitorar e Avaliar?
Realidade dos Centros Urbanos
Eurostudent report 2005 Condições socioeconómicas dos estudantes do ensino superior na Europa.
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Rejane Sobrino Pinheiro Tania Guillén de Torres
Pesquisas com dados existentes: análise de dados secundários, estudos suplementares e revisões sistemáticas.
AVALIAÇÃO PNAFE 116ª Reunião Ordinária CONFAZ Foz do Iguaçu, dezembro de 2004.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
dos serviços/processos
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Projeto de saúde e qualidade de vida
Agenda da sustentabilidade
avaliação econômica do Ensino médio profissional
Título? Indicadores de sustentabilidade para APLs de base mineral
O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO
Dimensões da Globalização
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Missão: Definir as políticas, o planejamento, a execução,
Metodologia de investigação CONTRIBUTO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA FILEIRA DA MAÇÃ NO DOURO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Para que a Ética? Faculdade Internacional Signorelli
II Orientação Técnica PCAGP.
Sistema de Indicadores de Percepção Social
Bolsa Família, Informalidade e Escolha Ocupacional no Brasil
AULA 2 Evolução da Proteção Social. AULA 2 Evolução da Proteção Social.
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
Aspectos Metodológicos da Avaliação de Impactos dos Projetos de Investimento no Espírito Santo Roberto M. Iglesias PUC –RJ Junho de 2009.
Aula 5 - Método experimental ou de seleção aleatória
SAÚDE MATERNO INFANTIL
DOCUMENTO PARA “PROJETO DESTAQUE”.
Aproveitar Descontinuidades
ESTUDOS DE CasO ILUSTRAndo O UsO DOS MÉTODOS MISTOS
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde 2011 A IMPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO SOBRE A PNPIC.
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Erros nos resultados da PNAD 2013.
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Apresentação Diagnóstico Social
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira. O que incluir nos custos?  as despesas adicionais que o estudar obriga propinas livros de estudo fotocópias.
Aula 6. Delineamento amostral
PESQUISA DE MARKETING Curso Superior de Tecnologia em Marketing PESQUISA DE MARKETING Umuarama - PR Contagem da População 2007 (IBGE) = habitantes.
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Programa Estadual de DST/Aids SP Paula de Oliveira e Sousa
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Avaliação de Impacto do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR) Claudia Romano Fátima Amazonas, Túlio Barbosa, Hans Binswanger, Alberto Costa, Naércio.
Causas econômicas do desmatamento na Amazônia: evidência empírica dos anos 2000 VIII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica Cuiabá, 05/08/2009.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Avaliação das Políticas de Combate à Fome e à Pobreza Rômulo Paes Secretário de Avaliação e Gestão da informação Ministério do Desenvolvimento Social e.
Trabalho 5 Fernando Baliani da Silva. Banco de Dados Banco de dados escolhido: IPEA – Estimativa de vida ao nascer.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Associação Brasileira
Funções do Orçamento Público
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
Transcrição da apresentação:

Comentários: (1) Bolsa Família, Escolha Ocupacional e Informalidade no Brasil, Barbosa & Corseuil (2013) (2) Does Access to Information Empower the Poor?:…, Skoufias, Narita & Narayan (2013) Miguel N. Foguel (Ipea) Seminário Internacional Itaú de Avaliação Econômica e Projetos Sociais Outubro de 2013

(1) Bolsa Família, Escolha Ocupacional e Informalidade no Brasil Sumário: O que faz o estudo: avalia o impacto do PBF sobre a probabilidade de os chefes (ou cônjuges) de domicílio tornarem-se trabalhadores informais. Metodologia: explora a descontinuidade na elegibilidade etária do programa em relação à idade do filho (mais novo) para comparar os grupos de tratamento (domicílios com filhos de 15 anos, elegíveis) e controle (domicílios com filhos de 16 anos, não elegíveis). Resultados: reporta impactos estatisticamente nulos sobre a probabilidade de interesse.

(1) Bolsa Família, Escolha Ocupacional e Informalidade no Brasil Comentários: Contexto: Valeria a pena discutir o histórico de fiscalização da elegibilidade e de cancelamento dos benefícios. Há alguma evidência da percepção dos beneficiários sobre perder o benefícios? Incentivos: Vale a pena ir para informalidade para receber o benefício do PBF? Qual o diferencial de rendimento na amostra entre formais e informais? Resultados: Todas as estimativas pontuais do impacto são negativas (sendo algumas significativas a 10%), o que indicaria um efeito do PBF de diminuir a informalidade. Robustez: pode fazer para outros anos: – Usando a PNAD de 2004, que também tem o suplemento; – Usando todas as PNADs com base no algoritmo de valores típicos pagos pelo PBF. Efeitos heterogêneos: seria interessante estimar o efeito por gênero e região geográfica.

(2) Does Access to Information Empower the Poor?:… Sumário: O que faz o estudo: avalia o impacto de um programa piloto de empoderamento dos cidadãos via acesso (garantido por lei) a informações públicas de sete governos municipais na República Dominicana. As dimensões de interesse foram: c onsciência da lei e acesso a informações, participação em atividades coletivas, confiança em instituições públicas, satisfação com serviços públicos e condutas de governança (consulta e respeito às prioridades da população). O que fez o programa: atuou tanto sobre a demanda, procurando aumentar a conscientização das comunidades (via organizações sociais locais) sobre o direito de acesso a informação, quanto sobre a oferta, procurando elevar a conscientização dos governos locais sobre a importância de respeitar a lei e auxiliando-os a criar melhores sistemas de informação. Metodologia do estudo: compara antes e depois do programa os municípios tratados com (sete) municípios não tratados semelhantes em características observáveis ao grupo de tratamento (matching com diferenças-em-diferenças). Utiliza pesquisas de campo quantitativas, qualitativas e de implementação do programa. Resultados: mostram que o programa não teve impactos estatisticamente significativos na maior parte das variáveis investigadas. As que parecem ter sido impactadas foram: consulta aos cidadãos sobre decisões de política pública local, confiança nos governos municipais, alguma melhora na satisfação com os serviços públicos locais.

(2) Does Access to Information Empower the Poor?:… Comentários: Metodologia: Compara municípios semelhantes em variáveis observáveis, mas pode haver características não observáveis (p.e., vontade do prefeito ou do partido político dominante na cidade) que influenciam os resultados. Algum histórico político das cidades (houve eleição?) pode ajudar. É possível que tenha havido transbordamento (spillover) do programa entre municípios tratados e não tratados. Mapa? Resultados: O programa não teve impacto sobre a maior parte das variáveis. Seria isso devido à forma de implementação ou ao tipo de programa? Como o programa não teve efeito sobre o conhecimento da lei de acesso à informação, pode-se concluir que o importante é criar condições (canais impessoais de demanda, criação de infraestrutura e capacitação dos servidores, custos mais baixos de acesso) para exercer o direito de acesso à informação? Alguns resultados parecem indicar que o efeito do programa veio do lado da oferta (p.e., governos locais consultam mais os cidadãos), mas o estudo (pesquisa de implementação) reporta que as ações do programa foram melhor implementadas pelo lado da demanda. Quais as lições a extrair?

(2) Does Access to Information Empower the Poor?:… Comentários: Metodologia: Ao invés da simples comparação das médias das características dos dois grupos, os testes de balancemento poderiam ser feitos mais eficientemente (menor variância) com base em regressões que incluam dummies dos blocos de pares do municípios pareados (matched).