CBS Confederação Brasileira de Surdos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leis e Decretos SurdEZ.
Advertisements

QUEM É O FONOAUDIÓLOGO? FONOAUDIÓLOGO é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas.
Libras Língua Brasileira de Sinais.
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
Portal do Professor SEED/MEC
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E INCLUSÃO LETRAS/LIBRAS VIRTUAL
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Deficiente Auditivo e Surdo.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
SURDOS-MUDOS E MÁQUINAS DE TRADUÇÃO
AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS
um desafio contemporâneo
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
POLÍTICAS E AÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Informações Sobre a Comunidade Surda
MODELO SOCIAL...desvantagem ou restrição de atividade provocada pela organização social contemporânea, que pouco ou nada considera aqueles que possuem.
PROJETO Comunicação em Libras com as Familias
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Diálogo entre dois mundos perceptivos
Lucia Kubiak Leitura aos Portadores de Necessidades Especiais Auditiva
Prof. Orlando Miranda Júnior
Universidade Federal do Pará Campus Universitário do Marajó/Soure Programa LIBRAS para todos O Papel do Tradutor/Intérprete de LIBRAS/Português/LIBRAS.
LÍNGUA DE SINAIS NO IF-SC: PROPOSTA DE PLANIFICAÇÃO LINGUÍSTICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A função do professor interlocutor
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
Inclusão do Surdo em Escolas Regulares
CompetÊncias Profissionais
THE VISION OF THE DEAF FROM IPIAU (BA, BRAZIL)
DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.
MiniCurso Básico de Libras
Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Convívio com Igualdad es Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Quem Sou Eu? Olá! Sou Profª.: Gleide Castro, ministrante da disciplina Língua Portuguesa/curso de Letras; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Educação Especial: Surdez
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
''4578uy5dwq'a 0==9 PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO TEORIAS EM AÇÃO Silvana De Negri Silvana De Negri.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
NADA SOBRE NÓS SEM NÓS Regiane Lucas Garcêz
Equipe responsável pela produção
Professora: Mércia Soares
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
Campina Grande Outubro 2015
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
As Perspectivas do Mercado de Trabalho para o Professor de Língua Inglesa Cecília Hartt.
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
DEFICIENCIA AUDITIVA.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

CBS Confederação Brasileira de Surdos Explanação sobre a Imm CBS Confederação Brasileira de Surdos

Confederação Brasileira de Surdos A CBS é uma entidade filantrópica que tem como missão a educação da criança Surda, assim como a instrução do indivíduo Surdo, independente de sua idade, para a plena inserção na sociedade ouvinte.

Público atendido - Surdos (familiares e amigos); Entidades governamentais e não governamentais; Escolas privadas e públicas, que atendam alunos Surdos; Profissionais envolvidos com a Comunidade Surda.

Explanação sobre a Imm Libras e CIDADANIA

Os Surdos e Deficientes Auditivos no Brasil: Segundo resultado do censo do IBGE 2000, temos 5.735.099 Surdos no Brasil. Em nossa região com população de 17.905.134 habitantes encontramos 662.900 Surdos.

Surdos e ouvintes Educação Saúde Trabalho Cultura Lazer A integração das comunidades ouvintes e Surdas é necessária para que os deficientes auditivos tenham acesso a plena cidadania: Educação Saúde Fase de mais rápido desenvolvimento humano fora o período pré e neonatal. Também um período muito perigoso. Trabalho Cultura Lazer

Educação - Escolas de Surdos; - Escolas inclusivas; - Metodologia específica; - Professores capacitados; - Material didático adaptado; - Presença de intérpretes;

Saúde Presença de uma pessoa Surda para as todas as informações sobre a Surdez; Criação de campanhas de saúde direcionadas ao público Surdo; Capacitação de profissionais para o atendimento em Libras: • Médicos; • Fonoaudiólogos; • Enfermeiros; • Psicólogos; • Assistentes sociais. Fase de mais rápido desenvolvimento humano fora o período pré e neonatal. Também um período muito perigoso.

Trabalho Acesso ao mercado de trabalho; - Conscientização dos empregadores; - Atuação em cargos administrativos e não somente em linhas de produção; Os Surdos são capazes de falar, pensar, trabalhar. Fase de mais rápido desenvolvimento humano fora o período pré e neonatal. Também um período muito perigoso.

Cultura Presença de monitores em museus; Campeonatos e atividades esportivas; Organização de atividades orientadas; Artesanato; Teatro próprio para Surdos; Cinemas, com filmes estrangeiros e brasileiros com legendas. Fase de mais rápido desenvolvimento humano fora o período pré e neonatal. Também um período muito perigoso.

Cultura Surda e Cultura Ouvinte: Libras – comunicação gestual visual Programas de TV em Libras Teatro Piadas Esportes Festas Comemorativas TDD Internet – MSN Celular (digital) TV com Close Caption Filmes com legenda Jornal Visual (notícias TV) Videoteca (fitas de vídeo em Libras) Cultura Ouvinte: Português – comunicação oral auditiva Programas de TV Teatro Piada Música Carnaval / Discoteca / Show Telefone Internet – MSN Celular (com voz) TV (com voz) Filmes dublada Jornal e Rádio Biblioteca (leitura da língua portuguesa) Fase de mais rápido desenvolvimento humano fora o período pré e neonatal. Também um período muito perigoso.

A solução é a integração das duas comunidades: Sociedade Ouvintes Português UNIÃO Fase de mais rápido desenvolvimento humano fora o período pré e neonatal. Também um período muito perigoso. Libras Surdos

O que é língua? É o conjunto das palavras e expressões, faladas ou escritas, usadas por uma nação. A língua de uma nação, o idioma, possui sua própria estrutura, dividindo-se em: sintaxe, fonologia, morfologia, semântica e pragmática.

O que é Libras? • Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais. • A Libras não é universal. Cada país tem a sua própria língua de sinais. • Percepção visual e as expressões faciais e corporais são os fatores fundamentais da Língua Brasileira de Sinais.

O que é Libras? Libras é a primeira língua dos Surdos. É uma língua natural e muito rica em seus diversos níveis lingüísticos. A Libras possui 5 parâmetros: - Configuração de mão; - Ponto de articulação; - Movimento; - Orientação; - Expressão facial e/ou corporal.

O Curso de Libras A CBS oferece cursos de Libras para professores, profissionais da educação, saúde e quaisquer outros interessados.

Lei 10.436 de 24 de Abril de 2002 A Libras é reconhecimento no Brasil como meio legal de comunicação e expressão. A Lei manda que esse componente curricular seja incluído nos cursos de formação de professores e de Fonoaudióloga, Pedagogia, Licenciatura Plena e Letras. Decreto 5.626/2005 regulamenta a lei nº 10.436 de 24 abril de 2002, que dispoe sobre a língua de sinais brasileira – Libras, e o art.18 de lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000

O Curso de Libras: Dividido em 7 módulos: • Básico (3) • Intermediário (2) • Avançado (2)

Ouça a voz do coração, escute um Surdo ! Por quê fazer o curso? Ouça a voz do coração, escute um Surdo ! • Mobilização social • Destaque profissional • Versatilidade em comunicação • Atuação como intérprete

CBS Saiba mais Confederação Brasileira de Surdos Presidente: Alvanir da Costa Melo Lima www.cbsurdos.org.br