ASSÉDIO MORAL ENTRE ALUNOS

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Transcrição da apresentação:

ASSÉDIO MORAL ENTRE ALUNOS BULLYING ASSÉDIO MORAL ENTRE ALUNOS

Conceituação: Bullying não é fácil de definir. Algumas vezes envolve bater, empurrar ou chutar. Mas ameaças, gozações e zombarias são mais comuns e podem causar grandes danos. Conceituação:

Bullying é uma violência continuada, física ou mental, praticada por um indivíduo ou grupo, diretamente contra um outro indivíduo que não é capaz de se defender por si só, na situação atual. Conceituação:

Bullying são atos repetitivos de intimidação, deliberados, de um indivíduo mais forte contra outro mais fraco, objetivando dominação. Pode ser físico, verbal, emocional, racista ou sexual. Conceituação:

Bullying é uma forma de abuso de poder, de crianças contra crianças. Conceituação:

Sinonímia: Assediar Desmoralizar Oprimir Desvalorizar Dominar Vexar Constranger Injuriar Desmoralizar Desvalorizar Depreciar Hostilizar Atormentar Perseguir

Sinonímia: Intimidar Provocar Ameaçar Ofender Atormentar Tiranizar Abusar Excluir Ridicularizar Fragilizar Estigmatizar Aterrorizar Sinonímia:

A Escola, os Professores. “A escola tem a chave para o sucesso das ações de prevenção e controle do bullying.”

A Escola, os Professores. Incidência: Bullying na escola é muito mais comum do que pensam professores e pais. Bullying não é um problema novo, mas a sua extensão só começou a ser pesquisada e divulgada nos últimos anos. A Escola, os Professores.

A Escola, os Professores. Pesquisas recentes (2002) divulgadas na Inglaterra demonstraram que o bullying na escola é a maior preocupação dos pais, à frente da qualidade e dos, métodos de ensino. A Escola, os Professores. Incidência:

A Escola, os Professores. Todas as escolas devem se esforçar para prevenir e controlar o bullying, porque nenhuma escola está imune ao bullying. O primeiro passo é avaliar o entendimento que pais, alunos e professores têm sobre bullying e a freqüência com que o mesmo ocorre na visão dos alunos e dos professores. A Escola, os Professores. Incidência:

A Escola, os Professores. “É nas escolas que dizem, aqui não há bullying, que você provavelmente encontrará bullying.” A Escola, os Professores.

Fatores ligados à escola que merecem mais destaque: Três níveis de prevenção Enfocar as vítimas, as testemunhas silenciosas (que também sofrem e os agressores.

Fatores ligados à escola que merecem mais destaque: * Pais, alunos e toda a escola deve sempre estar envolvidos nessa prática. Fatores ligados à escola que merecem mais destaque:

Fatores ligados à escola que merecem mais destaque: * Conhecimentos sobre bullying pelos professores e demais funcionários é indispensável. * O bullying ocorre onde não há supervisão. Fatores ligados à escola que merecem mais destaque:

Mitos e Equívocos: O bullying é implicância de criança. O bullying não afeta as crianças. O bullying não traz conseqüências para a vida das crianças (bullycide). Os casos de bullying vêm aumentando em todos os países.

Mitos e Equívocos: O agressor agride porque foi abusado na infância. O bullying termina quando os alunos saem do fundamental ou do segundo grau (Assédio moral no trabalho). Mitos e Equívocos:

A criança que conta que alguém está praticando bullying com ele é delator. A criança que sofre bullying deve retaliar (Lei da Selva). A culpa é da vítima. A vítima é fraca, impopular, sensível demais. Mitos e Equívocos:

Passar pelo bullying torna a criança mais forte e preparada para a vida. A criança que conta que está sofrendo com o bullying é fofoqueira. * Esqueça, isso passa! Não vai sair falando por aí! Mitos e Equívocos:

Mitos e Equívocos: Crianças devem enfrentar o bullying como homens. Crianças devem resolver o problema do bullying por si próprias. O bullying é um ritual de passagem normal entre crianças e adolescentes. O bullying é uma situação inevitável. Você deve aceitá-lo. Mitos e Equívocos:

Mitos e Equívocos: Na nossa escola não há bullying. O bullying não é importante. Temos problemas mais prioritários nessa escola. Se aparecer casos de bullying vamos pensar no problema. O problema é dos pais. O problema é das crianças. Mitos e Equívocos:

Prevenção Terciária (intervenção): Escola Agressores Vítimas Testemunhas silenciosas Pais

“A intolerância, a ausência de parâmetros que orientem a convivência pacífica e a falta de habilidade para resolver os conflitos, são algumas das principais dificuldades detectadas no ambiente escolar. Atualmente, a matéria mais difícil da escola não é a matemática ou biologia; a convivência, para muitos alunos e de todas as séries, talvez seja a matéria mais difícil de ser aprendida”. Cléo Fante.

Obrigada.