Histórico da Educação Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Meio ambiente e desenvolvimento
Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
O que é Educação Ambiental?
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Código
Consciência Ambiental.
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
O Que é Meio Ambiente??.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Manejo de Recursos Naturais
CIÊNCIAS DO AMBIENTE A ENGENHARIA E O MEIO AMBIENTE
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
a FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA “A criação geme em dores de parto”
Público Escola.
Histórico da Educação Ambiental
Ecologia Educação Ambiental Histórico.
Profª: Cristiane M. Zanini
MEIO AMBIENTE É FRATERNIDADE
A Questão Ambiental.
Política Pública Ambiental Brasileira
FATORES HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
Palestra Meio Ambiente.
Se limitava a se relacionar apenas às condições naturais.
Urbanização Brasileira
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
Para uma visão marxista das relações internacionais
“Pensar Globalmente... Agir localmente”
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
GESTÃO SÓCIO AMBIENTAL Prof.ª Edna Santos
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Maria Luzia De Mello DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E IMPACTO AMBIENTAL.
Desenvolvimento sustentável
Educação Ambiental & Sustentabilidade
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil ao longo de aproximadamente 455 anos de sua existência, contra os mais de.
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
IV 30 de Setembro de Feira de Ciências Tecnologia e Vida
Ecologia e relações internacionais
PROF. FRED COSTA. O Brasil chegou a Ano Internacional das Florestas, como o segundo país do mundo, em termos absolutos, com mais áreas de florestas.
A intervenção do ambientalismo internacional na Amazônia
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - DEFINIÇÕES
Lei 6902/81 Bruno Custódio Bruno Ribeiro Felipe Bernini
Fatores que levaram a uma crise ambiental na Europa e no mundo: 1) Visão de que os recursos naturais eram inesgotáveis e renováveis. 2) Revolução Industrial.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Meio Ambiente: “ É o conjunto de condições, influências e interações de ordem física, cultural e artificial que permite, abriga e rege a vida em todas.
Histórico da Educação Ambiental
Globalização e Meio Ambiente
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Urbanização.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Histórico da Educação Ambiental Anos 60 Preocupação com o Ambiente Preocupação com o Ambiente Restringia-se a um pequeno número de estudiosos e apreciadores.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Histórico da Educação Ambiental Anos 60 Histórico da Educação Ambiental Preocupação com o Ambiente Restringia-se a um pequeno número de estudiosos e apreciadores da Natureza Espiritualistas, naturalistas e outros

Neste período o Brasil recebia a visita de ilustres naturalistas Ao publicar seu livro Origem das Espécies, Darwin foi o primeiro cientista a enriquecer o conhecimento humano desvendando algumas verdades sobre a origem da humanidade e da natureza Foto de Darwin Darwin havia descoberto a LEI DA NATUREZA através de seu trabalho meticuloso e numerosas observações inteligentes.

Na época Uma excessiva preocupação com aspecto meramente descritivos do mundo natural. zoomorfologia Botânica As interrelações eram pouco abordadas e a noção do todo ficava a análises filosóficas.

Botânica

Percebendo uma lacuna, o biólogo Ernst Haeckel - 1869 Propôs o vocábulo “Ecologia” Estudos de tais relações entre as espécies e destas com o meio ambiente.

Patrick Geddes, escocês, considerado o “Pai da Educação Ambiental” Preocupação Os efeitos da Revolução Industrial, iniciada em 1779, na Inglaterra; Urbanização - Conseqüências para o Ambiente Natural O intenso crescimento econômico Pós-guerra acelerava a Urbanização Sintomas da perda da qualidade ambiental em diversas parte do mundo.

As cidades estão cada vez mais estranguladas e congestionadas com tantos veículos. Esta foto foi tirada do oitavo andar do prédio do Ibama, no Rio de Janeiro, mostrando a Avenida Primeiro de Março tomada principalmente pelos ônibus. Problemas ambientais http://www.jornaldomeioambiente.com.br/editor/vilmar_fotos/index.asp

Problemas ambientais O sentimento de revolta mistura-se com o de impotência diante de aves com suas penas cheias de óleo provocado pelo segundo acidente no mesmo duto da Petrobrás, em 18 de fevereiro de 1999, na Baía de Guanabara. Vilmar ajudou a coordenar grupos de voluntários que atuaram na captura das aves; (crédito da foto: Paulo Chafim)

Na Lagoa de Piratininga, em Niterói, RJ, Vilmar se une à ONG Lagoa Viva para denunciar a morte de aves silvestres vítimas da intensa poluição; Problemas ambientais http://www.jornaldomeioambiente.com.br/editor/vilmar_fotos/index.asp

O lixo flutuante na Baía de Guanabara Problemas ambientais http://www.jornaldomeioambiente.com.br/editor/vilmar_fotos/index.asp

No Brasil, André Rebouças, propusera a criação dos parques nacionais da Ilha do bananal e de Sete Quedas

No mesmo ano políticos brasileiros, no que tange a gestão ambiental Anunciar a Criação de Unidades de Conservação Parques nacionais; Estações ecológicas; Reservas biológicas; Sem dar a estrutura p/ o seu funcionamento, deixando-as apenas “no papel”.

Primeira grande catástrofe ambiental Sintoma da inadequação do estilo de vida do ser humano. Ar densamente poluído de Londres(Smog), provocaria morte de 1.600 pessoas desencadeando Processo de sensibilização sobre a qualidade ambiental na Inglaterra; Aprovação da lei do Ar puro pelo Parlamento em 1956. Desencadeou uma série de discussões entre outros países, acelerando o surgimento do ambientalismo nos Estados Unidos a partir de 1960.

A década de 60 começava, exibindo ao mundo as conseqüências do modelo de desenvolvimento econômico adotado pelos países ricos. Níveis crescentes de poluição atmosférica nos grandes centros urbanos Los Angeles, Nova Iorque, Berlim, Chicago, Tóquio e Londres. Principalmente Rio envenenados por dejetos industriais Tâmisa, Sena, Danúbio, Mississípi e outros;

O Rio tâmisa- Ao fundo o Parlamento Britânico e o Big Bem. Londres Londres é uma cidade de fortes tradições, capital do Reino Unido. Uma metrópole com cerca de 7,4 milhões de residentes. A cidade de maior influência política e econômica nos séculos 18 e 19. Durante a Segunda Guerra Mundial foi fortemente bombardeada pelos alemães, causando muita destruição. O Rio tâmisa- Ao fundo o Parlamento Britânico e o Big Bem.

Londres Nesta imagem vemos uma equipe de policiais remando no Rio Tâmisa no meio de uma tempestade.

O furacão Elena fotografado pela NASA em 1985, no Golfo do México O furacão Elena fotografado pela NASA em 1985, no Golfo do México. O furacão, que apresentava uma velocidade de vento que excedia 177km/h, dissipou-se finalmente no Mississipi.

Ocasionando Perda da cobertura vegetal da terra; Ocasionando erosão Perda da fertilidade do solo; Assoreamento dos Rios; Inundações e pressões crescentes sobre a biodiversidade

Clássico na história do movimento ambientalista mundial. 1962 – Jornalista Americana Rachel Carson lançava o livro – Primavera Silenciosa - 44ª Edição Clássico na história do movimento ambientalista mundial. Desencadeando uma grande inquietação internacional e discussões nos diversos foros. Tais inquietações chegariam a ONU, seis anos depois – delegação da Suécia – chamaria a atenção p/ comunidade internacional p/. Crescente crise do ambiente humano – necessidade de uma abordagem globalizante p/ busca de soluções – problemas ambientais

Em 1973- A Presidência da República criaria, no âmbito do Ministério do Interior, A Secretaria Especial do Meio Ambiente - Sema Professor Paulo Nogueira Neto - titular dessa secretaria – de 1973 a 1986 Deixando como legado as bases das Leis ambientais – Estabeleceu o programa das Estações Ecológicas (pesquisa e preservação)

1975 – em Belgrado Iugoslávia - O Encontro Internacional de educação Ambiental – congregando especialistas de 65 países. Foram formulados princípios e orientações para um programa internacional de educação Ambiental. Deveria ser contínua; Multidisciplinar; Integrada as diferenças regionais Voltada para os interesses nacionais.

Discussão terríveis disparidade entre os países Gerou nesse encontro a Carta de Belgrado Expressava a necessidade do exercício de uma nova ética global que proporcionasse Erradicação da Fome; da pobreza; do analfabetismo; da poluição; e da dominação e exploração humana

Força da pressão dos órgãos ambientais, a disciplina “Ciências Ambientais” passaria ser obrigatória nos cursos de Engenharia. E diversos cursos voltados a Área Ambiental Os órgãos Ambientais passariam a intensificar suas ações educativas, com destaque Companhia de tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb) Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Feema) Superintendência dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente do Estado do Paraná (Surhema) Companhia Pernambucana de Controle da Poluição Ambiental e Administração de Recursos Hídricos (Cprh) e outros.

Primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental 14 a 26 de Outubro de 1975, em Tbilisi, na Georgia (ex-União Soviética) Primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental Contribuiu p/ precisar a Natureza da Educação Ambiental, definindo seus princípios, objetivos, características...

Para o desenvolvimento da Educação Ambiental, foi recomendado que se considerassem todos os aspectos que compões a questão ambiental Aspectos políticos; Sociais; Econômicos; Científicos; Tecnológicos; Culturais; Ecológicos; Éticos Reorientação e articulação de diversas disciplinas e experiências educativas, que facilitassem a visão integrada do ambiente

Promover a compreensão da existência e a importância da Educação Ambiental Teria como Finalidade Promover a compreensão da existência e a importância da política social econômica interdependência sociedade ecológica

Proporcionar a todas as pessoas a possibilidades de Adquirir: Conhecimentos – Valores - interesse ativo Atitudes necessárias para proteger e melhorar a qualidade ambiental

Educação Ambiental Induzir novas formas de condutas nos indivíduos, nos grupos sociais e na sociedade em conjunto, tornando-a apta a agir em busca de alternativas de soluções para os problemas ambientais, como forma de elevação da suas qualidade de vida