FACULDADE AÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REUNIÃO UNIFICAÇÃO FINANCEIRA
Advertisements

AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
Demonstrações Contábeis
O PASSIVO E SUA MENSURAÇÃO.
© 2010 IFRS Foundation 1 BNDES-IFRS Foundation Seminário IFRS para PMEs Tópico 1.7 Avaliação e Debate Seção 23 Receitas e Apresentação de Demonstração.
Custos ... afinal, o que é isto?
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
Fundamentos da Proteção Financeira
Revisão das Normas Contabilísticas
IRPJ Lucro Real.
Capítulo 9 Escrituração Contábil
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II
Teoria da Contabilidade
Teoria da Contabilidade
Função Estrutura Elementos
Balanço Função Estrutura.
Curto Prazo Profa. Mayla Costa.
1 Comércio Exterior. Objetivos Alertar para o risco de mercado associado às operações de comércio exterior Apresentar os principais instrumentos utilizados.
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Fundamentos da Proteção Financeira
IAS 37 – Provisões, Passivos e Ativos Contingentes
1.
Ajuste a Valor Presente CPC 12
REUNIÃO CENÁRIOS PROCEDI ORIENTAÇÕES DAS PROVISÕES PARA O ENCERRAMENTO DO CONVÊNIO FIRMADO ENTRE O INMETRO E A RBMLQ-I.
Professora Verônica Souto Maior Monitora Priscilla Melo
Conversão em Moedas Estrangeiras
ATIVOS E PASSIVOS CONTINGENTES
Transferência de Risco de Longevidade
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. TRATAMENTO CONTÁBIL APLICÁVEL AOS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES.
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I
Unid. 4 – Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas
PATRIMONIO PATRIMÔNIO AULAS 5 E 6
4º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PLANOS ODONTOLÓGICOS IN CONJUNTA DIOPE/DIPRO PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE RISCOS E DOENÇAS – ASPECTOS CONTÁBEIS FABIO.
Universidade Federal do Espírito Santo
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL.
Leases (IAS 17) A IAS 17 determina os procedimentos contábeis a serem adotados pelas empresas arrendadoras e arrendatárias com relação às transações.
CONTABILIDADE INTRODUTÓRA
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC
Formação à distância Revisão das Normas Contabilísticas DIS 2812 outubro 2012 Graça Azevedo e Jonas Oliveira.
TESTE DE IMPAIRMENT Prof. Alessandro.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC
TEORIA DA CONTABILIDADE
Contabilidade II Controle de estoques - permanente
TEORIA DA CONTABILIDADE PROF. ALVARO
Contabilidade II Devedores duvidosos
AUDITORIA Obrigações Geralmente compreendem os seguintes grupos de contas: empréstimos, fornecedores, IR/CSLL e outros impostos, salários a pagar e encargos.
REAVALIÇÃO DE ATIVOS Prof. Alessandro.
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 25
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
Provisões x Perdas Estimadas
Grupo Apresentador: Edcléia Inês Jean
Normas Internacionais de Contabilidade para PMES
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Aula 01.
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Mensuração de Passivos
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
Data Aprovação:03/12/2010 Data Divulgação:16/12/2010 IASB:IFRS 1 CPC 43 (R1) ADOÇÃO INICIAL DOS PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS CPCs 15 A 41 Aprovações dos Reguladores:
PROF. ARTHUR NEIVA NEVES, MsC FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ARTHUR NEIVA NEVES PROF.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
ATIVO INTANGÍVEL CPC – 4 Prof. Patrício Baionco 2010.
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
Provisões, Passivos e Ativos Contingentes
 Devemos fazer a estimativa de perdas em contas a receber, valor este que representa a incerteza no recebimento dos valores.  As despesas provenientes.
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA - IPA
Regime de Competência. Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do seu fator gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos. Receitas.
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
Prof. Ricardo Alonso Gonzalez
Transcrição da apresentação:

FACULDADE AÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ALINE WANZUITA GIOSELE CRISTIANI NUNES ALBERTON RICARDO LUIS CECHET

Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes CPC-25

Aplicação Este CPC deve ser aplicado por todas as entidades na contabilização de provisões, e de passivos e ativos contingentes,

Ativo Ativo é um recurso controlado pela empresa como resultado de eventos passados e do qual se espera que futuros benefícios econômicos resultem para a empresa.

Passivo É uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

Provisões Provisão é um passivo, uma obrigação presente na empresa de prazo ou de valor incertos.

Provisões Uma provisão deve ser reconhecida quando, a entidade tem uma obrigação presente, sendo ela legal ou não formalizada, como resultado de evento passado; quando seja provável uma saída de recursos para liquidar a obrigação; e quando possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

Provisões O valor reconhecido como provisão deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para liquidar a obrigação presente na data do balanço, ou seja, o valor que a entidade pagaria para liquidar a obrigação na data do balanço.

Contigência Neste Pronunciamento Técnico o termo “contingente” é usado para passivos e ativos que não sejam reconhecidos porque a sua existência somente será confirmada pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob o controle da entidade.

Contigência As contingências dependem de um evento futuro para serem consideradas ganho ou perda, e que, embora ambas precisem ser devidamente observadas, apenas as contingências resultantes de prováveis perdas para a empresa, é que devem ser registradas como um passivo.

Ativo contigente É um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

Passivo contigente Passivo contingente é uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de eventos futuros incertos não totalmente sobre controle da entidade; ou uma obrigação presente que resulta de eventos passados.

Ativo contingente

Passivo contingente

Exemplo Um fabricante dá garantia no momento da venda aos clientes de suas três linhas de produtos. De acordo com os termos da garantia, o fabricante se responsabiliza pelo reparo ou substituição de itens que não funcionem adequadamente por dois anos a partir da data da venda. Na data do balanço, uma provisão de $ 60.000 foi reconhecida

Exemplo A provisão não foi descontada, pois o efeito do desconto não é material. A seguinte informação é divulgada: Uma provisão de $ 60.000 foi reconhecida para as reclamações esperadas relativas às garantias de produtos vendidos durante os últimos três anos. Espera-se que a maioria desse desembolso seja incorrida no próximo ano, e a totalidade será incorrida dentro de dois anos após a data do balanço.