Universidade Federal de Pelotas

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Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas

Enfª Adriana Ferreira da Conceição Apresentação do TCC UBS Sagrada Família Enfª Adriana Ferreira da Conceição

Introdução O programa de Puericultura trata do acompanhamento de crianças de até dois anos com ênfase no crescimento e desenvolvimento; A Puericultura era pouco conhecida Havia a necessidade de melhorar a qualidade do serviço

Introdução Município Sagrada Família – RS, desde 20/03/1992 Localizado na Região do médio alto Uruguai; 2.595 habitantes (IBGE, 2010) 53 crianças entre 0 e 24 meses (SIAB, 2012) Possui uma UBS e ESF Referência hospitalar

Introdução O município possui um laboratório de análises clínicas e um aparelho de ECG A UBS está localizada na área urbana Atendimento misto Composição da equipe NAAB e CRAS

Introdução Situação da ação programática antes da intervenção: Registros inadequados Desconhecimento sobre o Programa Baixa adesão Acolhimento Baixa cobertura de aleitamento materno

Objetivos Geral: Melhorar o serviço de puericultura em crianças de 0 a 24 meses da UBS Sagrada Família

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura do programa de puericultura Melhorar a adesão à puericultura Melhorar a cobertura vacinal das crianças de 0 a 24 meses Melhorar a qualidade do atendimento à criança

Objetivos Específicos Aumentar a cobertura de aleitamento materno exclusivo Promover a alimentação saudável Mapear as crianças de risco da área de abrangência

Metodologia Ações Realizadas: Mapeamento de todas as crianças entre 0 e 24 meses de idade Identificação das crianças que tem acompanhamento da puericultura Confecção e entrega dos convites para a puericultura

Ações Realizadas Busca ativa das crianças faltosas às consultas e/ou com vacinas em atraso Engajamento público Capacitação da equipe Melhoria do acolhimento para as crianças e mães Organização da demanda programada

Ações Realizadas Atividade educativa na comunidade Informação e incentivo sobre o aleitamento materno As crianças foram colocadas para mamar já na primeira consulta Informação para as mães de crianças entre 6 e 24 meses de idade quanto ao preparo e escolha dos alimentos

Ações Realizadas Avaliação e classificação de risco das crianças entre 0 e 24 meses de idade Agendamentos prioritários às crianças com classificação de risco

Logística Protocolo de saúde da criança do Ministério da saúde, 2002 Reestruturação dos registros das consultas Capacitação da equipe para implementar a intervenção Foi criando o dia da puericultura

Logística Visitas domiciliares Entrega dos convites em domicílio Divulgação do programa Atividade educativa na comunidade

Resultados Meta: Aumentar a cobertura do programa de puericultura. Indicador I: Proporção de crianças moradoras no território e cadastradas no programa.

Resultados Meta: Captar 100% das crianças de 0 a 24 meses que não fazem puericultura na UBS, nem em outro serviço. Indicador II: Proporção de crianças que não fazem puericultura em nenhum serviço.

Resultados Meta: Realizar a busca ativa de 100% das crianças faltosas. Indicador III: Proporção de crianças com atraso no atendimento de acordo com os períodos preconizados pelo protocolo.

Resultados Meta: Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. Indicador IV: Proporção de crianças com vacinação em dia de acordo com a idade.

Resultados Meta: Avaliar crescimento (peso, altura) e desenvolvimento (parte neuromotora) em 100% das crianças.

Resultados Meta: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças entre 6 e 18 meses de idade. Indicador VIII: Proporção de crianças com suplementação de ferro.

Resultados Meta: Identificar 100% das crianças com risco para morbidade/ mortalidade (baixo peso ao nascer, prematuridade, alterações do crescimento, desnutrição). Indicador X: Proporção de crianças com avaliação de risco.

Discussão Importância da intervenção para a equipe: Propiciou a discussão do programa entre a equipe; Capacitação; Integração multiprofissional; Reconhecimento profissional.

Discussão Importância da intervenção para o serviço: O programa tornou-se mais conhecido; Transformou-se em um projeto da UBS; Melhoria do acolhimento e dos registros; Propiciou a avaliação dos indicadores; Melhorou os indicadores; Acolhimento.

Discussão Importância da intervenção para a comunidade: Reconhecimento do serviço Aumento do vínculo Propiciou maior acompanhamento das crianças com avaliação de risco Detecção precoce de anormalidades

Discussão Incorporação da intervenção à rotina do serviço: Novas visitas às mães que ainda não aderiram a puericultura Visita às mães em seus ambientes de trabalho; Pactuar com o secretário a facilitação do acesso à algumas mães

Discussão Ampliar a divulgação do serviço Ampliar a faixa da população alvo para até 72 meses de idade

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e na implantação da intervenção Expectativas iniciais: Insegurança quanto ao curso; Satisfação pela oportunidade; Possibilidade atualização na minha área de atuação.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e na implantação da intervenção Significado do curso para minha prática profissional e aprendizados mais relevantes: Troca de idéias e experiências; Olhar crítico para UBS; Proporcionou planejar e avaliar; Revisão de literaturas; Melhorou a integração da equipe; Autonomia para desenvolvimento das atividades e melhor organização do tempo.

“Quando tiver algum problema, faça alguma coisa “Quando tiver algum problema, faça alguma coisa! Se não puder passar por cima, passe por baixo, passe através, dê a volta, vá pela direita, vá pela esquerda. Se não puder obter o material certo, vá procurá-lo. Se não puder encontrá-lo substitua-o. Se não puder substituí-lo, improvise. Se não puder improvisar, Inove. Mas acima de tudo, faça alguma coisa!! Há dois gêneros de pessoas que nunca chegam a lugar nenhum: as que não querem fazer nada e as que só inventam desculpas. Nossas dúvidas são traidoras, e nos fazem perder o bem que sempre poderíamos ganhar, por medo de tentar.” William Shakespeare