Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição

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Transcrição da apresentação:

Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição A construção do processo pedagógico no Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde da Escola GHC: estratégias de avaliação dos modos formativos Andiara Cossetin, Renata Pekelman, Edelves Rodrigues Vieira, Ana Celina Souza, Pedro Papini e Fernanda Mattioni. Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição Novembro, 2012.

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO Vinculado ao Ministério da Saúde, com 7.913 trabalhadores de saúde. Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital da Criança Conceição, Hospital Fêmina e Hospital Cristo Redentor; Serviço de Saúde Comunitária: 12 Unidades do Saúde, 03 Centros de Atenção Psicossocial e Consultório de Rua; Unidade de Pronto Atendimento 24 horas; Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde -Escola GHC.

ESCOLA GHC NÚCLEO DE ATENÇÃO EM SAÚDE Técnico em Registros e Informações em Saúde: 1.200h Técnico em Enfermagem:1600 h Técnico em Saúde Bucal:1440 h Técnico em Agente Comunitário de Saúde: 1400h.

Curso Técnico em ACS Estratégico: articulação de instituições de ensino e descentralização dos processos de formação profissional para os municípios. Inovador no Rio Grande do Sul: 1ª turma de Técnicos Agentes Comunitários de Saúde. Formação no âmbito do trabalho. Período: Agosto de 2011 a janeiro de 2013.

- Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde- Escola GHC Parceria interinstitucional: - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)- certificação - Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde- Escola GHC - Prefeitura Municipal de Gravataí

Organização do curso Carga horária total: 1400h. Eixos e Unidades temáticas. Semestre I/2011: aulas mensais concentradas -1 semana manhã e tarde. Semestres II e III/2012- aulas semanais nas segundas e quartas-feiras.

Equipe de trabalho A equipe de trabalho acompanha 60 Agentes Comunitários de Saúde divididos em 02 turmas; Enfermagem, medicina, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia, serviço social e nutrição. 02 coordenadoras, 02 oficineiros e 11 facilitadores; 02 a 03 Facilitadores pedagógicos por turma; Supervisores;

Eixo I: Contextualização, aproximação e dimensionamento do problema. Carga horária : 400 h Unidade 1 - Conhecendo a Comunidade 2- Conhecendo a Política de Saúde 3- Conhecendo o Perfil do ACS e seu Processo de Trabalho 4- Cadastrando as Famílias e Planejando as Ações.

Atividades de concentração Facilitadores e ACS em uma relação pedagógica de construção coletiva de saberes a partir de cada tema problematizado. Sessões de cinema, dramatizações, grupos.

Atividades de dispersão Diário de campo, leitura de textos junto as equipes, pesquisa de dados sobre saúde e realidade local . Acompanhadas pelo supervisor de campo.

Eixo II: Construindo as Ações Integrais na saúde e as linhas de cuidado. Carga horária: 600 h Unidade 1- Conceitos de Saúde, processo saúde-doença 2 - Ações de Atenção à Saúde e Integralidade 3- Processo de Trabalho em Saúde 4- Trabalho em Equipe e o ACS

Eixo III: Promoção, prevenção e monitoramento das situações de risco ambiental e sanitário. Carga horária : 400 h Unidade 1 - Participação Popular 2 - Educação Popular em Saúde, Laboratório de Práticas Educativas e Metodológicas 3 - Os desafios Ecológicos, a Saúde e a Vigilância Ambiental 4 - A Vigilância na Saúde na perspectiva da Integralidade

A avaliação dos modos formativos , seus métodos e estratégias: reuniões mensais : avaliação do processo pedagógico com facilitadores e coordenação; cadernos didático-pedagógico: concentração e dispersão; avaliação de conteúdo para cada Unidade Temática; avaliação de processo ;

avaliação dos discentes, dos facilitadores e do Curso; Oficinas Caminhos da Criação para a Promoção da Saúde: articulando arte, educação e saúde; conselhos de classe semestrais: avaliação dos discentes; reuniões entre gestores;

A metodologia deve ser ativa e participativa, que possibilite ao ACS criar hipóteses para a solução de problemas com autonomia, com base teórica na educação popular.

Reflexões sobre modos formativos O Curso rompe com a tradição pedagógica disciplinar e instrumental. Abre para a criatividade, o debate, a crítica e o protagonismo partir dos locais onde emergem os problemas (cotidiano do trabalho). Formação técnica: questões básicas- o quê, com quem , como, por quê, e, principalmente, quais as mudanças necessárias nos processos de trabalho e nos Sistemas de Saúde .

Considerações O diálogo não é ingênuo, não exclui o conflito supera as condições de opressão. O papel do educador compreende o debate sobre as contradições e do antagonismo de classe no contexto da formação profissional.

Contato: andiara@ghc.com.br