Reunião com os Encarregados de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatuto do Aluno Propostas do CDS para significativa revisão do Estatuto do Aluno. Vão ser debatidas no Parlamento, na sexta-feira, 26 de Março, às 10H00.
Advertisements

REGIME JURIDICO DE FALTAS
EXAMES NACIONAIS – 9º ANO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Administração de Operações Semestre 2011/2
PARTICIPAÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS NO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO E NO CONSELHO GERAL.
REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO RES. 103/06 - CONSEPE
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
Cursos de Educação e Formação
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
ESTUDO ACOMPANHADO.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
Avaliação de desempenho dos docentes
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009 /2010 TurmaMais Reunião com os professores do 7º ano 14 de Set 2009.
Concurso de acesso a Professor Titular
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO
Contrato Pedagógico Introdução à Contabilidade – 3 SIN A/07
D. Manuel Ferreira Cabral
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
REUNIÃO DE DIRETORES DER LESTE /09/2010 – 2ª PARTE
1 1º Conselho de Directores de Turma 2006/ de Setembro de 2006 E.B.I Fernando Casimiro P. Silva – Rio Maior Paulo Almeida.
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
ESTATUTO DISCIPLINAR DOS TRABALHADORES QUE EXERCEM FUNÇÕES PÚBLICAS
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
Encarregados de Educação Delegados de Turma
REGULAMENTO INTERNO Secção - ALUNOS 1. PRINCIPAIS DIFERENÇAS Lei 30/2002Lei 3/2008 Novo Estatuto do Aluno Prazos de justificação de faltas 5 dias úteis3.
Escola EB 1 nº2 de Quarteira
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
RESUMO DOS ARTIGOS MAIS IMPORTANTES
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
CONFAP Confederação Nacional da Associações de Pais AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO Criado por: Francisco Oliveira – CONFAP / FRAP BRAGA Adaptação: Fernando.
Cursos de Educação e Formação
Escola EB 1/JI da Abelheira
Medidas educativas para alunos com NEE
Procedimentos de referenciação e avaliação
Provas finais do 2º Ciclo do Ensino Básico
Escola ES/3 de Adolfo Portela Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano Setembro 2009 TurmaMais Projecto.
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
 Despacho n.º 30265/2008 Diário da República, 2.ª série N.º 228 — 24 de Novembro de 2008.
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
25 de Setembro de 2014 TURMA 12º H
Escola Básica 2º ciclo Padre Franklin 6º ANO 2013/2014 Provas Finais Ciclo 13 de maio 2014.
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
Estatuto do Aluno Novas Realidades
Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres Escola EB 1 da Fonte Santa.
Resolução da Avaliação Docente CPA
3º Ciclo do Ensino Básico 9º Ano
Secretariado de Exames
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
CURSO DE ARTES VISUAIS.
Reunião de Esclarecimento
Provas Finais do Ensino Básico 2015
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO “PROVAS FINAIS DE CICLO (6.º e 9.º anos)” Ano Letivo Coordenação dos 2º e 3º Ciclos 5 de maio de 2015 – 15h35.
COLÉGIO VALSASSINA PROVAS FINAIS 6º ANO.
REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA
DEEC / IST Isabel Lourtie Fundamentos de Controlo Apresentação FUNDAMENTOS DE CONTROLO Docente:  Isabel Lourtie 1º semestre 2015/2016.
Reunião de Encarregados de Educação Professora- Paula Bento
Apresentação da Disciplina: Sistemas de Informação Prof. Gutierre Andrade.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Escola Secundária de Felgueiras Conselho de Directores de Turma Cursos Científico - Humanísticos Coordenadora de DT de Ensino Secundário Ofélia Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

Reunião com os Encarregados de Educação Ordem de Trabalhos: Ponto um – Informações; Ponto dois – Alterações ao estatuto do aluno ( lei 3/2008, regulamento interno); Ponto três – Eleição do Representante dos Encarregados de Educação ; Ponto quatro – Projecto EPIS. (só para 8º e 9º anos).

De 15 de Setembro a 23 de Janeiro Ponto um – Informações: Calendário Escolar Períodos Início Termo Semanas por período Semestres 1.º 15 de Set. 18 de Dezembro 14 1º semestre De 15 de Setembro a 23 de Janeiro 2.º 5 de Janeiro 27 de Março 11 2º semestre De 26 de Janeiro a 19 de Junho 3.º 14 de Abril A partir de 9 de Junho para os 9º, 11º e 12º anos e 19 de Junho para os restantes. 9

Encontra-se na reprografia a seguinte documentação para consultar e/ou para fotocopiar: - Dossier com os conteúdos por disciplina; - Regulamento Interno; - Lei 3/2008 (alteração ao estatuto do aluno). Houve uma alteração nos documentos pedidos pelo SASE para efectuar a candidatura ao Subsídio Escolar que será concedido com base nos escalões do Abono de Família. Os Atestados médicos de dispensa da prática de Educação Física devem ser entregues na Secretaria juntamente com um impresso (que se adquire na papelaria). Estes devem ser pormenorizados sempre que os alunos evidenciem limitações à prática desta disciplina.

Ponto dois – Alterações ao estatuto do aluno ( lei 3/2008, regulamento interno) Faltas - Decorrendo as aulas em tempos consecutivos, há tantas faltas quanto os tempos de ausência do aluno.

Justificação de Faltas Devem ser entregues ao director de turma, utilizando os destacáveis da caderneta: - com antecedência se o motivo for previsível; - até ao 3º dia útil subsequente à verificação da mesma; - acompanhada de comprovativos adicionais; Deve ser entregue atestado médico se determinar impedimento superior a cinco dias úteis;

Estas faltas são injustificadas Faltas de material No fim de três faltas de material marca-se uma falta de presença. A partir daí, a falta de material corresponde sempre a uma de presença. À excepção do 5ºano onde são toleradas três faltas por período. Estas faltas são injustificadas São passíveis de justificação as faltas de material que ocorram por motivos não imputáveis ao aluno. Como por exemplo, manuais esgotados na papelaria.

Procedimentos adoptados pela escola no caso de Excesso de faltas  Quando for atingido o dobro do número de tempos lectivos semanais ( só faltas justificadas ou justificadas + injustificadas) por disciplina (artigo 21º da Lei 3/2008): 1º- O Encarregado de Educação é convocado à Escola, com o objectivo de: - ser alertado para as consequências do excesso grave de faltas; - se encontrar uma solução que permita garantir o cumprimento efectivo do dever de frequência, bem como o necessário aproveitamento escolar. Se o Encarregado de Educação não comparecer, a escola, informa a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

Exemplos de Medidas Correctivas: 2 º - O DT informa o Professor da disciplina que aplicará uma medida correctiva no prazo máximo de duas semanas. Exemplos de Medidas Correctivas: Apresentação de um trabalho; Horas de estudo; Fichas formativas; Leituras complementares na biblioteca; Actualização do caderno diário.

 Quando for atingido o Triplo do número de tempos lectivos semanais (faltas justificadas + injustificadas) por disciplina. 1º - O Encarregado de Educação é novamente convocado à Escola: 2º - O DT informa o Professor da disciplina com carácter de urgência que marcará uma Prova de Recuperação, a realizar até ao 10º dia útil. Exemplos de Provas de Recuperação: Teste escrito (a realizar fora do horário escolar do aluno); Trabalho de Pesquisa; Exposição Oral; Prova Prática.

1º - O Encarregado de Educação é convocado à Escola:  Quando for atingido o Dobro do número de tempos lectivos semanais (exclusivamente faltas injustificadas) por disciplina. 1º - O Encarregado de Educação é convocado à Escola: 2º - O DT informa o Professor da disciplina com carácter de urgência que marcará uma Prova de Recuperação, a realizar até 10 dias úteis.

A – Se o aluno obtiver aproveitamento segue o seu percurso normal; Efeitos da prova A – Se o aluno obtiver aproveitamento segue o seu percurso normal; B - Se não obtiver aproveitamento o Conselho de Turma reúne e pondera / aprecia: - a justificação ou injustificação das faltas; - o período lectivo em causa; o momento da Prova; os resultados das outras disciplinas.

C- Se o aluno faltar injustificadamente à prova: Após essa ponderação o Conselho de Turma pode determinar: - a Elaboração e cumprimento de um Plano de Acompanhamento seguido de nova Prova; - Retenção/ exclusão do aluno (para alunos que se encontram fora da escolaridade obrigatória). C- Se o aluno faltar injustificadamente à prova: - fica retido, caso se encontre dentro da escolaridade obrigatória. - ou é excluído, se estiver fora da escolaridade obrigatória.

Ponto três – Eleição do Representante dos Encarregados de Educação O REE será convocado para os Conselhos de Turma Intercalares (que se realizarão +/- a meio de cada período) e Conselhos Disciplinares (se existirem). Tem como função fazer a ponte entre os restantes EE e a Escola, transmitindo informações ou preocupações dos EE e vice-versa.

Ponto Quatro – Projecto EPIS “ Mediadores de Capacitação para o Sucesso Escolar” Os alunos, que ficaram sinalizados o ano passado, continuam a ser acompanhados pelo psicólogo Raúl Caeiro. Este ano haverá alguns seminários dinamizados, no âmbito deste Projecto para os alunos do 8ºe 9º anos, bem como para os Encarregados de Educação do 3º Ciclo. Os seminários para os Encarregados de Educação serão realizados no fim da tarde ( após as 18 horas), com o objectivo de fornecer informação sobre o desenvolvimento e a aprendizagem, assim como a sua promoção, envolvendo a família.

Os três seminários previstos terão como temas : 1º seminário – A chegada a uma nova escola - o papel dos pais na transição à adaptação entre escolas - mais direccionado aos pais dos alunos do 5ºano; 2º seminário – Lá em casa mandamos nós?... Estratégias disciplinares – aberto aos pais dos alunos dos vários anos do 3º ciclo; 3º seminário – Entre a família e a escola: o que os pais podem fazer para promover o sucesso escolar dos filhos - aberto aos pais dos alunos dos vários anos do 3º ciclo. Após calendarização dos seminários, será comunicada, aos pais, a data de cada um deles, bem como a respectiva hora e sala através da caderneta.