INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UICC HPV e CÂNCER CERVICAL CURRÍCULO.
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Dinâmica e Gênese dos Grupos
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Administração Estratégica
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
A Responsabilidade Corporativa Natura
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Escoteiros do Brasil Compreendendo o Papel como Formador.
Curso Preliminar UD11 Estrutura da UEB.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
ORGANIZAÇÃO Conceitos
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
Atividades Para Educação Física
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
União dos Escoteiros do Brasil
Soluções CVU para o 3º setor Treinamento de Vendas
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Evolução do Registro Escoteiro. Efetivo Anual Meta de
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
PROGRAMA EDUCATIVO DA UEB PARA O RAMO SÊNIOR
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
União dos Escoteiros do Brasil
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE
Curso Preliminar para escotistas e dirigentes
Curso preliminar ESCOTEIRO
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Grupo Escoteiro Guaianazes
Curso preliminar (Escotistas e Dirigentes)
O Papel do Escotista Curso Preliminar II Escoteiro e sênior Palestrante: Patrícia.
11º MUTIRÃO ESCOTEIRO NACIONAL DE AÇÃO COMUNITÁRIA.
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
PROGRAMA: RAMO ESCOTEIRO E RAMO SÊNIOR
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Qualidade e a ISO 9001.
Ramo Lobinho Mudanças com o novo POR Ricardo Canevese Janeiro/2014.
Ramo Escoteiro Mudanças com o novo POR Mauro Lages Janeiro/2014.
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
Reunião de Pais Tropa Escoteira Tupi Guarani Dom Bosco – 191 RS
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Revisita ao PPP.
A palavra “Fundamentos” é utilizada no escotismo para referir-se aos elementos básicos em que se fundamenta o movimento; ou seja, seu Propósito, Princípios.
Revisão do critério Enactus de julgamento Em vigor a partir de 1º de Setembro de 2014.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Transcrição da apresentação:

INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE Logotipo da Região ou do Grupo Escoteiro INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE

A adaptação da IMMA para o Brasil foi formulada pela Diretoria de Métodos Educativos, através do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da Equipe Nacional de Atividades, com base no documento oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e com a contribuição dos debates ocorridos na Rede Ambiental Escoteira.

(Lançado na na 38ª. Conferência Mundial da Coréia) Programa Mundial Escoteiro de Meio Ambiente (Lançado na na 38ª. Conferência Mundial da Coréia) É composto de: Princípios e objetivos para a educação ambiental no Escotismo Insígnia Mundial de Meio Ambiente Recursos para um programa de atividades CEENA – Campos-Escola Escoteiros para a Natureza e o Ambiente Parcerias Prêmio “Escoteiros do Mundo” (que será aplicado apenas ao ramo pioneiro)

O conhecimento sobre o meio ambiente: Programa Mundial Escoteiro de Meio Ambiente O conhecimento sobre o meio ambiente: É um conjunto de conhecimentos muito especializado e sujeito a uma evolução constante. Por isso, não temos a preocupação que o membro juvenil saiba “de cor e salteado” tudo sobre o meio ambiente, mas que adquira, aos poucos, a consciência ambiental. É caracterizado pela interdisciplinaridade, ou seja, ninguém é especialista em todos os aspectos. Por isso, as atividades do Guia são bem simples, e se referem a situações corriqueiras que o jovem pode vivenciar.

Insígnia Mundial de Meio Ambiente É composta de: “EXPLORAR E REFLETIR” 1. ar e água 2. habitats e espécies 3. substâncias perigosas melhores práticas ambientais riscos ambientais e desastres naturais “FAZER ALGO” Projeto AVALIAÇÃO

Insígnia Mundial de Meio Ambiente APLICAÇÃO 1. A Parte A, “EXPLORAR E REFLETIR”, é composta por atividades divertidas, que permitem a exploração do ambiente, incentivam a consciência ambiental e encorajam o pensamento crítico. Ao final de cada uma, é realizada uma avaliação crítica. Por isso, a IMMA deve ser aplicada de forma dinâmica e prática.   A Parte B, “FAZER ALGO”, permite ao membro juvenil identificar os problemas locais e propor soluções, através do PROJETO . (O importante é que o jovem incorpore no seu comportamento do dia-a-dia alguns princípios básicos como a importância da reciclagem, acampamento sustentável, etc. )

Insígnia Mundial de Meio Ambiente AVALIAÇÃO Ao final das etapas A e B, o membro juvenil terá seu comportamento em relação ao meio ambiente submetido à ROCA DE CONSELHO ou CORTE DE HONRA , que emitirá uma DECLARAÇÃO em que atesta que: “o postulante demonstra, no dia-a-dia, que compreende, conforme seu grau de maturidade, a importância de adotarem-se as melhores práticas para o meio ambiente, participa das ações coletivas e cumpre suas tarefas individuais”.    Esta metodologia: simplifica mas não necessariamente facilita a IMMA valoriza o sistema de equipes verifica o compromisso do jovem com o meio ambiente não sobrecarrega o chefe dá oportunidade para o diálogo fornece um critério objetivo de aprovação

Insígnia Mundial de Meio Ambiente Exemplo de Atividade Principal FOLHAS COLADAS O chefe apresenta um breve histórico sobre a poluição do Ar A alcatéia faz uma exploração conjunta do ambiente Prática: colar fita adesiva em diferentes folhas e depois no papel, obtendo uma “impressão” da poluição do ar Avaliação: Perguntas sobre a poluição do ar na percepção dos lobinhos: “De onde as amostras mais ‘sujas’ vieram?” “De onde vem esta poluição?” “Como pode afetar a saúde das pessoas?” Etc...

Exemplo de Utilização do Quadro de Objetivos “EXPLORAR E REFLETIR” Exemplo de Utilização do Quadro de Objetivos Ramo Objetivo Lobinho Escoteiro Sênior 1. Água potável e ar puro -Explorar as fontes de água potável e ar puro no ambiente local. Compreender de que formas a água e o ar são limpos. -Explorar as fontes de água potável e ar puro no ambiente local. Identificar ameaças à água potável e ao ar puro no ambiente local e global, sugerindo soluções. -Demonstrar a relação entre as atitudes individuais e a disponibilidade de água potável e ar puro no ambiente local e global. Ao realizar uma atividade diferente das principais sugeridas no Guia, ou se o jovem realizar uma atividade complementar sozinho, confira se ela atinge os objetivos acima. Para isso, faça perguntas ao final, para avaliação. O simples fato de perguntar já contribui para melhorar a qualidade da atividade, levar o jovem a questionar e desenvolver a consciência ambiental  

“FAZER ALGO” Escoteiro Lobinho Sênior Ramo Objetivo Lobinho Escoteiro Sênior Projeto Ambiental relativo à aprendizagem anterior. -Participar de um projeto ambiental local. -Compreender os benefícios do projeto para o ambiente local. -Ter consciência das ligações locais e globais do projeto. -Identificar problemas ambientais locais e suas soluções potenciais. -Planejar e executar um projeto ambiental. -Compreender a ligação do projeto aos níveis local e global. -Avaliar os resultados do projeto para os escoteiros, a comunidade e o meio ambiente. (Os lobinhos devem apenas participar de um projeto ou fazer um projeto mais simples, adequado à idade)

Insígnia Mundial de Meio Ambiente Regras de transição da IMC para a IMMA 1. A IMMA entrará em vigor no dia 01/05/2011,em substituição à IMC, e deverá ser conquistada em cada Ramo, inclusive como pré-requisito para os distintivos especiais.   2. Aqueles que já tiverem iniciado o processo de conquista da IMC poderão concluí-lo até 31/12/2011. A IMC poderá ser usada como pré-requisito para os distintivos especiais até 30/04/2012. 3. A IMMA pode ser usada após a mudança de Ramo, até que se conquiste a insígnia correspondente ao novo Ramo ou até que o deixe.

Insígnia Mundial de Meio Ambiente NORMAS DE CONCESSÃO 1. O chefe de Seção proporá à Diretoria do Grupo a concessão. O certificado, assinado pelo Diretor Presidente, será entregue pelo Chefe da Seção junto com o distintivo.   2. O distintivo da IMMA deverá utilizado no mesmo local da IMC, ou seja, acima das estrelas de atividade. 3. Ao passar para o novo Ramo os jovens poderão continuar usando o distintivo conquistado no Ramo anterior, até ser substituído pelo que lhe é oferecido no Ramo seguinte, ou até deixar este Ramo.

Insígnia Mundial de Meio Ambiente DIVULGAÇÃO Para apresentação da IMMA aos jovens, será publicado e vendido pela Loja Nacional um Guia com os recursos para atividades com conteúdos técnicos, mas adequados às várias faixas etárias.

Endereço da Região ou do Grupo Escoteiro Logotipo da Região ou do Grupo Escoteiro Endereço da Região ou do Grupo Escoteiro Grupo de Trabalho de Sustentabilidade ueb.sustentabilidade@escoteiros.org.br Equipe Nacional de Atividades Diretoria de Métodos Educativos http://br.groups.yahoo.com/group/redeambientalescoteira