Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

9 MANEIRAS DE SER UM EDUCADOR MAIS EFICIENTE
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
O discurso na sala de aula de Matemática
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
Portfólio de matemática.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer.
Formação interna Coimbra
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Uma linda idéia a ser imitada......
Portfólio de matemática
Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo é aos pés de uma pessoa mais velha.
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Eis aqui as regras do lado masculino.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Evangelização Espírita Infantil Um professor diferente
Mobilização da Comunidade Escolar
S ISTEMATIZAÇÃO DO C HAT COM O P ROF M INUTTI A Visão de um Aluno João Filho.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
As 4 Leis da Espiritualidade
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
As origens dos problemas de comunicação
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
Boa Tarde Galera.! Estou sem voz hoje, então, teremos uma aula um pouco diferente. Quem tiver dúvidas, pode perguntar, mas por favor, só se for realmente.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
Mobilizando seus colegas de trabalho
Violência? Diga não!.
Experiências das Três Leis de Newton
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
“Atormentator the Operator of Telemarketing”
Planear a mudança Tomar controle.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Aprendi Clique.
Palavras que as mulheres usam e que os homens deveriam saber interpretar para o seu próprio bem!
Um Problema para TODAS as Idades
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
CLICAR P/ AVANÇAR SLIDES
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
“Líder é aquele que tem princípios e valores que inspiram as pessoas”
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
NETWORKING Rede de possibilidades
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
OLHOS QUE VÊEM OS DETALHES
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
TÉCNICAS DE FECHAMENTO E CONTRA OBJEÇÕES As melhores táticas para conseguir mais negócios.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA!!! Você acredita no poder da mente? No poder do pensamento positivo? No poder da vibração? Da energia que emanamos e que nos.
As objeções demonstram o interesse pelo assunto.
Transcrição da apresentação:

Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE = Classes participativas não nascem prontas, mas são desenvolvidas. Eis algumas técnicas para você usar em sua classe: Júlio Clebsch Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE = http://www.profissaomestre.com.br:80/php/verMateria.php?cod=771

1 – QUEM PERGUNTA QUER SABER Fazer uma pergunta e esperar a resposta é uma das maneiras mais simples de se conseguir uma interação maior de seus alunos. Porém, no início pode ser difícil conseguir que alguém participe. Algumas vezes, será necessário sortear um aluno para responder.

Após conseguir a primeira participação, esforce-se para manter o interesse de sua turma: - Repita e certifique-se. Fale algo como: "então, o que você está dizendo é que..." a seguir, peça para o aluno desenvolver mais a idéia, se necessário, ou se alguém concorda ou discorda da afirmação.

- Dê a eles o controle. Se várias pessoas levantarem a mão concordando ou discordando da afirmação de um aluno, peça a ele para escolher quem fala a seguir, e assim sucessivamente. Isso diminui o receio a participação, uma vez que eles estarão falando diretamente com um colega, e não com o professor.

- Elogie quando necessário - Elogie quando necessário. Agradeça ao aluno que trouxer alguma nova informação ou participação interessante à sala de aula. - Participe ativamente. Se a discussão não estiver rendendo, dê ao grupo novas informações, use o humor, dê e peça exemplos práticos daquilo que está sendo estudado.

2 – INFORMAÇÃO Antes de começar uma discussão sobre algum assunto, explique o que vai ser feito e por quê. Ninguém gosta de ficar em suspense, sem saber o que irá acontecer. Explique a seus alunos que a discussão irá permitir que todos entendam melhor a matéria, diminuindo o tempo necessário para estudos em casa, por exemplo. Informe também o tempo disponível para aquela atividade.

3 – DESAFIE Poucas coisas garantem mais participação em sua aula do que algo dito em tom de desafio. Inspire-se nos programas de perguntas e respostas da televisão, faça com que a turma encare dar uma resposta como uma questão de honra. Tive um professor que começou o ano letivo afirmando que, durante as aulas dele, estaríamos concorrendo a "milhões em pontos". E, realmente, de vez em quando ele fazia uma pergunta valendo meio ponto a mais na prova. Foram poucas vezes, mas garantiu a participação de todos e, de quebra, reduziu o número de faltas.

4 – DENÚNCIAS ANÔNIMAS Circule folhas de papel onde os alunos possam responder suas questões sem serem identificados. Esta tática é útil quando o assunto envolve questões éticas ou você quer respostas sintéticas. Também faz com que todos se manifestem, o que pode estimular a participação, uma vez que todos percebem que você realmente quer a opinião deles. Circule folhas de papel onde os alunos possam responder suas questões sem serem identificados. Esta tática é útil quando o assunto envolve questões éticas ou você quer respostas sintéticas. Também faz com que todos se manifestem, o que pode estimular a participação, uma vez que todos percebem que você realmente quer a opinião deles.

5 – LIBERE A "COLA" Faça uma pergunta e peça para os alunos responderem, com a ajuda do colega que senta na frente ou atrás. Dê pouco tempo para essa atividade, do contrário poderão surgir assuntos paralelos à aula. Cinco minutos são suficientes.

6 – USE A IMAGINAÇÃO "Se eu fosse prefeito, eu faria...", "Se eu fosse um bandeirante, eu...", e outras frases desse tipo são excelentes para garantir a participação dos alunos. Para evitar repetições, peça que cada estudante responda algo que ainda não tenha sido dito por um colega.

7 – CASO A CASO Comece a aula contando um caso que possa ser resolvido com a matéria que você vai explicar, e pergunte como seus alunos resolveriam o problema. Após alguns minutos tentando, dê sua aula, e termine-a perguntando, agora, como eles resolveriam aquela questão. Este método tem um bônus de aumentar a taxa de retenção de aprendizagem, uma vez que seus alunos aplicam imediatamente o que aprenderam.

8 – USANDO O IBOPE Outra maneira de garantir a participação de seus alunos em sala de aula é através de pesquisas rápidas. Caso você tenha que fazer uma questão que envolva escolha entre duas alternativas, utilize o velho método de "quem acha que é a resposta ‘1’ levante a mão." A grande vantagem desse método é que você pode fazer uma pergunta em seguida: "Por quê?" e começar uma discussão maior.

Uma variação desse método pode ser conseguida através de perguntas do tipo "certo" e "errado". Faça uma afirmação e pergunte se seus alunos acham que ela é verdadeira ou falsa. Informe antes seus alunos sobre as regras do jogo, e avise quando ele acabar, pois os estudantes levam muito a sério tudo o que o professor diz.

9 – PERGUNTAS E RESPOSTAS Dê a cada estudantes dois cartões, cada um com o início de uma afirmação: Cartão 1 – "Eu ainda tenho dúvidas a respeito de ________________________„ Cartão 2 – "Posso responder perguntas sobre ______________________„ Certifique-se que todas as perguntas e respostas são pertinentes à sua matéria, e faça os alunos procurarem as respostas às suas dúvidas entre si. Depois, reúna as dúvidas remanescentes e esclareça-as.

10 – MESA REDONDA Certamente você já viu um desses programas de discussões na televisão. Copie a fórmula na sua aula, convidando um pequeno grupo de alunos à frente para discutir um tópico. Você pode tornar essa discussão mais rica, se der a esses expositores algum tempo para preparar suas opiniões (contra ou a favor) a respeito do tópico, digamos de um dia para outro. Os outros alunos fazem perguntas. Ao utilizar essa técnica uma segunda vez, não repita nenhum dos "convidados", garantindo a participação de todos.