Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Fundação Roberto Marinho
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Contexto de Educação a Distância
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Educação do século XXI
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Se é professor, provavelmente ouviu falar muito sobre Educação do séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Fácil. Disponibilizar arquivos como em um anexo de (os arquivos ficam em um único lugar) Sim. Somente docentes podem publicar arquivos no ambiente.
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Centro de Competência CRIE FCUL 1.ª Reunião de Trabalho Janeiro 2007.
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL – Abril 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos, Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL – Março 2007
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Florin Zamfir Portal de Comunidade Educativa – Serviços e Conteúdos Portal da Comunidade Educativa Serviços e Conteúdos Florin Zamfir, Fernando Delgado,
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Criar e editar conteúdos para a Plataforma Moodle
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
Se é professor ou formador, provavelmente já ouviu falar sobre Educação do século XXI Software social e e-learning.
Moodle.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
CC8 Comunicação e colaboração
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Formação de Tutores a Distância
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
Moodle : utilização no Grupo de Investigação ATMS.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Grupo 1: 19, 20 e 27 de Maio 10 Centro Tecnologias e Inovação na Educação nspedro@fc.ul.pt; ppabrantes@fc.ul.pt

A plataforma Moodle gestão da aprendizagem Sistema online de: gestão da aprendizagem trabalho colaborativo (Learning Management System and Collaborative Work environment) http://moodle.org/

Criar e gerir espaços de trabalho para… com… proporciona ferramentas para: armazenar e organizar informação, distribuir comunicação, que permitem: a participação: - em diálogos múltiplos (públicos e privados), - de forma síncrone e assíncrone a construção com outros de ideias, de produtos… o rever da história de participações e construções

Princípios pedagógicos por detrás . O conhecimento como construído . A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos (partilha de saberes) . O professor desenha o ambiente onde todos vivem experiências de aprendizagem http://docs.moodle.org/en/Philosophy

Moodle tem evoluído de forma colaborativa http://moodle.org

possibilita… organização e participação: distribuição da comunicação com diversas formas (facilmente reconfiguradas) que estão visíveis distribuição da comunicação registo e acesso à memória do “vivido” construção colaborativa diversidade e partilha de papeis modelos menos centralizados de actuação e aprendizagem

 CHAT’s

 Feedback

 Feedback (output)

 Fórum de discussão Fórum 2: Porquê comunicar e colaborar on-line?   

 Glossário / Tabela

 Inquérito Ver exemplo na disciplina Apoio Workshop Moodle IE_UL Centro Competência FCUL Outubro 2009

 Lição

Centro Competência FCUL Outubro 2009  Referendo Centro Competência FCUL Outubro 2009

Centro Competência FCUL Outubro 2009

 SCORM/AICC

 Teste

 (Submissão de) Trabalho

Ver exemplo na disciplina Apoio Workshop Moodle IE_UL  Wiki Ver exemplo na disciplina Apoio Workshop Moodle IE_UL

pressupõe reflectir sobre … para quê… este tipo de espaços? a que necessidades podem responder? que relação com espaços já existentes? o que lhes acrescentam? o que é preciso modificar? para quem e com quem devem ser desenhados / mediados? que práticas se pretende implementar? que hábitos se pretende promover/evitar? como actuar para os induzir? que aprendizagens quer promover e deseja fazer? como se pensa sobre o que é aprender? para onde se quer caminhar?