Carga horária - Lei 87/ Estatuto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Plano de Liderança de Clube
Lei da Paridade de vencimentos e vantagens entre os funcionários dos 3 Poderes do Estado Governador Abreu Sodré 1970.
EXERCÍCIOS RESULTADO.
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
PROPOSTA : ÀS AULAS SUPLEMENTARES E ABONOS
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
DRE JT Demanda Escolar 2010 MATRÍCULA ANTECIPADA 2011.
QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM EM SAÚDE.
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA A Lei nº de 16/07/2008.
Curso de Gêneros Textuais
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
SISTEMAS DE ENSINO.
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
Consideremos como exemplo um Item de Contrato com os seguintes dados: E tenha sido cadastrado apenas um tipo de turma: SIGAE PNQ WEB EducandosValores RECURSO25.
Técnicas de Tomada de Decisão
A Tabuada.
Dezenas e unidades Números até 50.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
1 EXERCÍCIOS RESULTADO. 2 1º Caso – Agente de Serviços Escolares – 1-III Comprovante ensino fundamental: 3,0x 2= 6,0 Comprovante ensino médio: 4,0x 2=
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
CALENDÁRIO ESCOLAR JANEIRO 30 Início das aulas dos Ensinos Fundamental e Médio FEVEREIRO 01 Início das aulas da Educação Infantil e Supletivos MARÇO 01.
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
ENSINO FUNDAMENTAL II.
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
Aproveitamento de Estudos
Outubro de 2008.
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Educação de Jovens e Adultos - EJA
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Salas de Matemática.
ÂNGULOS SILVIA MACÊDO.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
PROBLEMAS DE TRANSPORTE
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PERÍODO DE 04 A 06 DE DEZEMBRO DE 2013.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
GERAL Capacitar e assessorar colaboradores de setores chaves do Tribunal de Justiça de Alagoas no uso da metodologia de Gerenciamento de Processos.
SALÁRIO FAMÍLIA (LB, art. 65/70)
Projeto Medindo minha escola.
Componente Curricular
Componente Curricular
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Cronograma de Atividades
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Pergunta 01 Estou com o peso ideal? Sim – 20 pontos Não – 0 (zero)
FICHA TÉCNICA TIPO DE PRODUTO: Comercial ENDEREÇO: Av. T-2 com Av. T-9, Setor Bueno ÁREA DO TERRENO: 2.067,50 m² NÚMERO DE PAVIMENTOS: 1 térreo + 2 mezaninos.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
50 cm 70 cm CARGA E DESCARGA Início MODELO 01
Rio Verde - Goiás - Brasil
Ensino Secundário Geral Ensino Secundário Superior
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
QUESTÃO - 01.
1 O IMPACTO FINANCEIRO DO PISO SALARIAL E A NEGOCIAÇÃO COM OS PROFESSORES Propriá - novembro 2009.
Projeto de Apoio à Aprendizagem
Ensino fundamental e Mudanças
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
SOBRE O ENEM 1.
Transcrição da apresentação:

Implantação de 1/3 de planejamento na rede Estadual de Mato Grosso do Sul. Em fase de discussão

Carga horária - Lei 87/2000 - Estatuto Art. 23. Os Profissionais da Educação Básica no exercício das funções ficaram sujeitos a uma das seguintes cargas horárias: I - Docência: a integral, correspondente a 40 (quarenta) horas semanais, sendo 30 (trinta) horas em sala de aula e 10 (dez) horas-atividades; b) a mínima, correspondente a 20 (vinte) horas semanais, sendo 15 (quinze) horas em sala de aula e 5 (cinco) horas-atividades.

Horas-atividades pela Lei 87/2000 Art. 24. As horas-atividades da função docente serão assim distribuídas: I - Para jornada de 40 (quarenta) horas semanais: a) 6 (seis) horas na unidade escolar; b) 4 (quatro) horas em local de livre escolha pelo docente. II - Para jornada de 20 (vinte) horas semanais: a) 3 (três) horas na unidade escolar; b) 2 (duas) horas em local de livre escolha pelo docente.

Carga horária em sala e horas-atividades - Lei 87/2000 - Estatuto 1. Como é a nossa jornada – Lei 87/2000 Jornada: 20 horas x 60 minutos (hora) = 1.200 minutos. 15 horas em sala x 60 minutos = 900 minutos 05 horas-atividades x 60 minutos = 300 minutos 2. Como cumprimos a jornada Jornada: 24 horas-aulas x 50 minutos = 1.200 minutos. 18 horas-aulas em sala x 50 minutos (hora-aula) = 900 minutos 06 horas-atividades x 50 minutos (hora-aula)= 300 minutos

Implantação de 1/3 de planejamento na rede Estadual Para 2014 Implantação de 1/3 de planejamento na rede Estadual Lei 11.738/2008 – Lei do Piso – Art. 2º. § 4º. Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos. Assim: Jornada: 20 horas x 60 minutos (hora) = 1.200 minutos. 2/3 com alunos = 13,33 horas = 800 minutos. 1/3 para atividades = 6,67 horas = 400 minutos

Implantação de 1/3 de planejamento na rede Estadual Para 2014 Implantação de 1/3 de planejamento na rede Estadual Em negociação com a SED/MS Opção de HORA (relógio). Jornada: 20 horas de 60 minutos = 1.200 minutos. 13,33 horas em sala vai arredondar para 13 horas x 60 minutos = 780 minutos 6,67 horas-atividades - vai arredondar para 07 horas x 60 minutos = 420 minutos Hora Atividade: 07 horas 04 horas na Escola – 240 minutos 03 horas em local de livre escolha – 180 minutos

Implantação de 1/3 de planejamento na rede Estadual Para 2014 Implantação de 1/3 de planejamento na rede Estadual Em negociação com a SED/MS 2. Opção de HORA-AULA Jornada: 24 horas-aulas de 50 minutos = 1.200 minutos. 16 horas-aulas em sala x 50 minutos (hora-aula) = 800 minutos 08 horas-atividades x 50 minutos (hora-aula)= 400 minutos Hora Atividade: 08 horas/aulas = 400 minutos 05 horas na Escola – 250 minutos 03 horas em local de livre escolha – 150 minutos

ENSINO FUNDAMENTAL - 5 horas aulas – 50 minutos   Áreas de Conhec. Componentes Curriculares 1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano Base Nacional Comum e Parte Diversificada C. Natureza Ciências 02  02 03 Matem. Matemática 06 05 Raciocínio Lógico 01* Ciências Humanas História 01  01 Geografia Linguagens L. Portuguesa P. Interativas 02* Arte E. Física 03  L. Estr. Mod. Ensino Religioso (facultativo para o aluno)    Total Semanal de H/A 24  24 26 Total Anual de Horas Aulas 960 1040 Total Anual em Horas 800 867

ENSINO FUNDAMENTAL - 4 horas aulas – 60 minutos   Áreas de Conhec. Componentes Curriculares 1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano Base Nacional Comum e Parte Diversificada C. Natureza Ciências 02 02  Matem. Matemática 04 Raciocínio Lógico 01*  01* Ciências Humanas História Geografia 01 01  Linguagens L. Portuguesa 04  P. Interativas 02* Arte E. Física L. Estr. Mod. Ensino Religioso (facultativo para o aluno)    Total Semanal de H/A 20  20 21 Total Anual de Horas Aulas 800 840

ENSINO MÉDIO - 5 horas aulas – 50 minutos BASE NACIONAL COMUM E PARTE DIVERSIFICADA Áreas de Conhecimento Disciplinas 1o ano 2o ano 3o ano Linguagens L. Portuguesa 03 Literatura 02 Arte 01 Educação Física Líng. E. Moderna Ciências da Natureza Física Química Biologia Matemática Ciências Humanas Geografia História Filosofia Sociologia Totais de cargas horárias Semanal em h/a 25 Anual em h/a 1000 Anual em horas 834

ENSINO MÉDIO - 4 horas aulas – 60 minutos   Áreas Disciplinas 1º ano 2º ano 3º ano Base Nacional Comum e Parte Diversificada Linguagens Língua Portuguesa 02 Literatura 01 Arte Educação Física L. Estr. Moderna (¹) L. Estr. Moderna Ciências da Natureza Física Química Biologia Matemática Ciências Humanas Geografia História Filosofia Sociologia Total Semanal de Horas 21 Total Anual de Horas 840

Impacto na quantidade de professores (as) Com horas-aulas de 50 minutos HOJE: Jornada: 24 horas-aula x 50 minutos = 1.200 minutos. 18 horas-aulas em sala e 06 horas-atividades (25% ou ¼ da jornada) 2014 2. Jornada: 24 horas-aula x 50 minutos 16 horas-aulas em sala e 08 horas-atividades (33% ou 1/3 da jornada), significa: redução de 02 horas/aulas em sala. aumento de 02 horas/aulas de atividades. Previsão: 16 professores x 2 horas/aulas em sala = 32 horas/aulas = 2 vagas. Portanto: a cada 16 professores = mais 02 vagas.

Impacto na quantidade de professores (as) Com horas de 60 minutos HOJE: Jornada: 20 horas x 60 minutos (hora) = 1.200 minutos. 15 horas em sala e 05 horas-atividades (25% ou ¼ da jornada) 2014 Jornada: 20 horas x 60 minutos 13 horas em sala e 07 horas-atividades (35% ou 1/3 da jornada), significa: redução de 02 horas em sala. aumento de 02 horas de atividades. Previsão: 13 professores x 2 horas em sala = 26 hora = 2 vagas. Portanto: a cada 13 professores = mais 02 vagas.

Considerações Com a opção de hora-aula de 50 minutos, como dá números exatos, mantém-se: 16 horas/aulas = 800 minutos em sala de aula. 08 horas/aulas = 400 minutos de horas-atividades: 60% = 05 horas/aulas na Escola – 250 minutos 40% = 03 horas/aulas em local de livre escolha – 150 minutos

13 horas = 780 minutos em sala de aula. Considerações Com a opção de hora-relógio de 60 minutos, para arredondar a hora, os (as) professores (as), terão: 13 horas = 780 minutos em sala de aula. 07 horas = 420 minutos de horas-atividades. Hora Atividade: 07 horas 58% = 04 horas na Escola – 240 minutos 42% = 03 horas em local de livre escolha – 180 minutos Portanto, “ganharão” por semana: 20 minutos a mais de horas-atividades e, a menos em sala de aula. 30 minutos a mais em local de livre escolha e, a menos na escola.