----- Meeting Notes (16/05/12 07:57) ----- Inicio aprox 5 minutos
Em 2011...
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Resultados...
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Quem pode participar? 96 escolas 67 municípios 12ª DIRED 11ª DIRED ----- Meeting Notes (16/05/12 07:57) ----- 5 min 8ª DIRED 14ª DIRED
ETAPAS Capacitação e oficina de construção de projetos com professores abril-maio Feiras Escolares e Regionais setembro II Feira de Ciências do Semiárido Potiguar 9 e 10 de outubro
Como participar? 1 professor 3 alunos Método científico
Como fazem os cientistas? 1º passo: ter idéias 2º passo: fazer perguntas 3º passo: tentar respondê-las 4º passo: publicar as respostas Método científico
Método Científico Publicar Observar Perguntar Formular hipótese Literatura ambiente Perguntar Formular hipótese Testar a hipótese Obter resultados Concluir Resultados Publicar
Idéias Observar Ser audacioso Imaginativo Pensar sem bloqueios
BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO “São obstáculos que nos impedem de entender claramente o problema em si ou a informação necessária para resolvê-lo.”
BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO ver o que você espera ver (estereótipo) http://veja.abril.com.br/busca/imagens/capa/1989/JPG380x490/1079.jpg http://www.goodbye-steve.com/index.php?option=com_datsogallery&func=wmark&mid=141115&qual=0
BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO dificuldade em isolar o problema
BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO Tendência em restringir demais o problema
Traçar no máximo 4 linhas retas sem tirar o lápis do papel que passem por todos os pontos da figura
BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO Falha em usar todos os mecanismo sensoriais http://rufun.net/uploads/posts/2011-07/rufun.net_13095023124816.gif Clique sobre a imagem para iniciar o video
BLOQUEIOS EMOCIONAIS Liberdade de manipular idéias Habilidade em conceituar fluente Comunicar nossas idéias
BLOQUEIOS EMOCIONAIS Medo de correr riscos Saber a resposta certa; “Mais vale um pássaro na mão...” “Quem não arrisca...” Técnica das expectativas catastróficas
Julgar ao invés de gerar idéias BLOQUEIOS EMOCIONAIS Julgar ao invés de gerar idéias “Isso não vai dar certo”
BLOQUEIOS CULTURAIS Adquiridos através da exposição a um conjunto de padrões culturais
BLOQUEIOS CULTURAIS Fantasia, reflexão X razão e logica http://contigo.abril.com.br/resources/files/image/2011/10/793167-mundo-da-lua-041011-1-editorial.jpg?1317795057 http://nichellemitchem.typepad.com/blog/2010/11/page/2/
BLOQUEIOS CULTURAIS Brincadeira e humor X trabalho e problemas http://www.humorsoffice.com/img/military-office-humor/ http://asiapacific.acnielsen.com.au/imageportal/pages/meeting_jpg.htm
Presentes em nosso ambiente físico e social BLOQUEIOS AMBIENTAIS Presentes em nosso ambiente físico e social Falta de cooperação no trabalho Chefes autocráticos Distrações Falta de apoio para realizar ideias http://www.superstock.com/stock-photos-images/1530R-37763
2º passo: Perguntas E agora estamos um pouco mais preparados para começar a fazer perguntas.... Olhando o mundo ao nosso redor começamos perguntando o porque das coisas....
Tempestade de idéias Grupos de aprox. 4 pessoas 1 pessoa responsável por anotar as perguntas Neste momento todas as perguntas devem ser anotadas Muito importante que não haja julgamento sobre a pergunta e nenhuma tentativa de resposta a essa pergunta
2º passo: Perguntas Será que todas as perguntas feitas durante a tempestade de idéias podem ser respondidas atraves do método científico? Formular questões do jeito que os cientistas fazem
2º passo: Perguntas Ser clara e precisa Estar delimitada a uma dimensão viável Não envolver julgamento de valor Ser suscetível de solução
3º passo: Resposta Palpite inicial: HIPOTESE Qual é a sua aposta? Verificação: experimentação Testar se a hipótese é verdadeira ou falsa
Método Científico Publicar Observar Perguntar Formular hipótese Literatura ambiente Perguntar Formular hipótese Testar a hipótese Obter resultados Concluir Resultados Publicar
3º passo: Resposta IMPORTANTE: e se ao final da experimentação nossa hipótese original não for verdadeira?
3º passo: Resposta Como fazer para testar as hipóteses? Método Científico
Método Científico Publicar Observar Perguntar Formular hipótese Literatura ambiente Perguntar Formular hipótese Testar a hipótese Obter resultados Concluir Resultados Publicar
Experimentação O que diferencia a ciência de outras formas de conhecimento? Controle Repetibilidade Casualização
Controle Variáveis Controladas “Variar apenas o que eu quero testar” Monitoradas Nem sempre possível
Casualização Garantir que as unidades experimentais não sejam favorecidas por alguma fonte de variação não controlável Sorteio Distribuição em blocos
Repetibilidade Repetir o tratamento em número mínimo possibilita aplicar testes estatísticos Acaso ou efeito real? Probabilidade P ou ∝
Repetibilidade Mulheres são mais altas que homens? Teste 1: 1 mulher e 1 homem Teste 2: 3 mulheres e 3 homens Teste 3: 10 mulheres e 10 homens
Altura
Altura
Tipos de dados Quantitativos: números inteiros ou contínuos Qualitativo: Categorias e ordinais Qual é melhor?
4º passo: mãos a obra www.cienciarn.com.br
4º passo: mãos a obra
4º passo: mãos a obra www.facebook.com/cienciarn
4º passo: mãos a obra @cienciarn
4º passo: mãos a obra scholar.google.com.br
4º passo: mãos a obra www.google.com/sciencefair
4º passo: mãos a obra www.febrace.org.br
4º passo: mãos a obra www.espacociencia.pe.gov.br
Obrigado pela atenção e boa Feira de Ciências para todos!!!! cienciarn@gmail.com