Estratégias Diversificadas na Resolução de Problemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização dos números inteiros na reta real
Advertisements

REFLEXÃO Conceber a avaliação como um projeto de futuro. Garantir a todas as crianças e jovens uma aprendizagem para toda a vida. Para tanto, é preciso.
PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
O discurso na sala de aula de Matemática
Fundamentos da Didáctica da Matemática
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
Problemas/dificuldades no ensino à distância. 1º Dia de Formação - Online Hoje vou ter formação online. E agora como é que eu entro?
Matemática para todos Educação Básica
Momentos de Motivação & Sucesso Momentos de Motivação e Sucesso
“MOTIVO PARA A AÇÃO”= MOTIVAÇÃO.
" Conquistar a felicidade "
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Sociologia da Educação
Discutindo práticas em Matemática
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
experiências INESQUECÍVEIS!
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Lógica de Programação.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Portfólio de matemática
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A EQUIPA COMPREENSÃO.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
INSTITUTO LUZ CURSOS E TERAPIAS HOLÍSTICAS
Ajude – me!!.
Que desconforto é esse?.
"Nada está assim tão mau que não possa piorar".
Acção de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
O brincar e a matemática
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
Mudar de casa.
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Como resolver problemas
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
Cortinas.
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
A planificação e actividade planificadora
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Profª Daiane Elise Wolfart
Vivendo e aprendendo Erich Schaitza.
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
Um Problema para TODAS as Idades
Resolução de problemas: concepções
Momentos de Motivação e Sucesso As Coisas como são. Luiz Almeida Marins Filho.
Introdução à Computação Prof. Walter Mascarenhas Segundo semestre de /09/04 MAC110.
Investigar, ensinar e aprender
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
SITUAÇÕES.
Projeto de Orientação de Estudo - 2º ano (EF)
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Questões sobre quatro quadrados
Saiba relaxar.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Chega um tempo na vida da gente que sentimos a necessidade de mudar, seja de casa ou de nós mesmos...
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E XPLORAÇÃO COM NÚMEROS NO 6 º ANO Doraci do R. Merchiori de Castro Marcia Regina Durau.
As objeções demonstram o interesse pelo assunto.
Transcrição da apresentação:

Estratégias Diversificadas na Resolução de Problemas “As Cortinas” Formação Contínua em Matemática para professores do 1º ciclo Irene Rosado José Antunes Umbelina Santos

A Matemática Gostam? Porquê?

Matemática - Definições “A matemática é a Ciência com a qual ou sem a qual a gente fica tal e qual” Provérbio Chinês

“A Matemática - a ideia do infinito, das tarefas infinitas - é como uma torre babilónica, que apesar de seu inacabamento, permanece uma tarefa cheia de sentido, aberta ao infinito; este infinito tem por correspondente o homem novo, de metas infinitas. Husserl, Edmund

Inquiridos 42 alunos do 1º Ano da Esc. Frei-Aleixo

Não “Há uns que não consigo…” Francisco “Porque não gosto muito de Contas” Gonçalo

Sim “É giro” Zé “Achei Divertido” Celso “Aprendemos tudo, podemos crescer…” Pedro “Gosto de ligar as coisas ao que elas pertencem” João “Faz-me pensar na Cabeça, gosto de exercícios porque gosto de aprender…” Tiago

O que gostas mais? Inquiridos alunos do 1º 2 “ºAnos da Esc. Frei-Aleixo -

Problemas “São fáceis e divertidos.” Beatriz “Temos que contar dos dois lados, mas dum lado não havia.” Bernardo “É bom aprender mais.” Celso “Porque tem muitos, muitos mistérios.” Carolina “São para pensar.” Miguel “São para pensar, são divertidos e aprendemos coisas novas.” Nicole “Têm desenhos, contas e é divertido.” Vasco

Problema Matemático “Um problema matemático é toda a situação que requer a descoberta de informações matemáticas desconhecidas para a pessoa que tenta resolve-lo, e/ou a invenção de uma demonstração de um resultado matemático dado. O fundamental é que quem resolve tenha de inventar estratégias e criar ideias; ou seja: pode até ocorrer que se conheça o objectivo a chegar, mas só se estará a enfrentar um problema se ainda não existem os meios para atingir esse objectivo. “ Resnick

cabeças de gado. Qual a idade do pastor?" "Um pastor possui 30 ovelhas e 45 cabeças de gado. Qual a idade do pastor?" Se os alunos estão acostumados a resolver apenas problemas convencionais, provavelmente diriam: "Que conta tenho que fazer? É de mais ou é de menos? Setenta e cinco anos... Não entendi."

O enunciado, é evidente, não tem solução O enunciado, é evidente, não tem solução. É impossivel descobrir a idade do pastor, mas nem todos os alunos demonstram capacidade e autonomia para chegar a essa conclusão. Isto porque a escola nem sempre ensina a pensar de forma livre. No modelo tradicional, existe a ideia fixa de que os problemas matemáticos servem apenas para a aplicação e memorização de regras e técnicas de cálculo.

Alterar esta visão implica derrubar hábitos enraizados Alterar esta visão implica derrubar hábitos enraizados. Especificamente, cinco crenças identificadas pelas consultoras em Educação Matemática Kátia Stocco Smole e Maria Ignês Diniz

A resposta de um problema existe sempre, é numérica, única e chega-se a ela apenas por um caminho. A resolução deve ser rápida. O contrário é sinal que não se sabe resolver. Ao errar, não adianta investigar o erro, é preciso começar de novo. Só se acerta com esforço e prática para a memorização dos procedimentos. Uma questão não pode gerar dúvidas, pois o bom professor não pode fazer isso aos alunos.

As Cortinas Estratégias

As Cortinas do João O João tem dois irmãos As Cortinas do João O João tem dois irmãos. Nas figuras temos as cortinas do quarto dele, dos irmãos e da cozinha

Questões colocadas: 1 -Quantas rãs estão na cortina do quarto do João? Como contaste? 2 - A cortina do quarto da irmã do João não está toda corrida, mas és capaz de dizer quantas flores tem a cortina? Como pensaste? 3 - Os morangos da cortina da cozinha não estão todos à vista, mas consegues descobrir quantos são? Explica como fizeste. 4 - E como consegues saber quantas joaninhas tem a cortina do irmão do João?

Estratégias

Qual foi a questão mais fácil?

Qual foi a questão mais difícil?

O Que Mudou… “…a organização da sala.” “…os comportamentos.” “…os materiais.” “…apresentámos mais vezes os trabalhos.” “…aprendemos mais coisas novas.” “…trabalhámos mais vezes em grupo.” “…há várias maneiras de fazer os problemas.” “…trabalhámos com novos materiais, fizemos saltinhos, trabalhámos e outras coisas.”

Obrigado ! Boas Férias