DIRETORIA DE INFORMÁTICA 03/03/2008 Coleta de dados por computadores de mão para Censos de proporções continentais Projeto desenvolvido do 3º trimestre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Automação A importância da Automação Industrial para as médias e pequenas empresas.
Advertisements

O Sistema de Gestão Integrada da RBMLQ-INMETRO
Censo Agropecuário 2006 Rio Branco - Acre de 20 a 24 de julho de 2008 XLVI Congresso SOBER.
INFOVIA - Brasília Objetivo:
Engenharia de Software
Gestão da Produção com foco nos processos
Evolução e Inclusão Digital
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
AVALIAÇÃO PNAFE 116ª Reunião Ordinária CONFAZ Foz do Iguaçu, dezembro de 2004.
1.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
AUDITORIA ELETRÔNICA DE ORGÃOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Brasília 04, 05 e 06 de novembro de 2008 PREFEITURAS NA ERA DIGITAL
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
EMPREGO DA TECNOLOGIA: DIFERENCIAL COMPETITIVO
O Software Livre na Educação:
Implementação de Sistemas
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Saúde
E CONTAGEM DE POPULAÇÃO
Novas tecnologias para medição
Reunión de Trabajo Grupo Censos
Apresentação Institucional 2008/04
Capítulo 4 Auditoria de Sistemas
Introdução Desde sua criação, todo esforço desenvolvido, foi no sentido de obter uma estrutura de TI sustentável, econômica e adequada ambientalmente.
Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras de Telefonia Móvel e das condições de prestação do serviço João Rezende Anatel Brasília/DF – 09/2012.
SGI Apresentação Técnica.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Organização Industrial
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Segurança e auditoria de sistemas
OS DESAFIOS DO PODER PÚBLICO NO CUMPRIMENTO DOS PRECEITOS LEGAIS
DIRETORIA DE GERAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL AGOSTO E SETEMBRO / 2002 ESTRUTURA DE RETIRO RECUPERAÇÃO DA BACIA DE DISSIPAÇÃO.
Projete produtos superiores com o COSMOS
Planejamento de Tecnologia da Informatização (TI)
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Arquitetura Cliente /Servidor
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Prof. Alexandre Vasconcelos
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Apresentação do projeto
Brasília, 01 de março de PREVIDÊNCIA SOCIAL março de PREVIDÊNCIA SOCIAL Soluções inovadoras para atualização cadastral Censo Previdenciário.
V Conferência Nacional de Estatística CONFEST - Rio de Janeiro - Ago/2006 Índice de Preços ao Produtor.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Processos.
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Pesquisa de Orçamentos Familiares
Disciplina O&M / Professora Beth
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
Tolerância a Falhas Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Monitoramento e Avaliação
DIRETORIA DE INFORMÁTICA 22/08/2006 Alternativa Tecnológica para Coleta de Dados Censo Agropecuário e Contagem da População 2007 Heleno Ferreira Mansoldo.
La Habana, 15 de Noviembre de 2010 Censo de Población de Brasil 2010: Algunas características y acompañamiento de los trabajos IPUMS América Latina III.
Infra TIC Capítulo 02 – ITIL
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Noções Básicas Data 00/00/00 Mudanças no Perfil Demográfico da População Brasileira com base no CD Meio século de mudanças 24ª Oficina de Trabalho.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Transcrição da apresentação:

DIRETORIA DE INFORMÁTICA 03/03/2008 Coleta de dados por computadores de mão para Censos de proporções continentais Projeto desenvolvido do 3º trimestre de 2005 ao 2º trimestre de 2006, aprimorado e já utilizado no Censo Agropecuário, na Contagem Populacional e no Cadastramento de Endereços em 2007

CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ANTERIOR Coleta de dados de Censos feita por preenchimento de questionários em papel e sua posterior transformação em dados eletrônicos. - Censo Demográfico 1970 – cartões perfurados no RJ; - Censos Econômicos 1975 – digitação no RJ; - Censo Demográfico 1980 – digitação no RJ; - Censo Agropecuário 1985 – digitação em alguns estados; - Censo Demográfico 1991 – digitação descentralizada em 21 centros nos estados / 8 meses de duração; - Contagem Populacional 1996 – leitura de marcas em 13 centros / 6 meses de duração; - Censo Demográfico 2000 – escaneamento de dados manuscritos em 5 centros / 4 meses de duração.

Problemas decorrentes do processo anterior: - Enorme volume de papel; - Enormes problemas de transporte de questionários; - Providências com muita antecedência sobre a data do Censo; - Necessidade de processos para críticas posteriores, distantes dos informantes e de poder fazer revisão no local; - Nenhum conhecimento dos dados durante a coleta; - Nenhuma interação de gerência na qualidade dos dados durante a coleta; - Ausência de dados posicionais sobre o território; - Longo prazo para disponibilização dos microdados. Solução: mudança do paradigma de coleta de Censos com utilização de nova tecnologia. CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ANTERIOR

DESCRIÇÃO DA INICIATIVA Princípios do projeto: - Substituição de questionários por programação em computadores de mão, PDAs, reproduzindo-os em sua tela; - Dados coletados diretamente em meio eletrônico; - Processo básico de crítica imediata no PDA, durante entrevista; - Transmissão de dados diretamente para base central de dados; - Início imediato da análise de dados recebidos na base central; - Possibilidade de interação da gerência de qualidade de dados concorrente com a coleta de dados no campo; - Segurança sobre os dados coletados (criptografia); - Utilização de GPS para aferição de coordenadas; - Redução de custos; - Agilização do processo provendo resultados mais rapidamente para a sociedade.

DESCRIÇÃO DA INICIATIVA Desafios do projeto: - Primeira vez em que um projeto deste tipo e envergadura foi usado no mundo; - Solução para uso por 82 mil pessoas no país, de diferentes capacidades; - Plano logístico de dimensões nacionais assegurando distribuição de PDAs, manutenções, substituições e atualizações de programas nos tempos corretos para a operação; - Solução robusta e confiável para suportar todas as condições ambientais e de infra-estrutura do território nacional; - Solução de transmissões para todo o território, com rede fixa, banda larga telefônica ou por satélites e linhas discadas, com segurança de acesso para toda a rede do IBGE; - Montagem de 1200 Postos Informatizados (micros, impressoras e comunicação) e 4400 Postos não Informatizados para apoio;

DESCRIÇÃO DA INICIATIVA Desafios do projeto: - Especificações de todas as contratações para licitações, garantindo correção nos processos e adequação aos recursos existentes. - Desenvolvimento de sistemas independente de equipamentos, para ser possível sua utilização quaisquer que fossem os vencedores de licitações; - Implantação de toda a estrutura de clusters de servidores, rede, web e bancos de dados para apoio eficiente ao processo; - Treinamento de recenseadores nas novas tecnologias e sistemas; - Criação da base tecnológica para continuar suportando a coleta de dados de Censos e Pesquisas nos próximos anos, com maior rapidez e acurácia.

DESCRIÇÃO DA INICIATIVA Principais detalhes na concepção do projeto: - Aperfeiçoamento de tecnologias móveis, já utilizadas no IBGE em algumas pesquisas (pequena dimensão), para uso em Censos com as dimensões continentais do país; - Prospecções, testes e contratações de novas tecnologias existentes em hardware, software, desenvolvimento de sistemas e redes/telecomunicações; - Escolha e demanda de projeto de PDA adequado e com case robusto, de baixo custo; - Projetos de alternativas para contingências (carregador para locais sem energia elétrica, por exemplo); - Projeto de rede de comunicações para transmissões oriundas de quaisquer municípios do país;

DESCRIÇÃO DA INICIATIVA Principais detalhes na concepção do projeto: - Projeto de sistema de supervisão de todo o processo de coleta de dados, de sincronização de versões de programas em todos os PDAs distribuídos pelo país e de controles administrativos; - Projeto de programação para os questionários nos PDAS; - Projeto de sistema de indicadores gerenciais do andamento da coleta; - Resolução de problemas, que ocorreram basicamente pelo tempo exíguo para testes anteriores e devidos a insuficiência de recursos de comunicação em áreas distantes de centros urbanos; - Disponibilização de microdados durante a coleta para análises internas iniciais.

DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL E DOS RESULTADOS NA UTILIZAÇÃO DO PROJETO Resumo de resultados: - Melhorias significativas na qualidade dos dados coletados, pela obrigatoriedade de preenchimento de campos do questionário e pelas críticas de consistências durante as entrevistas; - Georeferenciamento de estabelecimentos agropecuários e de setores de coleta, atendendo ao Cadastro de Endereços; - Prazos menores para preparativos e para disponibilização dos dados: - Coleta de Dados de 16/04 a 30/09/2008; - Divulgação de Resultados Preliminares da Contagem Populacional em 31/10/2008; - Resultados finais da Contagem Populacional e resultados preliminares do Censo Agropecuário em 20/12/2008.

DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL E DOS RESULTADOS NA UTILIZAÇÃO DO PROJETO Conclusões: - Comprovação da vantagem da inovação como base tecnológica definitiva para futuros Censos e para pesquisas, como já ocorre na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD; - Comprovação da capacidade do IBGE para consolidação desta tecnologia; - Reconhecimento das vantagens da inovação, pelo recebimento de comissões de diversos países para difusão de experiências (Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos, Paraguai, República Dominicana e Uruguai).