Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1 - 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Fundação Roberto Marinho
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Contexto de Educação a Distância
O Cenário Virtual.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Educação do século XXI
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Se é professor, provavelmente ouviu falar muito sobre Educação do séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Fácil. Disponibilizar arquivos como em um anexo de (os arquivos ficam em um único lugar) Sim. Somente docentes podem publicar arquivos no ambiente.
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Centro de Competência CRIE FCUL 1.ª Reunião de Trabalho Janeiro 2007.
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL – Abril 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos, Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL – Março 2007
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Criar e editar conteúdos para a Plataforma Moodle
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Cibercultura e a Nova Sociedade
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
Moodle.
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
Papel do Tutor em EAD.
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10

2 A plataforma Moodle Sistema online de: - gestão da aprendizagem - trabalho colaborativo (Learning Management System and Collaborative Work environment) Centro Competência FCUL 2009/2010

3 Criar e gerir espaços de trabalho para… com… proporciona ferramentas para: armazenar e organizar informação, distribuir comunicação, que permitem: a participação: - em diálogos múltiplos (públicos e privados), - de forma síncrone e assíncrone a construção com outros de ideias, de produtos… o rever da história de participações e construções Centro Competência FCUL 2009/2010

4 Princípios pedagógicos por detrás. O conhecimento como construído. A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos (partilha de saberes). O professor desenha o ambiente onde todos vivem experiências de aprendizagem Centro Competência FCUL 2009/2010

Moodle tem evoluído 5 de forma colaborativa Centro Competência FCUL 2009/2010

6 organização e participação: com diversas formas (facilmente reconfiguradas) que estão visíveis distribuição da comunicação registo e acesso à memória do vivido construção colaborativa diversidade e partilha de papeis modelos menos centralizados de actuação e aprendizagem possibilita… Centro Competência FCUL 2009/2010

Centro Competência FCUL Outubro CHATs

Feedback Centro Competência FCUL Outubro 20098

9 Feedback (output)

Centro Competência FCUL Outubro Fórum de discussão Intenções e Dúvidas Fórum

Centro Competência FCUL Outubro Glossário Ver exemplo no Sistema de Apoio Moodle FCUL

Centro Competência FCUL Outubro Tabela (base de dados)

Inquérito Centro Competência FCUL Outubro Ver exemplo no Moodle FCUL

Centro Competência FCUL Outubro Lição

Centro Competência FCUL Outubro Referendo

Centro Competência FCUL Outubro

Centro Competência FCUL Outubro SCORM/AICC

Centro Competência FCUL Outubro Teste

Centro Competência FCUL Outubro Trabalho

Centro Competência FCUL Outubro Wiki Ver exemplo no Moodle FCUL

21 intencionalidade relevância dos conteúdos, actividades e organização organização com flexibilidade desenho prévio mas atento ao emergente dinamização, mediação, sustentação quem, com que preocupações e ética, reflexividade abertura ao ponto de vista dos outros, auto-avaliação espírito de colaboração sentido de responsabilidade, partilha e co-construção visibilidade da presença e da actuação exige (e desenvolve)… Centro Competência FCUL 2009/2010

22 para quê… este tipo de espaços? a que necessidades podem responder? que relação com espaços já existentes? o que lhes acrescentam? o que é preciso modificar? para quem e com quem devem ser desenhados / mediados? que práticas se pretende implementar? que hábitos se pretende promover/evitar? como actuar para os induzir? que aprendizagens quer promover e deseja fazer? como se pensa sobre o que é aprender? para onde se quer caminhar? pressupõe reflectir sobre … Centro Competência FCUL 2009/2010

23 Pensar e discutir sobre… A relação entre o presencial e o não presencial O que é participar no presencial e à distância Os desafios que coloca: -ao professor e ao aluno - à organização académica/escolar - às práticas académicas/escolares - às relações de trabalho - às responsabilidades da Universidade