Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como fazer uma história em quadrinhos
Advertisements

APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron
Dosvox.
EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa...
Gerenciamento do Tempo.
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Rubrica para a Nota de Classe 2
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Uma linda idéia a ser imitada......
Portfólio de matemática
OSA - Operação de Software e Aplicativos
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
VIVENDO E APRENDENDO.
Uma linda idéia á ser imitada......
Deve‐se usar palavras‐chave. No Máximo 12 linhas por slides.
Criando Apresentações
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Treinamento do Microsoft® Word 2010
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Formas de Interação.
Entrada e saída.
1ª OFICINA.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
TEMA: VALORES MONETÁRIOS
Vetores Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada aluno e.
Escola Estadual Silva Dourado
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
WEBQUEST Fernanda Eliza L
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Dicas para Apresentações
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Educação Visual e Tecnológica
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
IMAGENS As imagens devem ser escaneadas (digitalizadas) com resolução de 300 DPI. Abaixo disso são reproduzidas com baixa qualidade. Acima disso o jornal.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
Brincadeiras Indígenas
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Histórias em quadrinhos
Aula 2. Hoje vamos ver um assunto diferente: Vamos aprender a retirar uma foto de um lugar e colar em outro local. Vamos usar duas fotos diferentes; Neste.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
Educação Financeira para crianças e Jovens
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
1. Use títulos objetivos Os títulos do seus posts são os principais itens que farão seu blog aparecer mais no Google, então capriche neles! ;D Evite títulos.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Softwares Educacionais
Newton Jr - 4° Sem. Eng. Automação e C. NEO Núcleo de Estudos Orientados.
Transcrição da apresentação:

Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos? Para se fazer uma história em quadrinhos, é necessário aprender e entender que além dos desenhos, o texto é fundamental! Nesta oficina, você aprenderá passo-a-passo como criar uma ótima história! x 1/15

Pense na diagramação da história: Com quantos quadrinhos eu conto minha história? A resposta desta pergunta é diagramação. Ou seja, a decisão da quantidade de quadrinhos que você precisa para contar sua história. Decidida a quantidade, você precisa pensar também se todos os quadrinhos terão ou não, o mesmo formato. Isso é fundamental para o planejamento do roteiro. Outro detalhe importante na hora de organizar a diagramação é que obrigatoriamente no primeiro quadrinho é necessário deixar um espaço para o título da sua história e no último um espaço para a palavra FIM. Exemplo 1 Exemplo 2 x 2/15

Exemplo 1 de diagramação: Se você decidir que sua história terá 12 quadrinhos, ela poderá ser montada em uma folha de papel sulfite dobrada ao meio. Cada página poderá ter 6 quadrinhos e você terá espaço para fazer uma capa e colocar seus dados de identificação. Exemplo 2 x 3/15

Exemplo 2 de diagramação: Mas os quadrinhos não precisam ter todos o mesmo tamanho. Você poderá ter alguns quadros que ocupem o espaço de dois. Você poderá também usar um pedaço de cartolina colorida e nele colar os quadrinhos recortados de sulfite com o tamanho que você escolheu. Exemplo 1 x 4/15

Crie seu roteiro: Após pensar a diagramação é hora de iniciar e criar o roteiro de sua história. Ele é a “alma” de uma história em quadrinhos, pois é nele que você fará todo o planejamento de como será sua história. No roteiro você irá esquematizar: Quantos quadrinhos terão sua história; Como serão os desenhos em cada um dos quadrinhos; E o texto para cada um deles. Exemplo de roteiro x 5/15

Um exemplo de roteiro: Imagine a seguinte situação: você e seus colegas estão dentro de sua sala de aula. Chega sua professora com a prova que havia sido marcada e você não lembrava. Esta situação pode virar uma história em quadrinhos, veja só: Quadrinho 1 – Desenho: dois alunos sentados em seus lugares na sala de aula. Texto: Quando é a prova de português? Quadrinho 2 – Desenho: a professora dentro na sala de aula (quadro-negro no fundo com as palavras HOJE PROVA). Texto: Vamos iniciar a prova. Quadrinho 3 – Desenho: o aluno com cara assustada. Texto: E agora? x 6/15

Pensando no texto e nos balões! Feita a diagramação e o roteiro, é hora de pensar nos textos e nos balões que serão usados em sua história em quadrinhos. Os textos são a prioridade dentro de um quadrinho. Pois é após a sua escrita e o desenho do balão, que os desenhos devem surgir. Então é importante primeiro escrever o texto, depois desenhar o balão e por último fazer o desenho da cena. Pois se a montagem de sua história em quadrinhos não seguir esta sequência, você corre o risco de não ter espaço para o balão e desta forma, as pessoas não conseguirem ler e entender a mensagem de sua história. x 7/15

Pensando no texto e nos balões! Um detalhe importante: jamais use sua letra normal dentro de um quadrinho. Neles só são permitidas LETRA DE FORMA E MAIÚSCULA. Se você precisar fazer um destaque de uma palavra use uma cor diferente da que você está utilizando. x 8/15

Tamanho do texto: Quanto menor for o texto, melhor para você! Então, na hora de criar seu texto procure que ele seja o menor possível e com a maior quantidade de informação. Por exemplo: Com um texto menor e com a mesma quantidade de informação, você terá mais espaço para fazer os desenhos. Vamos no supermercado da esquina comprar pipoca para comermos de tarde? Vamos no supermercado comprar pipoca? x 9/15

Tipos de balões: O desenho dos balões é fundamental para complementar a mensagem que você irá passar em cada um dos quadrinhos, para isso vários tipos de desenhos existem, os mais usuais são: Balão de grito Balão de pensamento Balão de fala Balão de cochicho Balão de idéia Balão de amor x 10/15

Onomatopéias: Onomatopéias são as palavras que imitam os sons. Elas são extremamente úteis nas histórias em quadrinhos, pois dependendo da mensagem que você irá passar, uma onomatopéia poderá substituir um texto ou até mesmo ocupar um quadrinho inteiro passando uma mensagem. Dentro dos balões. Fora dos balões. x 11/15

Onomatopéias dentro dos balões: São aquelas que imitam os sons que as pessoas emitem como um choro, uma tosse. Este tipo de som precisa ser representado dentro de balões. Observe: Onomatopéias fora dos balões: x 12/15

Onomatopéias fora dos balões: São aquelas que imitam os sons que fazem parte do meio ambiente como um trovão, uma campainha. Este tipo de som precisa ser representado fora de balões. Observe: Onomatopéia dentro dos balões. x 13/15

Exercício: Agora que você sabe como fazer uma história em quadrinhos, leia o texto “O amigo de Juliana” . Concluída a leitura, separe o texto em uma das três histórias que o compõem e escolha uma delas para trabalhar na sua história em quadrinhos: Juliana e Fungo. A família de Fungo. A escola de Juliana. Faça a diagramação, crie seu roteiro e comece a criar suas próprias histórias em quadrinhos. Veja também o trabalho que foi realizado pelos alunos das 5ª séries da Escola Pinto Ribas . x 14/15

Luciana Mello da Silva Mello Desenvolvido por: Luciana Mello da Silva Mello Curso de Especialização em Mídias na Educação Ciclo Avançado/EAD/UFSM – Turma: 12 Disciplina: EAD1310 - Ferramentas de Autoria para o Ensino e Aprendizagem/Módulo – Mídia Informática: Design e Usabilidade x 15/15

Ajuda X Botão para o início do objeto de aprendizagem Botão de ajuda Botão que fecha o objeto de aprendizagem Retorna a tela anterior Avança para próxima tela Retorna a tela anterior Exemplo 1 Link para outra tela ou site