Desafios e Propostas para o Desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

São Tomé e Príncipe, 03 e 06 de dezembro de 2012
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Brasília, DF, agosto de 2011.
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Apresentação do Projeto
FÓRUM REGIONAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO CEARÁ
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO INTEGRADO LEVANTAMENTO DE ATIVOS DEMANDAS PRIORITÁRIAS
1 Processo de gestão estratégica no MBC
Identificação de Demandas Prioritárias Para Atuação da Rede Nacional de QP&C Qualidade, Produtividade e Competitividade Integração e Sinergia Rio de Janeiro,
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Comitê Temático Rede de Disseminação, Informação e Capacitação
Encontro dos Fóruns Regionais das MPEs. Fórum Permanente Regional das MPEs Bahia Decreto nº de 10/12/2009 e regulamentado pela Resolução SICM.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Política Nacional de Empreendedorismo:
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
4º Seminário Nacional de Gestão Pública Salvador 27 maio 2009 “Programa - Bases para o Desenvolvimento Municipal” Brasília / 2010 Programa Bases para o.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
Realização e Coordenação: Execução:
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Governo do Estado do Espírito Santo
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
17ª Reunião GAT Grupo de Assessoramento Técnico 18 de Fevereiro de 2013.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
13ª. Reunião GAT Grupo de Assessoramento Técnico 07 de fevereiro de 2012.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
Abertura:Diretor DEPME – Sérgio Nunes Apresentação dos novos Coordenadores Aprovação da Memória da 14ª Reunião Posicionamento sobre as ações do CT Inovação.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 07 de dezembro de 2011.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Proposta de Plano de Trabalho para de fevereiro de 2012.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
9ª. Reunião Extraordinária Comitê Comércio Exterior 27 de outubro de 2011.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 06 de abril de 2011 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
15h00: Abertura e Informes Gerais Secretaria Técnica e Coordenadores 15h10: Aprovação da Ata da 13ª Reunião Ordinária 15h15: Posicionamento do andamento.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS Data: 10 a 13 de Dezembro de 2013 Local: Brasília.
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: DISTRITO FEDERAL RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: Roraima RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Comitê Temático “Desoneração e Desburocratização " Representante do Governo Titular Gustavo de Paula Gasbarro (MDIC) Suplentes Fábio Santos Pereira Silva.
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Fórum Nacional de Educação
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
10ª Reunião Ordinária Grupo de Assessoramento Técnico GAT Brasília – 07 de junho de 2011.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Transcrição da apresentação:

Desafios e Propostas para o Desenvolvimento

Agenda Estratégica 2011-2020 (Fórum Permanente das ME e EPP)

Alinhamento à agenda de desenvolvimento do País Outras Iniciativas Política Nacional de Empreendedorismo e Negócios - PNEN Inovação Sistema Nacional de Inovação MCTI MDIC Sistema S Etc Pequenos Negócios Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das MPE (2013/2023) Fórum Permanente Fóruns Regionais Frente Parlamentar Mista das MPE Governo Iniciativa Privada SEBRAE Outros atores

Por que a AGENDA? A Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das MPE é decorrente da elaboração da Política Nacional de Empreendedorismo e Negócios (PNEN), em consonância com o entendimento e o fortalecimento dos Fóruns Regionais ocorrido no âmbito do Fórum Permanente das ME e EPP. É uma iniciativa do Governo Federal, conduzida pelo MDIC, com o apoio de várias entidades públicas, privadas e do terceiro setor, além da sociedade civil.

governo, empresariado, academia e sociedade civil. OBJETIVO Elaborar a Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, por intermédio de um conjunto de ações de sensibilização e mobilização e do debate entre as partes diretamente interessadas: governo, empresariado, academia e sociedade civil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar e compreender os entraves e as oportunidades para melhorar o ambiente ou ecossistema de negócios voltado às MPE no Brasil; Pesquisar ações estratégicas e resultados que afetam as MPE, contemplando aspectos que impactam a geração de um ambiente favorável; Realizar estudo comparativo entre as principais políticas nacionais e internacionais voltadas ao desenvolvimento e à competitividade das MPE; Mobilizar as partes interessadas na elaboração da Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das Micro e Pequenas Empresas; Elaborar o Anteprojeto de Lei que altera a Lei Complementar 123, de 23 de dezembro de 2006, contendo as medidas legais previstas na Agenda Estratégica; e Elaborar documentos executivos, de acordo com os seis eixos de discussão do Fórum Permanente da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, identificando ações, etapas, prazos e responsabilidades.

Produtos a serem entregues Proposta de “Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das MPE”, contendo: Agenda estratégica de ações, com 06 termos de referência com identificação de ações/ etapas/ prazos/ responsabilidades; e Proposta de anteprojeto de lei complementar para alteração da LC 123/06, nos aspectos referentes as atribuições do Fórum Permanente.

CALENDÁRIO DE EVENTOS Evento Data Oficina Fórum Permanente 29/11/2012 Reunião de Sensibilização Região Sudeste 22/01/2013 Reunião de Sensibilização Região Sul 24/01/2013 Reunião de Sensibilização Região Norte 29/01/2013 Reunião de Sensibilização Região Centro- Oeste 31/01/2013 Reunião de Sensibilização Região Nordeste 05/02/2013 1ª Oficina Nacional Região Centro-Oeste 27/03/2013

CALENDÁRIO DE EVENTOS Evento Data Oficina Governamental (partic. específica) 12/03/2013 2ª Oficina Nacional - Região Sudeste 07/03/2013 3ª Oficina Nacional - Região Norte 04/04/2013 4ª Oficina Nacional - Região Nordeste 25/04/2013 5ª Oficina Nacional - Região Sul 07/05/2013 Oficina SEBRAE e Frente Parlamentar (participação específica) 14/05/2012 Oficina Internacional (partic. específica) 15 e 16 /05/2013

Reuniões Estaduais e Distrital Dificuldade da presença de todos os representantes dos segmentos de cada unidade da federação nas oficinas regionais Necessidade de serem consolidados os subsídios em cada unidade da federação, por eixo temático do projeto Ofício com as orientações para as reuniões estaduais para coleta de subsídios Necessidade de participação da maior representatividade possível Tipos de reuniões para coleta e subsídios (modelo padrão) Oficinas Estaduais nos moldes das Oficinas Regionais Reuniões extraordinárias dos Fóruns Reuniões específicas

DO QUE DEPENDE A AGENDA ? AGENDA DESONERAÇÃO COMÉRCIO E DESBUROCRATIZAÇÃO COMÉRCIO EXTERIOR TECNOLOGIA e INOVAÇÃO AGENDA INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO COMPRAS GOVERNAMENTAIS INFORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

Subsídios para a elaboração da Agenda Nacional Eixo Temático Gargalos Oportunidades Programas / Projetos Ações Resultados Execução Responsável

Subsídios para a elaboração da Agenda Nacional Eixo Temático Gargalos Oportunidades Programas / Projetos Aspectos que impedem o desenvolvimento e o aumento da competitividade das MPE com rebatimento em cada eixo temático. Identificadas para cada eixo temático, tendo como base os cenários econômico, cultural, social e políticos que impactam a geração de um ambiente favorável às MPE em cada estado. Governamentais em âmbito estadual que apoiem ações de desenvolvimento e aumento de competividade para as MPE, proporcionando a geração de emprego e renda, melhoria dos indicadores da economia local, além do fortalecimento das oportunidades de negócios identificadas.

Subsídios para a elaboração da Agenda Nacional Eixo Temático Ações Resultados Execução Responsável Mapear e relacionar as ações realizadas para o alcance das metas e dos resultados alcançados por eixo temático, tendo como base a realidade local . Destacar e enfatizar principais resultados relacionados aos casos de sucesso dentro do cenário estadual das MPE, pro- curando dar ênfase nas metas e nos indicadores alcançados. Descrição de como será realizada a execução das ações estratégicas elencadas para o alcance das metas estipuladas para cada eixo temático. Pela realização da ação a ser executada, considerando a sua participação no ecossistema de negócios, seja governo ou iniciativa privada, com vistas a monitorar as metas do projeto.

CALENDÁRIO DE OFICINAS ESTADUAIS Evento Data Oficina Estadual do Tocantins Em alteração Oficina Estadual do Rio Grande do Norte 18/03/2013 Oficina Estadual do Maranhão 21/03/2013 Oficina Estadual de Sergipe 18/04/2013 Oficina Estadual do Amapá Não confirmada

AGRADECEMOS SUA PARTICIPAÇÃO! Secretaria Técnica do Fórum Permanente Gustavo Gasbarro Fábio Silva Orlando Campos DEPME/SCS/MDIC Secretaria Técnica do Fórum Permanente