XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia Novembro de 2005

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Dora Ann Lange Canhos I Jornada de Prospectiva e Gestão do Conhecimento Biodiversidade: a experiência do CRIA com as atividades de gestão.
Vanderlei Perez Canhos (CRIA) Fiocruz, Maio de 2005
Coleções Biológicas e Sistemas de Informação
Amazon Basin Biodiversity Information Facility
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
PHL – Setor de Informação da Fundação CERTI
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
: Fase off-line e on-line Sistemas e ferramentas desenvolvidos no próprio Instituto para catalogação, circulação e consulta de material bibliográfico.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Redes de Coleções Biológicas
O LIMS como ferramenta de gestão do laboratório
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Inicio PIATV para Windows Realização:.
Divisão de Recursos Microbianos
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Escritório Virtual Londrisoft Informática
Fundada em: 1996 Objetivo: Oferecer a seus clientes ferramentas que contribuem diretamente com os resultados da empresa. Foco: Desenvolvimento de sistemas.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Fabiano André Vergani
SGI Apresentação Técnica.
Biblioteca Virtual em Saúde:
1 CRIA - Centro de Referência em Informação Ambiental Missão: promover a socialização do conhecimento científico visando a conservação e a utilização sustentável.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
EBSCO workshop Portal Capes – www. periodicos. capes. gov. br www
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
MODELING AND SIMULATION OF A GROUNDING SYSTEM USING SIMULINK Gustavo dos Santos Pires FÁBRICA DE SOFTWARE BATLAB/BIOTA-MS Equipe UFMS/BATLAB FÁBRICA DE.
Catalogação Legível por Máquina (MARC)
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
15 anos desenvolvendo soluções criativas
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Reunião Técnica de Avaliação da Rede speciesLink
GRADE Conceito Histórico –NASSA’s Information Power Grid (Primeira) “A” GRADE e “uma” GRADE; GRID Middleware –Exs: Condor, GLOBUS e Unicore;
Dora Ann Lange Canhos Painel: Coleções e Sistemas de Informação para Biodiversidade A experiência do CRIA com bancos de dados e sistemas.
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
Apresentação SGO Sistema de Gerenciamento de Operações
Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta.
Introdução à Computação em Grade Porto Alegre, Maio/2006 Centro Nacional de Supercomputação CESUP/RS Realização: Projeto GradeUFRGS Material pertencente.
Normas para Gestão de Metadados: Norma ISO/IEC 11179
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
4º Período Ciências Contábeis
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
Padrão Interoperável para Objetos de Aprendizagem
Dados abertos interligados
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
15 anos desenvolvendo soluções criativas GESTOR PROCESSUAL.
DE COLEÇÕES DE CULTURAS À CENTROS DE RECURSOS BIOLóGICOS Iniciativas Internacionais.
SISTEMA MAPA DA OFERTA DAS CAPACITAÇÕES NAS ESCOLAS DE GOVERNO Brasília, 15 de Julho de 2010.
A rede global de centros de recursos biológicos Vanderlei Perez Canhos (CRIA) CBM, Novembro de 2005.
CIDADE TRANSPARENTE. Cidade Transparente -Avanços e desafios desde a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI); -Desafios a serem superados no que.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Transcrição da apresentação:

XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia Novembro de 2005 Sistema de Informação para Coleções de Interesse Biotecnológico (SICol) XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia Novembro de 2005

Construção do conhecimento sobre biodiversidade Coletiva, multi e inter-disciplinar Requer um ambiente de cooperação global Depende de uma base comparativa de dados e de conhecimento

Dados Ontem: pessoas responsáveis por seus dados dados “lidos” e interpretados por indivíduos descobertas feitas através do pensamento, através da análise de um indivíduo ou de algumas pessoas Futuro grupos / instituições responsáveis pela gestão dos dados de provedores múltiplos leitura e interpretação com o auxílio de software descobertas feitas com o uso de computadores, verificadas pelas pessoas Dados precisam ser digitais e estar disponíveis on-line

Evolução do conceito de coleções de culturas “depósitos” de material de pesquisa depósito + serviços (preservação, identificação, distribuição ...) + catálogo depósito + serviços + pesquisa + catálogo depósito + serviços + pesquisa + centro de informação

Evolução: Catálogo (CC) Centro de Dados (CRB)

Desafios Mudança de cultura (compartilhamento de dados/ informações) Adoção de padrões mínimos (integração de dados de fontes diversas) Desenvolvimento e uso de ferramentas computacionais: Integração de dados e de interoperabilidade de sistemas Análise, síntese e visualização

Modelo: CABRI – Common Access to Biological Resources and Information Metas Aumentar a conscientização dos usuários científicos quanto à qualidade e variedade de coleções de culturas Européias Facilitar o acesso ao material e à informação Estratégia adotada Desenvolvimento de um sistema de acesso único aos catálogos das coleções Garantia de um nível comum de qualidade do material e informação associada

CABRI Iniciativa da Comunidade Européia Hoje é um consórcio de nove centros de recursos biológicos Belgian Co-ordinated Collections of Micro-organisms CABI Bioscience (UK) Centraalbureau voor Schimmelcultures (Holanda) Institut Pasteur CIP (França) CERDIC (França) Deutsche Sammlung von Mikroorganismen und Zellkulturen (Alemanha) European Collection of Cell Cultures (UK) National Institute for Cancer Research, Interlab Cell Line Collection (Itália) National Collections of Industrial, Marine and Food Bacteria (UK) http://www.cabri.org/

CABRI – padronização dos dados dados mínimos, dados recomendados e dados completos para cada grupo taxonômico. permite a inclusão de dados históricos permite a inserção de dados mais completos

CABRI Guidelines Padrões de qualidade para o gerenciamento de coleções Guidelines para a produção de catálogo Manual de Procedimentos

Microrganismos

Sistema de Informação de Coleções de Interesse Biotecnológico Apoio MCT/CNPq/Finep http://sicol.cria.org.br

Objetivos do SICol Servir de elemento integrador às diversas e diferenciadas coleções Atender à demanda por informação das coleções e dos usuários de insumos biológicos na área da biotecnologia Atender à demanda por informação dos formuladores de políticas públicas.

A primeira fase do projeto envolveu: Diagnóstico para definir a arquitetura: documentação e registro de dados infra-estrutura e capacitação ferramentas disponíveis Desenvolvimento de um web site

Diagnóstico (2001) Documentação Infra-estrutura e capacitação básica (registro apenas de campos mínimos) pouco estruturada (pouca/nenhuma utilização de vocabulário controlado e formatos comuns) atendimento da demanda interna Infra-estrutura e capacitação acesso à Internet é precário sem apoio de informática necessidade de um sistema de gestão do acervo Ferramentas disponíveis Sistema distribuídos eram complexos: demandariam uma certa competência em informática nas coleções

Diagnóstico: Arquitetura do Sistema Opção por um sistema centralizado (no momento) Princípios: Provedor dos dados: total domínio, controle e responsabilidade pelos dados Desenvolvimento do sistema: baseado em protocolos abertos, “platform independent”, utilizando sempre que possível software de acesso público, não comercial .

2a. Fase: desenvolvimento do sistema on-line (catálogo virtual) Bactérias Fungos Células Etc... Base de dados do SICol Usuário Interface Web Coleções

Características do Sistema Autonomia completa das coleções em relação aos dados. Desenvolvido utilizando aplicativos “open source” ou livre Compatibilidade com o padrão CABRI

Autonomia das coleções O SICol disponibiliza uma área de acesso restrito para que as coleções administrem os seus dados pela internet. A qualquer momento as coleções podem inserir novos dados ou apagar os que estão sendo disponibilizados por ela. A qualidade das informações disponibilizadas é de total responsabilidade de cada coleção.

Para participar do SICol 1- Preencher e enviar para o CRIA o questionário: http://sicol.cria.org.br/pdf/questionario.rtf 2- O CRIA envia login e senha por e-mail para acesso à área restrita: http://sicol.cria.org.br/adm/ 3- Na área restrita a coleção pode baixar a planilha modelo já no formato que os dados devem ser enviados ao SICol. 4- Através da área restrita a coleção também pode atualizar os dados no sistema.

Resultado do esforço conjunto... http://sicol.cria.org.br/cv

Bacillus cereus

Atualização CABRI: as coleções se comprometem a atualizar os seus catálogos a cada 6 meses SICol: não existe qualquer compromisso nesse sentido

Rede speciesLink Provedores: coleções biológicas com total domínio sobre os dados Sistema Distribuído Modelo de dados: DarwinCore Protocolo de comunicação: DiGIR

Novos desenvolvimentos Trabalhar no conteúdo do SICol Desenvolvimento do sistema de gerenciamento

Serviços Web Mapas Modelagem Datacleaning Georeferenciamento automático Outros serviços portal servidor regional data commons space data commons space coleções biológicas dados de observação dados taxonômicos Sistema de preservação de dados para gerações futuras (long term data archive)

Cenário envolvendo o uso de padrões e protocolos pesquisa educação nomenclatura taxonomia dados descritivos tomada de decisão dados primários modelagem qualidade de dados mapas coleção biológica

Obrigada Dora Ann Lange Canhos (dora@cria.org.br) http://splink.cria.org.br http://www.cria.org.br