Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 2 Praça Santa Terezinha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Formação Sala de Leitura e Filosofia
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
LETRAMENTO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho
Máscaras Africanas.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CARAVANA DA POESIA VINÍCIUS DE MORAES.
Vídeo Educar – Rubem Alves
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
A Internet, também conhecida como web, é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de.
“Proposta de atividade, esboço inicial”
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
Professora: Daniela Capra de Azeredo Turma A21 2°ano / 1°ciclo/2012
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Linguagem, alfabetização e letramento
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Modelo de Relato da Sequência Didática tema: indicar qual
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 4 PEIRÓPOLIS 2012/ 2013.
Fazenda Getúlio Vargas
Portal Educacional Clickideia
Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro
Alfabetização na perspectiva do letramento
Sugestão de Atividade:
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Método de Ensino de Línguas Método Direto
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
FABIANA DE PAULA PEREIRA
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA. FINALIDADES Proporcionar formação integral aos jovens, por meio de associação entre: Proporcionar formação integral aos.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Contribuições dos Espaços Não Formais
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
11º 10, 4 de Maio 2014/2015 – Geografia A Professor Luís Gomes Trabalho realizado por: Angela Pereira nº3 Inês Salvado, nº13 Joana Falcão nº15 Rute Gomes.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 2 Praça Santa Terezinha 2012/2013

Objetivos Um evento de letramento inclui atividades que têm as características de outras atividades da vida social: envolve mais de um participante e os envolvidos têm diferentes saberes, que são mobilizados na medida adequada, no momento necessário, em prol de interesses, intenções e objetivos individuais e de metas comuns. Daí ser um evento essencialmente colaborativo. (KLEIMAN, 2005, p.23). Conhecer a história e a cultura do Município de Uberaba, nosso objeto de estudo, por meio de pesquisas de campo considerando o lúdico, o criativo no processo de formação da cidadania. Promover a contextualização do conhecimento favorecendo a alfabetização por meio de situações significativas e experiências concretas envolvendo o letramento.

Localização Preparando a visita Observando o percurso no Google Maps Igreja no presente Igreja no passado: 1955 Localização Trajeto percorrido da Escola Municipal Uberaba até a Praça Santa Terezinha - desenho das crianças. Observando o percurso no Google Maps Preparando a visita

A visita ... Igreja Santa Terezinha Interior da Igreja Palestra Registros Registros

Entrevista com a empresária responsável pela empresa “Beliske” Panificadora Beliske A visita ... Igreja Santa Terezinha Registros O aluno percebe o uso social da leitura-escrita e sua importância para as relações existentes na sociedade.

Trabalhando em sala de aula após a visita ...

Trabalhando em sala de aula após a visita ...

Trabalhando em sala de aula após a visita ... Utilização do pátio da escola para continuação do trabalho:

Quanto mais a escola se aproxima das práticas sociais em outras instituições, mais o aluno poderá trazer conhecimentos relevantes das práticas que já conhece, e mais fáceis serão as adequações, adaptações e transferências que ele virá a fazer para outras situações da vida real. (KLEYMAN , 2005 p.23)

Trabalhos de expressão artística realizados

Livros construídos pelas crianças a partir dos registros Painel sobre a Praça Santa Terezinha construído pelas crianças

Trabalho: Língua portuguesa

Trabalho: Geografia

Trabalho: Matemática

Referências BRASIL, MEC. Kleyman, Angela B.. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/IEL/Unicamp, 2005-2010. Disponível em: http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf Acesso em: 29 mai.2013. BRANDÃO, Carlos R.. O que é método Paulo Freire. 1º ed. Ed. Brasiliense, 1981, São Paulo\SP.  ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Documento fotográfico. Folha 33, 2001. Disponível em: http://www.uberaba.com.br/cgi-bin/portal.cgi?flagweb=pgn_hf_fotolocal&localiza=1&codigo=236 Acesso em 27 maio, 2013. TAVARES, Maria Tereza Goudard. A Cidade e a Alfabetização das Crianças das Classes Populares: algumas considerações. Educação Popular – GT: 06. Instituição Financiadora: FAPERJ/UERJ, 2009. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CC4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.anped.org.br%2Freunioes%2F25%2Fmariaterezatavarest06.rtf&ei=flC8UaigGIaG9gTQuoGgCA&usg=AFQjCNHjhHnqfKHCMbkrDGGpZ77r3OKwEw&sig2=-fsp8IvgO7GGDP-umxWekw Acesso em 20 mai.2013. Música: Jipe do Padre / Grupo Parangolè Fotos: Acervo PIBID