Prof. Dr. Liercio Pinheiro de Araújo

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Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Liercio Pinheiro de Araújo LINHA DO TEMPO: do surgimento da psicologia científica ao desenvolvimento da psicologia cognitiva Prof. Dr. Liercio Pinheiro de Araújo

1873 1874 1879 1883 1890 1892 1895 Jung Bleuler 1900 Wundt publica os Princípios de Psicologia Fisiológica Sigmund Freud publica A Interpretação dos Sonhos Carl G. Jung torna-se assistente de Eugene Bleuler William James publica Princípios de Psicologia A Universidade de Leipzig reconhece formalmente o laboratório de Wundt Edward Titchener publica entre 1901 e 1905 os quatro volumes do seu Manual de Psicologia Experimental Franz Brentano publica A Psicologia segundo o Ponto de Vista Empírico Wilhelm Wundt funda o primeiro laboratório de psicologia na Universidade de Leipzig, na Alemanha Josef Breuer e Sigmund Freud publicam Estudos sobre a Histeria 1901 Fundada a Associação Americana de Psicologia, contando à época com 42 membros Edward Titchener introduz o estruturalismo nos Estados Unidos 1906 Ivan Pavlov publica os seus achados a respeito do condicionamento clássico 1907 1912 1913 Titchener publica The schema of introspection Max Wertheimer apresenta a psicologia da gestalt, ao publicar o paper Estudo Experimental sobre a Percepção do Movimento Alfred Adler publica o seu principal trabalho: Um estudo sobre a inferioridade orgânica e a sua compensação psicológica

Carl G.Jung abandona as ideias freudianas e passa desenvolver as suas próprias teorias psicológicas 1917 1921 1913 John Watson lança o manifesto behaviorista Köhler, Koffka e Wertheimer criam o periódico Psychologische Forshung para dar exposição aos pontos de vista da psicologia da gestalt Koffka Köhler Kurt Lewin publica o seu primeiro artigo: Kriegslandchaft 1924 Max Wertheimer publica Gestalt theory Jacob Moreno introduz a técnica de medida sociométrica. 1934 Adler Carl Rogers desenvolve o Aconselhamento Centrado no Cliente 1935 Alfred Adler estabelece o periódico InternationalJournal of Individual Psychology Egon Brunswik foi convidado Rogers B. F. Skinner diferencia o condicionamento pavloviano do condicionamento operante 1937 1938 Kurt Koffka publica Princípios de Psicologia da Gestalt B. F. Skinner utiliza pela primeira vez o termo operante, passando utilizar o termo respondente para designar os reflexos pavlovianos Wolfgang Kohler e Kurt Goldstein emigram para os Estados Unidos B. F. Skinner publica O comportamento dos Organismos

1945 1947 1942 Carl Rogers desenvolve a terapia centrada no paciente Kurt Lewin organiza o Centro de Pesquisa para a dinâmica de grupo no Massachussets Institute of Technology Kurt Goldstein publica O organismo: uma abordagem holista 1950 O matemático Alan Turing publica Computing machinery and inteligence 1954 Abraham Maslow desenvolve no livro Motivação e Personalidade a sua teoria hierárquica da personalidade humana George Kelly publica A Psicologia dos Constructos Pessoais 1955 Fundada a inteligência artificial (Utilização da analogia da máquina para entender o funcionamento da cognição) Surgimento da Psicologia Cognitiva 1956 Allen Newell e Herbert Simon publicam o artigo Elements of a Theory of Human Problem Solving, a primeira exposição da abordagem do processamento de informação na psicologia 1958 1967 1972 1985 Howard Gardner publica A nova ciência da mente Primeiro livro-texto geral de Psicologia Cognitiva de Ulrich Neisser A. Newell & H. Simon publicam Human Problem Solving Newell Simon

CONSTRUCTOS PESSOAIS George Kelly

CONSTRUCTOS PESSOAIS Para George Kelly as pessoas criam uma construção cognitiva sobre o ambiente, ou seja, temos um padrão sistemático para organizar e interpretar nossas relações sociais. A partir desse sistema fazemos previsões sobre nós, sobre as outras pessoas e também sobre o ambiente.

CONSTRUCTOS PESSOAIS Assim, para compreender a PERSONALIDADE temos que conhecer nossos padrões e formas de organização e construção de nosso mundo, pois a interpretação do evento é mais importante que o próprio evento.

CONSTRUCTOS PESSOAIS A essas teorizações que fazemos perante as situações de nossa vida e perante as outras pessoas, Kelly denominou CONSTRUCTOS PESSOAIS.

Ou seja, um constructo é a maneira singular de um indivíduo ver a vida, uma hipótese elaborada intelectualmente para interpretar e explicar os eventos diários. Nós temos a expectativa que nossos constructos irão prever e explicar a realidade e, estamos testando esses constructos constantemente. Assim, baseamos nosso comportamento nos constructos e avaliamos os resultados.

Sistemas de Constructo Pessoal: características básicas 5 REVISÃO CONSTRUTIVA 2 INVESTIMENTO 1 ANTECIPAÇÃO 4 VALIDAÇÃO 3 ENCONTRO POSTULADO FUNDAMENTAL Nossos processos psicológicos são determinados pela maneira como antecipamos os eventos. O postulado implica que nós procuramos prever, que antecipamos os eventos, que tentamos alcançar o futuro pela janela do presente.

Sistemas de Constructo Pessoal: características básicas 11 Corolários

Corolário da CONSTRUÇÃO 1 Corolário da CONSTRUÇÃO Pelo fato de os eventos repetidos serem semelhantes, podemos prever ou antecipar como experenciaremos no futuro

Corolário da INDIVIDUALIDADE 2 Corolário da INDIVIDUALIDADE As pessoas compreendem os eventos de diferentes maneiras. Nossos constructos nao refletem tanto a REALIDADE OBJETIVA, mas principalmente a INTERPRETAÇÃO SINGULAR

Corolário da ORGANIZAÇÃO 3 Corolário da ORGANIZAÇÃO Organizamos nossos constructos em hierarquia, com alguns constructos subordinados a outros. Ex.: amigo, leal, protetor

Corolário da DICOTOMIA 4 Corolário da DICOTOMIA Os constructos são bipolares; por exemplo, se temos uma determinada opinião sobre honestidade, essa noção também tem de abranger o conceito de desonestidade

5 Corolário da ESCOLHA Para cada constructo, escolhemos (liberdade) a alternativa que nos parece melhor, aquela que nos permite prever os resultados de eventos antecipados (segurança e aventura)

6 Corolário da ÂMBITO Nossos constructos podem aplicar-se a muitas situações ou pessoas ou limitar-se a uma única pessoa ou situação (alegres x tristes)

Corolário da EXPERIÊNCIA 7 Corolário da EXPERIÊNCIA Testamos nossos constructos nas experiências de vida para certificarmo-nos de que permanecem válidos. Durante os anos que se passaram, nossas experiências nos terão levado a rever noss sistema de constructos.

Corolário da MODULAÇÃO 8 Corolário da MODULAÇÃO Podemos modificar nossos constructos em função de novas experiências

Corolário da FRAGMENTAÇÃO 9 Corolário da FRAGMENTAÇÃO Podemos, às vezes, ter constructos subordinados contraditórios ou incoerentes no escopo de nosso sistema geral de constructos

Corolário da COMUNALIDADE 10 Corolário da COMUNALIDADE Embora constructos individuais sejam unicamente nossos, as pessoas em grupos ou culturas compatíveis podem apresentar constructos semelhantes

Corolário da SOCIABILIDADE 11 Corolário da SOCIABILIDADE Tentamos entender como as pessoas pensam e predizer o que farão e, conforme for, modificamos nosso comportamento

ALTERNATIVISMO CONSTRUTIVO

A revisão de nossos constructos é um processo contínuo e necessário A revisão de nossos constructos é um processo contínuo e necessário. Temos de ter sempre um constructo alternativo para cada situação. Essa adaptabilidade Kelly nomeou de alternativismo construtivo, para expressar que nossos constructos são flexíveis e podemos facilmente substitui-los por outros.

ALTERNATIVISMO CONSTRUTIVO Se nossos constructos fossem inflexíveis e impossíveis de serem revistos, ou determinados pelas influência que sofremos na infância, não seríamos capazes de lidar com situações novas.

NATUREZA HUMANA Kelly propunha uma visão otimista em relação à natureza humana. Ele tratava as pessoas como seres racionais capazes de formar uma estrutura de constructos para, a partir dela, ver o mundo. Acreditava que o ser humano é o autor de seu próprio destino, e não vítima, como alguns diriam.

NATUREZA HUMANA Atribui as pessoas o livre-arbítrio a capacidade de escolher a direção que nessa tomará, e de mudar quando for preciso, revendo antigos constructos e formando novos. Segundo Kelly, não estamos presos a nenhum caminho traçado na infância ou na adolescência. Kelly não considerava que os eventos passados fossem determinantes no comportamento presente, acreditava que somos motivados pelo fato de estarmos vivos, não havendo qualquer outro motivo para invocar qualquer outra explicação.

NATUREZA HUMANA Não discutiu o papel da hereditariedade na personalidade, ele apenas observou que não somos totalmente dominados por influências ambientais. Vivemos por meio de constructos baseados em nossa interpretação de eventos.

O G E G R KE LL Y E 1905-1965

1905 1925 1927 VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY Insira sua figura ou conteúdo VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY 1905 Geoge Alexander Kelly, filho único, nasceu em 28/04 numa fazenda próxima de Perth, Kansas - EUA Obteve seu grau de bacharel, especializando-se em física e matemática no Park College, Parkville, Misouri 1925 Matriculou-se em um curso de pós-graduação e recebeu o título de mestre em Sociologia Educacional pela Universidade do Kansas, e Lawrence. Dissertação intitulada “One thousand workes and their leisure” 1927

1928 1929 1930/ 1931 VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY Insira sua figura ou conteúdo VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY 1928 Consegue um emprego na Sheldon Junior College, em Sheldon, Iwoa, ensinando psicologia e oratória e treinando o grupo de teatro Obteve uma bolsa de estudo da Universidade de Edingburgh, Escócia e completou seu bacharelado em Educação. Nessa época interessa-se pela Psicologia 1929 De volta aos EUA, frequenta o primeiro programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade de Iowa. Nove meses depois recebe seu título de doutor 1930/ 1931

1930/ 1931 1943 1945- 1946 VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY Insira sua figura ou conteúdo VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY Dois dias depois de concluir o doutorado, casou-se com Gladys Thompson e estabelecou-se no cargo de professor de psicologia na Fort Hay State University, em Kansas, lá permanecendo por 12 anos (grande momento para construçao da Teoria dos Costructos) 1930/ 1931 Foi colocado em serviço na Reserva da Marinha dos Estados Unidos e trabalhou no Boureau of Medicine and Surgery na Base de Washington 1943 Depois da guerra, aceitou um cargo de professor na Universadade de Maryland. No ano seguinte foi nomeado professor e diretor de Psicologia Clínica da Oshio State University em Columbus, Ohio. Ali permanecendo por 20 anos e, nesse cargo publicou seus trabalhos mais importantes. 1945- 1946

VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY Texto Exemplo Insira seu próprio texto Texto Exemplo Insira seu próprio texto Aos 50 anos, Kelly publicou seu trabalho mais importante: The psychology of personal constructs volume one: a theory of personality e The psychology of personal constructs volume two: clinical diagnosis and psychotherapy (1955)

VIDA E OBRA DE GEORGE KELLY “kelly passava seu tempo livre atendendo clientes gratuitamente, escrevendo textos teóricos, enviando a diversas partes do mundo seus trabalhos destinados a explicar e expandir sua teoria e dedicando-se ao desenvolvimento profissional da psicologia clínica. Foi presidente das divisão de psicologia clínica e de aconselhamento da American Psychological Association, além de presidente da American Board of Examiners in Professional Psychology. Em 1965, Kelly assumiu um cargo na Brandeis University. Entretanto, no início de março foi hospitalizado e para uma cirurgia relativamente comum. Inesperadamente, houve complicações e ele morreu logo depois.”

A S O U S R A S B