Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Água e Saúde.
Advertisements

Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO.
Nematelmintos ou Asquelmintos
Situação epidemiológica da Febre amarela e repercussões em Campinas - SP André Ricardo Ribas Freitas Médico sanitarista – COVISA/SMS.
Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Centro de Epidemiologia - CEPI VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Filo Nematelmintos Características:
As grandes epidemias ao longo da história Bactérias, vírus e outros microrganismos já causaram estragos tão grandes à humanidade quanto as mais terríveis.
DENGUE É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus que é transmitido através da picada da fêmea do mosquito AEDES AEGYPTI (originário do.
Principais verminoses
Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt.
Espécie Echinococcus granulosus Doença hidatidose Distribuição cosmopolita.
HPV:papiloma vírus humano HPV: papiloma vírus humano.
PRODUÇÃO DE TEXTO UMA FÁBULA SOBRE A DENGUE (6º ANO)
O MODELO BRASILEIRO DE CONTROLE DO MOSQUITO TRANSMISSOR DO VÍRUS DA DENGUE, ZIKA, FEBRE AMARELA E CHICUNGUNYA Evellyn Crystine Pessoa de Lima Stephanie.
GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE Sistema Único de Saúde Secretaria de Estado da Saúde.
Reino Monera: Bactérias e Cianobactérias. Bactéria.
1 Vírus. 2 Características Organismos microscópicos; Significa veneno; Não faz parte de nenhum grupo de seres vivos; Possui capsídeo e DNA ou RNA.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS:FE BRE AMARELA. O que são doenças negligenciadas? São um grupo de doenças radicais endêmicas especialmente entre as populações.
FILO PLATYHELMINTHES (VERMES DE CORPO ACHATADO)
Santa Catarina, um estado rico em águas, mas...
VAMOS CONHECER O CAMINHO DA ÁGUA
O ESTUDO DOS VÍRUS.
Saúde Humana.
Doenças Tropicais.
Filo Nematelmintos Verminoses causadas por Nematelmintos
Filo Platyhelminthes (Platelmintos)
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
Anna Carolina e Larissa
PARASITOLOGIA VETERINÁRIA
Bactérias e Doenças Associadas
Aedes-Aegypti João v. Miguel F..
PORÍFEROS.
VACINAS As vacinas servem para induzir o nosso corpo a produzir ANTICORPOS ESPECÍFICOS , contra um determinado microrganismo, para que uma pessoa vacinada.
Caroline Silveira e Barbara Beatriz
CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS BACTÉRIAS
ESQUISTOSSOMOSE Página 107.
Esquistossomose Página 107.
Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO.
Direcção Nacional de Saúde Pública
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Filo Platyhelminthes.
Filo Nematoda Vermes cilíndricos.
Como surgiu a cocaína? A  cocaína surgiu durante o século XIX. No início do século XX foi vendido nas farmacias como anestésico local e como tônico para.
CLAMÍDIA A doença “silenciosa”
DEFINIÇÃO Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos.
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
PLATELMINTOS “Vermes chatos”
ÁGUA E SAÚDE. SANEAMENTO BÁSICO É O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA A MELHORAR E GARANTIR A SAÚDE DA POPULAÇÃO POR MEIO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, DA CONSTRUÇÃO.
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
Distúrbios e doenças do Sistema Digestório.
Dr. Fabio Rocha Lima Médico patologista Rotary Club de Dourados Caiuás
Protozooses.
Saúde: Utilidade Pública
Copa do Mundo, multidões e gripe: como se prevenir?
PROTOZOÁRIOS Professor: Bruno Aleixo Venturi
A ÁGUA OXIGENADA.
LESÃO DOS NERVOS PERIFÉRICOS
Saúde: Utilidade Pública
Teníase e Cisticercose
Febre Amarela #fiqueinformado SMS/SA – jan/2018.
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
FEBRE AMARELA É uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela.
INVERTEBRADOS PLATELMINTOS Instituto GayLussac Turma: 7M3
Apresentação A dengue é uma doença?
Os Oito Objetivos do Milênio
Filo Nematelmintos Características:
NEMATELMINTES.
Transcrição da apresentação:

Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO DESSE RECURSO PODE NOS CAUSAR PREJUÍZOS. SANEAMENTO BÁSICO É UM CONJUNTO DE MEDIDAS E ATITUDES ADOTADAS EM UMA REGIÃO PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. DENTRO DESSAS MEDIDAS ESTÃO O TRATAMENTO DE ÁGUA, A COLETA DE LIXO, UMA REDE DE ESGOTO ENTRE OUTRAS. O ACESSO À ÁGUA POTÁVEL E ALGUMAS CONDIÇÕES DE HIGIENE, PODEM EVITAR MUITAS DOENÇAS DIMINUINDO ASSIM O CUSTO COM TRATAMENTOS. O INVESTIMENTO NO SANEAMENTO BÁSICO É CRUCIAL NA SOCIEDADE, JÁ QUE CADA R$ 1 INVESTIDO EM SANEAMENTO EQUIVALE A UMA ECONOMIA DE R$ 4 NA ÁREA DE SAÚDE, PORQUE O SANEAMENTO BÁSICO REPRESENTA MEDIDAS DE PREVENÇÃO.

Doenças transmitidas pela água

VERMINOSES QUANDO USAMOS A PALAVRA VERMES NÃO ESTAMOS NO REFERINDO A UM GRUPO ESPECÍFICO, MAS A ANIMAIS INVERTEBRADOS QUE TEM CORPO ALONGADO, SEM PATAS. EXISTEM VERMES QUE SÃO PARASITAS HUMANOS QUE ATACAM ESPECIALMENTE OS SISTEMAS DIGESTÓRIO E CARDIOVASCULAR. AS VERMINOSES QUANDO NÃO TRATADAS PODEM INCAPACITAR O INDIVÍDUO E LEVA-LO ATÉ A MORTE. VOCÊ SABE COMO PODEMOS NOS PREVENIR?

ESQUISTOSSOMOSE (barriga d’água) VERMINOSE MAIS COMUM TRANSMITIDA PELA ÁGUA NO BRASIL CAUSADA PELO VERME ESQUISTOSSOMO O VERME VIVE NOS VASOS SANGUÍNEOS DO INTESTINO HUMANO, ONDE SE REPRODUZ SINTOMAS: PERDA DE SANGUE NAS FEZES, DORES ABDOMINAIS, ENFRAQUECIMENTO E LESÕES NO FÍGADO (POR ISSO O GRANDE VOLUME NA BARRIGA). AS “LAGOAS DE COCEIRA” SÃO AS LAGOAS CONTAMINADAS PELAS LARVAS DO VERME.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a esquistossomose a segunda doença parasitária mais devastadora do mundo, perdendo apenas para a malária. Por ano, mais de 230 milhões de pessoas precisam de tratamento para a doença, principalmente nos países tropicais, segundo a OMS. Causada por vermes (espécies diferentes do gênero Schistosoma), até agora a esquistossomose é apenas remediada ou evitada por meio de algumas medidas como higiene e saneamento básico. Esta é a primeira vez que uma vacina contra vermes é desenvolvida. O segredo é que a vacina não ataca diretamente o causador da doença, e sim estimula os anticorpos a atacarem uma proteína vital do Schistosoma, impedindo sua sobrevivência.

Brasil desenvolve primeira vacina contra esquistossomose Vacina criada pela Fiocruz passou pela primeira fase de testes em humanos A primeira vacina do mundo capaz de combater vermes passou na primeira fase de testes clínicos em seres humanos, provando ser segura e capaz de criar imunidade a doenças como a esquistossomose. Fonte: VEJA.COM

ASCARIDIASE É UMA VERMINOSE CAUSADA POR UM PARASITA CHAMADO ASCARIS LUMBRICOIDES (LOMBRIGA).  É A VERMINOSE INTESTINAL HUMANA MAIS DISSEMINADA NO MUNDO. A CONTAMINAÇÃO ACONTECE OCORRE QUANDO HÁ INGESTÃO DOS OVOS INFECTADOS DO PARASITA, QUE PODEM SER ENCONTRADOS NO SOLO, ÁGUA OU ALIMENTOS CONTAMINADOS POR FEZES HUMANAS. O ÚNICO RESERVATÓRIO É O HOMEM. SINTOMAS: EM VÁRIAS SITUAÇÕES PODEM SURGIR SINTOMAS DEPENDENDO DO ÓRGÃO ATINGIDO. A ASCARIDÍASE PODE CAUSAR DOR DE BARRIGA, DIARREIA, NÁUSEAS, FALTA DE APETITE OU NENHUM SINTOMA. QUANDO HÁ GRANDE NÚMERO DE VERMES PODE HAVER QUADRO DE OBSTRUÇÃO INTESTINAL. A LARVA PODE CONTAMINAR AS VIAS RESPIRATÓRIAS, FAZENDO O INDIVÍDUO APRESENTAR TOSSE, CATARRO COM SANGUE OU CRISE DE ASMA.

micoses INFECÇÕES CAUSADAS POR FUNGOS. ALIMENTANDO-SE DE GORDURA E/OU QUERATINA PRESENTES NO CORPO, OS FUNGOS DESENVOLVEM-SE QUANDO ENCONTRAM SITUAÇÕES PROPÍCIAS PARA TAL, COMO ALTA UMIDADE E CALOR. NO SER HUMANO AS MICOSES MAIS COMUNS SÃO AS DE PELE. SINTOMAS: NORMALMENTE, SE MANIFESTAM COMO MANCHAS E COCEIRA, LEVANDO A FERIDAS QUE PODEM INFECCIONAR. ALGUNS EXEMPLOS: FRIEIRA, SAPINHO, MICOSES DE UNHA.

leptospirose DOENÇA CAUSADA POR MICRORGANISMO (LEPTOSPIRA) DO GRUPO DAS BACTÉRIAS, ENCONTRADO NA URINA DE ALGUNS ANIMAIS, ESPECIALMENTE O RATO. TRANSMITIDA ATRAVÉS DA ÁGUA CONTAMINADA COM A LEPTOSPIRA. PODE ENTRAR PELA PELE (FERIMENTOS), OLHOS, BOCA, NARIZ E ATRAVÉS DA INGESTÃO DESSA ÁGUA. SINTOMAS: FEBRE ALTA, MAL-ESTAR, DOR DE CABEÇA CONSTANTE, DOR MUSCULAR, CANSAÇO, CALAFRIOS. NA FASE AVANÇADA, A LEPTOSPIROSE HEMORRAGIAS INTERNAS E PROBLEMAS NO FÍGADO.

AS PESSOAS FICAM DOENTES QUANDO ENTRAM EM CONTATO COM A ÁGUA SUJA OU LAMA DE ENCHENTES E ESGOTOS. SENDO MUITO COMUM EM PERÍODOS CHUVOSOS.

CICLO DE TRANSMISSÃO DA LEPTOSPIROSE

dengue O DENGUE É UMA DOENÇA INFECCIOSA CAUSADA POR UM ARBOVÍRUS (EXISTEM QUATRO TIPOS DIFERENTES DE VÍRUS DO DENGUE: DEN-1, DEN-2, DEN-3 E DEN-4), QUE OCORRE PRINCIPALMENTE EM ÁREAS TROPICAIS E SUBTROPICAIS DO MUNDO, INCLUSIVE NO BRASIL. AS EPIDEMIAS GERALMENTE OCORREM NO VERÃO, DURANTE OU IMEDIATAMENTE APÓS PERÍODOS CHUVOSOS. PODE SER TRANSMITIDA POR DUAS ESPÉCIES DE MOSQUITOS (AËDES AEGYPTI E AËDES ALBOPICTUS), QUE PICAM DURANTE O DIA E A NOITE, AO CONTRÁRIO DO MOSQUITO COMUM, QUE PICA DURANTE A NOITE. OS TRANSMISSORES DE DENGUE, PRINCIPALMENTE OAËDES AEGYPTI, PROLIFERAM-SE DENTRO OU NAS PROXIMIDADES DE HABITAÇÕES (CASAS, APARTAMENTOS, HOTÉIS), EM RECIPIENTES ONDE SE ACUMULA ÁGUA LIMPA (VASOS DE PLANTAS, PNEUS VELHOS, CISTERNAS ETC.).

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

cólera DOENÇA CAUSADA POR BACTÉRIA (VIBRIO CHOLERAE) CAUSOU UMA PANDEMIA NO SÉCULO XIX, ONDE MILHÕES DE PESSOAS MORRERAM. SINTOMAS: VÔMITO, CÓLICAS ABDOMINAIS, ENFRAQUECIMENTO GERAL E DIARREIA ABUNDANTE (CAUSANDO SÉRIA DESIDRATAÇÃO). ESCLARECENDO: EPIDEMIA: DOENÇA QUE ATINGE UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS AO MESMO TEMPO EM UM MESMO LUGAR. PANDEMIA: QUANDO A EPIDEMIA SE EXPANDE MUITO, ATINGINDO UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS, EM MUITAS REGIÕES DIFERENTES DO PLANETA.

Vibrio Cholerae: causador da cólera (imagem de microscópio) ENTRE 1997 E 1999, OCORRERAM EPIDEMIAS DE CÓLERA EM ALGUMAS REGIÕES DO NORDESTE DO BRASIL. OS ÚLTIMOS CASOS NOTICIADOS NO PAÍS OCORRERAM EM 2001. PODEMOS DIZER ENTÃO QUE A DOENÇA FOI ERRADICADA NO BRASIL, OU SEJA, NÃO OCORRE MAIS. E ISSO SÓ FOI POSSÍVEL POR CAUSA DAS MELHORIAS NO SANEAMENTO BÁSICO DAS PRINCIPAIS CIDADES BRASILEIRAS. Vibrio Cholerae: causador da cólera (imagem de microscópio)

REVISANDO... QUAIS SÃO AS MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA VERMINOSES? A AFIRMAÇÃO POPULAR “NADOU, COÇOU, PEGOU” TEM FUNDAMENTO? DE QUAL DOENÇA SE TRATA? CITE DUAS DIFERENÇAS ENTRE ESQUISTOSSOMOSE E ASCARIDÍASE? QUE TIPO DE OBRA PÚBLICA PODE AJUDAR NO COMBATE À LEPTOSPIROSE? O QUE CAUSA A DENGUE? QUAL DOENÇA ESTUDADA FOI ERRADICADA DO BRASIL? POR QUE FOI ERRADICADA? QUAL É A DIFERENÇA ENTRE EPIDEMIA E PANDEMIA? COMO ACONTECE A TRANSMISSÃO DAS DOENÇAS ESTUDADAS?