Colégio Nomelini Cirandinha – Barretos – SP Prof. Mariana Renofio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado.
Advertisements

entre os Povos Indígenas Warã Instituto Indígena Brasileiro
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
Juliana de Almeida (OPAN) São Paulo/SP 02 de agosto de 2011
TUTELA JURÍDICA DAS TERRAS INDÍGENAS
Cidadania Facilitadora Potyra Tê Tupinambá.
Curso Técnico em Mineração
UNIBR – FACULDADE DE SÃO VICENTE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL ANA PAULA DA ROCHA EDUARDO JULIANO LAURIANO MARCELO TAVARES ALMEIDA MÁRCIO GUIMARÃES.
Terras Indígenas.
Parcerias Essa etapa de conscientização dos agentes do setor, como parte das ações do Programa Turismo Sustentável & Infância, tem o apoio de 46 parceiros.
CULTURA INDÍGENA NO BRASIL
O território brasileiro sempre teve essa configuração?
CÓDIGO FLORESTAL. DESMATAMENTO Apresenta ç ão da á rea total, vegeta ç ão suprimida e remanescente dos biomas extra-amazônicos at é o ano de Fonte:
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
O continente americano antes dos europeus Maias, Astecas, Incas e Tupis.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Povos indígenas ANA BEATRIZ Nº1//DIANA Nº4//LARISSA Nº15.
Pagamento por serviços ambientais - uma experiência brasileira Wilson Loureiro, UFPR/IAP Wilson Loureiro, UFPR/IAP ICMS Sócio-Ambiental, 7 e 8 de agosto.
SEMINÁRIO O século XIX e a reorganização geopolítica nas Guianas ou Amazônia Caribenha. As diversas formas de produção e transmissão de conhecimentos sobre.
06/08/2008 Prof. Marco Aurélio Gondim REGIÃO NORTE CARACTERÍSTICAS.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL
Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, os indígenas se diferem em várias línguas e práticas que, portanto, já faziam parte da.
Regulação do setor do petróleo
CAPÍTULO 2 – O PAPEL DA ONU NO MUNDO
CAPÍTULO 1 – QUE PAÍS É ESSE?
Colégio Nomelini Cirandinha – Barretos – SP Prof. Mariana Renofio
Origem da palavra Ética e Moral
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
TONINHO VENDRAMINI FORMATAÇÕES PROGRESSÃO AUTOMÁTICA ÍNDIO BRASILEIRO
Nacionalidade Prof. ª Bruna Vieira.
A importância de Fóruns sobre o Patrimônio
POPULAÇÃO E POVO População Povo
Conquista e exploração da América
3. CONDIÇÕES DA AÇÃO COLETIVA
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
SEGMENTO DA INSTITUIÇÃO
Projeto novos talentos
Crescimento vegetativo ou natural
JUSTIÇA DO TRABALHO JUSTIÇA ELEITORAL JUSTIÇA MILITAR
CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 Prof. MARCOS GIRÃO.
A DIVERSIDADE CULTURAL
A COLONIZAÇAO NA AMÉRICA PORTUGUESA
A Pré-História no Brasil
Agrotóxicos Tecnologia de controle ambiental para evitar contaminação do solo.
Advogado Desafios e vitórias! Tê Biondi. OABSP /06/2018 – ETEC Palmital – SP.
Curdos Conflitos. Povo curdo  O povo curdo é um grupo étnico formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas e aspira à sua independência política.
Chico Mendes ..
Ações Possessórias generalidades
DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Direitos humanos dos povos indígenas
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
PEC DOS INDIOS A Fundação Nacional do Índio, órgão responsável pela proteção e realização de pesquisas sobre essa população, divulgou as tribos com.
A luta pela terra no Brasil
CARREIRAS JURÍDICAS E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL
Romantismo 3ª Geração - Condoreira.
Terras Indígenas Brasileiras
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS
PROJETO VIVER E CONVIVER IGUALDADE RACIAL. Há cinco séculos, índios e negros são massacrados no Brasil.
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
REGIME JURÍDICO DA ATIVIDADE ECONÔMICA
POSIÇÃO DA IGREJA EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES DA TERRA
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
Professora: Kelly Soares Figueiredo 7º ano Capítulo
Retratos da Amazôniaia: O acadêmico e o eclesial em diálogo
Regularização fundiária - iterma
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar)...\..\videos\200 milhões de mortos - As Invasões Bárbaras.avi..\..\videos\200.
Transcrição da apresentação:

Colégio Nomelini Cirandinha – Barretos – SP Prof. Mariana Renofio ESPECIAL ENEM 2016 Colégio Nomelini Cirandinha – Barretos – SP Prof. Mariana Renofio

OS ÍNDIOS NO BRASIL DO SÉCULO XXI

O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO? NO TÍTULO VIII - "DA ORDEM SOCIAL" CAPÍTULO VII – "DOS índios" Artigo 231 - São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. 1. São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. 2. As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios, dos lagos nelas existentes. 3. O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivadas com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados das lavras, na forma de lei.

4. As terras de que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas são imprescritíveis. 5. É vedada a remoção dos grupos indígenas de suas terras, salvo, ad referendum do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso, garantindo em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco. 6. São nulos e extintos, não produzindo efeitos jurídicos, os atos que tenham por objeto a ocupação, o domínio e a posse das terras a que se refere este artigo, ou a exploração das riquezas naturais do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes, ressalvado relevante interesse público da União, segundo o que dispuser lei complementar, não gerando a nulidade e a extinção do direito à indenização ou a ações contra a União, salvo, na forma da lei, quanto às benfeitorias derivadas da ocupação de boa fé. 7. Não se aplica às terras indígenas o disposto no art. 174, 3 e 4. Artigo 232 – Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo.

REALIDADE HISTÓRICA Só em território brasileiro, havia cerca de 5 milhões de nativos, aproximadamente. Os índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam: tupi- guarani (região do litoral), macro-jê ou tapuia (região do Planalto Central), aruaque (Amazônia) e caraíba (Amazônia). Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.

REALIDADE HISTÓRICA Dizimação indígena: Doenças Violência durante o processo de colonização Ditadura Civil Militar (cerca de 8.350 mil índios foram mortos durante a Ditadura Militar no Brasil, segundo dados do relatório da Comissão da Verdade) Envenenamento Emboscadas Aculturação

OS INTERESSES Boa parte dos problemas dos indígenas no Brasil relaciona-se aos interesses de grandes fazendeiros, agropecuaristas, seringueiros, madeireiros. Além disso, o próprio governo parece não dar importância à problemática realidade indígena no Brasil.

PROTEÇÃO FUNAI: criada durante a Ditadura Civil Militar, não cumpriu com seu papel de proteção aos índios. Com o tempo, o órgão sofreu modificações a fim de realmente privar pelos interesses dos povos indígenas. CIMI (Conselho Indigenista Missionário) Instituto Socioambiental (ISA)

O ÍNDIO NO SÉCULO XXI Faculdades Acesso à tecnologia Conflitos entre indígenas e fazendeiros Abandono social

LITERATURA O Uraguai, de Basílio da Gama Caramuru, de Santa Rita Durão I-JUCA PIRAMA, de Gonçalves Dias A TRILOGIA INDIANISTA DE JOSÉ DE ALENCAR: (1ª GERAÇÃO ROMÂNTICA) O guarani, Iracema, Ubirajara Macunaíma (Modernismo) – sátira/crítica

SOLUÇÕES GOVERNO: Regularização das terras Recuperação ambiental das reservas Desintrusão (medida legal tomada para concretizar a posse efetiva da terra indígena a um povo, depois da etapa final do processo. É um instrumento jurídico para garantir a efetivação plena dos direitos territoriais indígenas, por meio da retirada de eventuais ocupantes não indígenas.) Respeito às leis, punição

SOLUÇÕES SOCIEDADE: ONGs Projetos escolares Campanhas de conscientização

SOLUÇÕES INDIVÍDUO: Respeito: ao índio, a sua importância histórica, a sua cultura