Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia e Instrumentos de Recolha de Dados do WASHCost
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Encontro de Líderes dos PEQPC
Formosa: Exercício de entender suas relações.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
O Estado e o BNDES no apoio à
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH
Logistica MINISTÉRIO DE ADMINISTRAÇÃO ESTATAL
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Fórum QPC 12/06/2008. CONSTRUÇÃO DO SONHO Governança Mobilização Capacitação Reconhecimento.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Conselho Municipal de Maputo
SNV Moçambique.
Agricultura Local e Sustentável
Napula , AOS 24 DE Outubro DE 2012
PEC-ZONAL: Experiências e Próximos Passos WSP – Moçambique (Documento de Janieiro de 2012) Maputo, 17 de Abril de 2012.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
PÁTRIA AMADA EXPERIÊNCIAS E LIÇÕES APRENDIDAS EM NIASSA, CABO DELGADO E NAMPULA NA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS PROGRAMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO.
Sustentabilidade financeira 1 WASHCost Sustentabilidade Custos de operação e manutenção e desafios para a sustentabilidade financeira.
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Saneamento peri-urbano Onde e como?
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Reaproveitamento da Água de Chuva
Painel: Aspectos destacados
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Constatações preliminares. Perto de 80% da população reside nas áreas peri-urbanas de Maputo Cerca de ¼ da população servida pela revenda no quintal (BA.
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
GESTÃO DELEGADA DOS SISTEMAS URBANOS INVESTIMENTOS E DESAFIOS
GAS Julho Custos WSUP Wateraid Programma Frìsio de Saneamento Urbano WASHCost.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
Seminário Distrital da Fundação Rotária
Apresentação aos parceiros
Enfase no Transporte de Longo Curso Cuamba, 8 e 9 de Abril de 2009
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
MECANISMO DE SUBSÍDIOS EMPRESARIAIS (MESE)
PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DAS FEDERAÇÕES DESPORTIVAS
Recursos e Fontes de Financiamento
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
Fundo de Apoio a Sociedade Civil Civil Society Fund Guia para Propostas Ano Fiscal 2008.
XX PETS e XX Assembleia Distrital 2011/2012 Fundação Rotária - Plano Visão de Futuro Distrito 4390 Governadora: Marly Ribeiro Coordenador Distrital da.
Coordenadora: Antonieta Nhamusso
Millennium Challenge Account – MOÇAMBIQUE
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
1 Grupo Temático de Água e Saneamento Nampula, 30 de Maio de 2008.
Cap-Net Brasil: Rede Brasileira de Capacitação em Recursos Hídricos Semana da Água Amazônica Oficina Gestão Estratégica de Recursos Hídricos 19 de março.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Num contexto particular...
1 PROPOSTA DE TEMAS PARA O GAS de Novembro, 2011.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Conferencia sub-regional da AFRACA
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Prefeitura Municipal de Erechim
Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI) INFORMAÇÃO SOBRE O PROJECTO REUNIÃO DO CDC 27 DE NOVEMBRO DE 2013.
BALANÇO DE ACTIVIDADES DE ENERGIA,
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Saneamento rural - Estratégias e gestão Fortaleza, Ceará ECOPSIS, Maio 2016 VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL III ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE.
Transcrição da apresentação:

Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008 Ajkla Helvetas Moçambique, Rua Dom Carlos 52, Bairro da Sommershield, Tel. 21 487787

Localização Geográfica Província de Cabo Delgado nos Distritos de: Chiúre e Ancuabe; Macomia (PSAA de Chai); Balama (PSAA até 2006) Mocímboa da Praia (apoio à gestão do PSAA até 2005)

Financiamento Cooperação Suíça Helvetas Fundação Gibauer Valor envolvido Cerca de 450 mil dólares

Objectivos Aumento de Cobertura Construção e reabilitação de fontes; Promoção do sistema de operação e manutenção comunitária. Sustentabilidade Apoio às Organizações Baseadas na Comunidade; Fortalecimento das estruturas de gestão das fontes; Apoio ao sistema de disponibilização de peças sobressalentes.

Objectivos (cont.) Capacitação Institucional Apoio técnico-financeiro aos SDPI; Estabelecimento de mecanismos de coordenação e planificação a nível distrital. Promoção de Higiene e Saneamento Educação sanitárias nas escolas e comunidades; Promoção da construção de latrinas familiares; Construção de latrinas nas escolas.

Componentes do Projecto Construção e Reabilitação de Infra-estruturas de abastecimento de água Poços e furos; Pequenos sistemas; Captação de nascentes e água da chuva. Promoção de Higiene e Saneamento Promoção da higiene das escolas e comunidades; Promoção da construção de latrinas familiares; Construção de latrinas escolares.

Componentes do Projecto (cont.) Apoio à reposição e Gestão de PSAA Reabilitação de PSAA; Capacitação do Gestor do PSAA. Apoio às associações locais ou Sector Privado Desenvolvimento de capacidade para a provisão de produtos e serviços de água e saneamento; Fabricação de peças sobressalentes da bomba NIRA; Construção de latrinas nas escolas.

Componentes do Projecto (cont.) Capacitação Institucional Apoio ao processo de descentralização; Capacitação da Administração para planificar e gerir o processo de implementação de projectos a nível distrital; Capacitação da sociedade através da criação de um fórum de diálogo sobre assuntos de água com o governo, provedores de serviços e outras entidades intervenientes; (Comissões Distritais de água e Saneamento)

Abordagem do Projecto Princípio de Procura A comunidade organiza-se e submete seu pedido de fonte de água; (PNA e PPD) A comunidade comparticipa para os fundos de investimento; (Pagamento de pedreiros) A comunidade é responsável pela operação e manutenção.

Abordagem do Projecto (cont.) Integração: água, promoção de higiene e saneamento Ligação entre actividades de água com a educação sanitária e a promoção de construção de latrinas, curais e aterros sanitários nas escolas e comunidades; Sinergias Ligação das actividades do projecto de A&S com actividades dos outros projectos da <h>; (Programa de Desenvolvimento Rural).

Abordagem do Projecto (cont.) Assistência e Capacitação regular das comunidades: Aos extensionistas do projecto; Às associações locais; Aos outros extensionistas dos projectos da <h>. Promoção de tecnologias alternativas Peças sobressalentes da bomba NIRA; Captação da água das chuvas;

Resultados alcançados 3 PSAA – Balama, M. da Praia e Chai (conclusão) Capacitados 49 Comités de água 1 sistema de captação de água da chuva na escola de Ntutupue - Ancuabe Furos - 35 Poços - 20

Resultados alcançados (cont.) Reposição do PSAA da Vila de Balama Reabilitação geral da rede de distribuição; Construção de 2 furos para alimentar o sistema; Montagem de um grupo de painéis solares; Instalação de 2 electrobombas; Construção e reabilitação de fontanários; Reabilitação de depósito elevado; Construção de caixas de válvulas e montagem de válvulas e contadores; Capacitação de 2 membros da comunidade para a operação e manutenção (enquanto se recruta o gestor)

Resultados alcançados (cont.) Reabilitação do PSAA da Vila de Chai Reabilitação de 2 casotas para maquinaria; Vedação do recinto das 2 casotas; Reabilitação do poço de captação; Detecção e eliminação de fugas; Reabilitação e construção dos fontanários; Reabilitação dos depósitos elevados e um soterrado; Construção do gabinete para a gestão do PSAA; Aquisição de equipamento de bombagem e grupo gerador.

Resultados alcançados (cont.) Gestão do PSAA de Mocímboa da Praia Capacitação de 4 operadores p/ operação e manutenção; Capacitação de 3 canalizadores; Capacitação de 1 técnico em gestão financeira (controlo de despesas e receitas e registo da produção e consumo de água) Capacitação de 3 funcionários dos serviços urbanos para uso de teodolito; Capacitação de 2 técnicos p/ gestão de projectos e contratos; Detecção e eliminação de fugas; colocação de contadores; Aquisição de equipamentos p/ controle do fluxo e volume de água (contadores e válvulas). Vedação do recinto de captação.

Resultados alcançados (cont.) Mecânicos Capacitados mecânicos para a reparação de pequenas avarias das bombas de água; Capacitados para fazerem levantamento das necessidades de reabilitação das fontes Beneficiários O projecto beneficiou 46 comunidades (total de 45.000 pessoas); 29.500 pessoas através das fontes de água; 16.000 através dos PSAA

Prémio Energy Globe (Bruxelas, 26.05.08)

Muito Obrigado! Para mais informações: relatórios disponíveis e brevemente em www.helvetas.org.mz