Metabolismo de Construção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROTEÍNAS 2ª maior abundância nos seres vivos Diferentes funções
Advertisements

Proteínas Profª Glaucia.
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
Proteínas Profª Glaucia.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
Biologia Prof. Fláudio.
Proteínas Prof. Fláudio.
ATIVIDADE BIOLOGIA CARBOIDRATOS - LIPÍDIOS – PROTEÍNAS
PROTEÍNAS 2ª maior abundância nos seres vivos Diferentes funções
Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS
AMINOÁCIDOS & PROTEÍNAS
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
BIOQUÍMICA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
OS ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Ácidos Nucléicos.
PROTEÍNAS Funções das Proteínas Estrutural: queratina (cabelo e unha).
Há dois tipos identificados de ácidos nucléicos, que são:
SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DOS SERES VIVOS
Prof. Thiago Moraes Lima
MATERIAL GENÉTICO E SÍNTESE DE PROTEÍNA
DNA e RNA.
A química da célula I Proteínas
Bases Moleculares da Vida
Proteínas e ácidos nucléicos
Os ácidos nucleicos- NUCLEOPROTEÍNAS
twitter.com/profmagrao
das atividades celulares
CITOGENÉTICA - os ácidos nucleicos -
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Proteínas.
Proteínas e Noções de Metabolismo
BIOLOGIA MOLECULAR (BIOQUÍMICA DA CÉLULA)
A Base Molecular da Vida Prof(a): Alexsandra Ribeiro
PROTEÍNAS:.
As proteínas e seu papel biológico
Ácidos nucleicos.
Ácidos Nucleicos Estão relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) Ácido desoxirribonucleico (DNA) – Caracteres.
Metabolismo de controle
E.E.E.M. ADOLFO FETTER Ácidos Nucleicos.
Sequencia de aminoácidos
Proteínas São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da.
Paula Costallat Cantão
Ácidos nucléicos e síntese proteica
PROFESSORA: JOANA BOLSI
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
PROTEÍNAS Prof. Marcelo C.
Ação Gênica.
Ácidos Nucléicos Molécula de DNA e RNA.
Enzimas – Proteínas Especiais
Ácidos Nucléicos.
Práticas Pedagógicas de Biologia Estrutural
Enzimas – Proteínas Especiais
PROTEÍNAS.
Ácidos Nucléicos Prof. Marcelo C..
Profª. Drª Narlize Silva Lira
BIOLOGIA INTERATIVA Ronnielle Cabral Rolim
ÁCIDOS NUCLEICOS: DNA e RNA
Genética A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam.
PROTEÍNAS.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Aula 2 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS E DOS SERES VIVOS.
Estudo das proteínas Prof. Bosco. Importância Proteínas são as moléculas biológicas mais abundantes, ocorrendo em todas as células e em todas as suas.
CITOGENÉTICA.
Ácidos Nucléicos: DNA e RNA
CARACTERÍSTICAS E CONSTITUIÇÃO
Lipídios Substâncias orgânicas Insolúveis em água Tipos: Glicerídios
Preparatório ENEM 2009.
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
Aulas 13 e 14 Biologia A Caderno 2 página 161.   Proteínas e vida  todos os seres vivos (inclusive os vírus, que são acelulares), tem proteínas em.
Transcrição da apresentação:

Metabolismo de Construção. Servem de material de construção E Funcionam como enzimas.

As proteínas têm claramente um papel estrutural em todos os seres vivos, o citoplasma é composto basicamente de proteína e água. A proteína COLÁGENO, faz parte da pele, das articulações e dos ossos. Actina e miosina são constituintes dos músculos _ capacidade de contração !

HÁ NA NATUREZA 20 TIPOS DE AMINOÁCIDOS Papel enzimático - enzimas catalisam as reações químicas do metabolismo. CADA ENZIMA CATALISA UMA DETERMINADA REAÇÃO Um terceiro papel das proteínas, estão para a função de proteção/defesa trata-se dos ANTICORPOS Os aminoácidos tem esse nome por apresentarem na sua constituição um grupo AMINA e ÁCIDO CARBOXÍLICO. HÁ NA NATUREZA 20 TIPOS DE AMINOÁCIDOS

As ligações entre os aminoácidos Unem-se entre si por ligações especiais- LIGAÇÕES PEPTÍDICAS. Por que as proteínas são diferentes umas das outras? São 20 tipos de aminoácidos na natureza; mesmo assim o número de proteínas é extremamente grande e infinitoooOOoOoO. Isso porque o que difere uma proteína da outra não é apenas o numero total de aminoácidos, mas os tipos de aminoácidos utilizados e além disso sua SEQUÊNCIA.

Um simples erro na sequência de uma proteína pode alterar de forma grave o seu Funcionamento. Exemplo: Anemia Falciforme. A hemoglobina é uma proteína do sangue que tem o importante papel de carregar os Gases da respiração. ( Oxigênio) ELA TEM 574 AMINOÁCIDOS NUMA DETERMINADA SEQUÊNCIA PORÉM OS PORTADORES DESSA ANEMIA , POSSUEM AS HEMOGLOBINAS DEFEITUOSAS ADQUIRINDO UMA FORMA DE FOICE. Essa sequência de 574 aminoácidos – foi alterado em apenas uma simples troca, que basta Para que o indivíduo venha a ter a anemia . APENAS UM AMINOÁCIDO FORA DO LUGAR.

A sequência determina a forma : É importante saber que a função da proteína depende de sua forma. E o que determina a forma da proteína é a sequência dos aminoácidos. O calor excessivo acima de 50ºC pode deformar a proteína fazendo ela perder a sua função.

Colágeno- presente na pele, nos ossos nas cartilagens e nos tendões. Queratina- presente na superfície da pele dos vertebrados terrestres. BICOS, UNHAS, GARRAS, PELOS E ESCAMAS Actina e Miosina- Constituintes dos músculos. Hemoglobina- Presente nas hemácias dos vertebradas. Albumina- proteína mais abundante no plasma .

Os reagentes de uma reação enzimática recebem o nome de substrato. Como as enzimas funcionam ? Os reagentes de uma reação enzimática recebem o nome de substrato.

A especificidade da enzima chave e fechadura. As enzimas têm alto grau de especificidade, isso quer dizer que uma enzima catalisa apenas uma reação. O funcionamento da enzima dependerá, portanto, de sua capacidade de se encaixar de se ligar quimicamente. O encaixe entre a enzima e o substrato lembra o funcionamento de uma chave, que se encaixa somente numa determinada fechadura.

Fatores que influem na velocidade da Reação Influência do pH O pH é o índice de acidez ou da alcalinidade de uma solução 7 indica ph neutro- água mineral E em direção ao zero ,o pH é ácido. Influência da temperatura. Altas temperaturas desnaturam as enzimas

Revendo algumas características das enzimas As enzimas facilitam as reações São muito específicas- uma enzima só cataliza uma determinada reação. Chave e fechadura Dependem do pH e da temperaturapara funcionarem

Enzimas Papel Enzima amilase - Catalisa a hidrólise do amido até moléculas de maltose . Catalase - Decomposição da água oxigenada. Pepsina- Catalisa as proteínas no estômago. DNA-polimerase- duplicação do DNA. RNA-polimerase- produção de RNA pelo DNA.

Antígenos e Anticorpos Antígenos são substâncias estranhas a um organismo. Ex: Vírus, Bactérias, e outros microrganismos

Quando o organismo reconhece que determinada molécula, não é ele próprio, ou seja um antígeno , ocorre uma reação , que produz uma proteína especial ANTICORPO.

Doenças e vacinas. Imunização ativa. Infecção de algum microrganismo no organismo. Imunização ativa induzida(artificial) inoculação no indivíduo de vírus ou bactéria.(MORTA). EM TODOS OS CASOS PARTICIPAÇÃO DAS CÉLULAS DE MEMÓRIA

Por que temos que tomar a mesma vacina duas vezes ?

SOROS TERAPÊUTICOS A IMUNIZAÇÃO PASSIVA Quando o organismo recebe o anticorpo pronto. Soros antiofídicos.

Metabolismo de controle. Ácidos Nucleicos.- DNA e RNA DNA é o material genético, em todos os seres vivos com exceção dos VÍRUS. 1 GENE= 1 PEDAÇO DE DNA

DNA E SEUS PAPÉIS Transmitir a informação genética de uma célula para outra, usando a divisão celular como veículo. DNA faz uma cópia dele mesmo -DUPLICAÇÃO.

Comanda a fabricação de proteínas, controlando a sequência de seus aminoácidos. DNA fabrica o RNA, em um processo chamado Transcrição. RNA vai para o citoplasma e comanda a produção de proteínas- esse processo chama-se tradução.

As unidades que formam os ácidos nucleicos DNA e RNA Ácidos nucleicos são moléculas gigantes constituídas por pequenas unidades- Nucleotídeos. Um nucleotideo é formado por um grupo de fosfato , uma pentose e uma base nitrogenada Ácidos nucleicos existem 5 bases nitrogenadas . ADENINA ( A) TIMINA (T) GUANINA (G) URACILA ( U) CITOSINA (C )

PENTOSES Ribose Desoxirribose A pentose do DNA é DESOXIRRIBOSE. Ácido desoxirribonucleico. A pentose do RNA é RIBOSE. Ácido ribonucleico

DNA RNA ADENINA ADENINA GUANINA GUANINA CITOSINA CITOSINA TIMINA URACILA