Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado Roseli Ferreira da Silva Departamento de medicina UFSCar
Aprendizagem Tradicional Transmissão de conhecimento, Centrado no professor, Disciplinar, Avaliação norma referenciada e somativa, Centrada no hospital, doença. Inovadora Construção do conhecimento, Centrado nos sujeitos que aprendem, Interdisciplinar, Avaliação critério referenciada e formativa e somativa, Baseada/orientada na comunidade.
Para além da Aprendizagem Baseada em Problemas ... Novas perspectivas Para além da Aprendizagem Baseada em Problemas ...
Transformar a formação implica mudanças: na concepção de saúde, na construção do saber, na concepção de educação, nas práticas clínicas em todos os espaços de serviços, nas relações entre profissionais e população, entre os próprios profissionais de saúde, nas relações entre professores e estudantes, nas relações de poder entre departamentos e disciplinas.
Novas perspectivas Como?
Currículo Currículo como instrumento social, cultural e histórico Currículo integrado Currículo como configurador da prática Currículo por competência
Currículo integrado Teoria e prática Disciplinas Mundo do trabalho e o da aprendizagem Ciclo básico e ciclo clínico Enfoque clínico e o epidemiológico
Aprendizagem baseada em problemas Aprendizagem centrada nos sujeitos que aprendem trabalho autônomo em pequenos grupos Facilitado pelo professor (tutor/facilitador)
Processo metodológico Aprendizagem baseada em situações simuladas da prática (problemas de papel; pacientes simulados) em situações reais da prática
Confronto experiencial Ciclo de aprendizagem Confronto experiencial Síntese provisória Busca de informações Nova síntese Portfólio Reflexivo
Aprendizagem Baseada em Problemas ABP (PBL) Sessão de tutoria Passo 1: Esclarecimento de termos desconhecidos Passo 2: Definição do problema Passo 3: Tempestade de idéias, estabelecimento de hipóteses ou explicações Passo 4: Arranjo das explicações na tentativa de solução do problema Passo 5: Definição dos objetivos de aprendizagem Passo 6: Busca de informações e estudo pessoal Passo 7: Partilha pelo grupo das informações levantadas por seus membros individualmente Passo 8: Avaliação formativa, auto avaliação, avaliação dos pares. Avaliç
Processo de ensino-aprendizagem no pequeno grupo Avaliando processo Identificando problema Construindo novos significados Formulando explicações Buscando novas informações Elaborando questões Avaliando processo
Unidade Educacional: Simulação da Prática Profissional Currículo orientado por competência Situações-problema que consideram os perfis epidemiológico e sócio-cultural-demográfico; Situações-problema equivalentes ao cenário de atuação dos estudantes
Unidade Educacional: Prática Profissional Currículo orientado por competência Cenários reais da prática profissional Profissionais dos serviços co-responsáveis pelo processo de aprendizagem Processos de reflexão sobre, na e para a prática
Processo metodológico-pedagógico Aprendizagem Significativa
Docente facilitador e estimulador do processo de aprendizagem Confronto experiencial Trajetória educacional Atividades mais livres Atividades mais instrumentalizadoras Capacidades prévias Métodos clínico e epidemiológico Docente facilitador e estimulador do processo de aprendizagem
Processo de Gestão
Parceria com os serviços de saúde Gestão reflexiva Avaliação de programa Educação permanente dos profissionais envolvidos no processo de formação Participação ativa e reflexiva dos professores e estudantes no processo de mudança Parceria com os serviços de saúde