3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Acaraú Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola PROJETO DIRETOR DE TURMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Funções e Atribuições do Diretor
Semana Pedagógica 1° Semestre 2014
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Todo dia é dia de educação!
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Decisões.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
PLANEJAMENTO DE ENSINO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Revisita ao PPP.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Gestão da Educação Escolar: Práticas e Desafios dos Gestores
O papel pedagógico do órgão gestor
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA
Transcrição da apresentação:

3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Acaraú Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola PROJETO DIRETOR DE TURMA SOCORRO BRANDÃO - CRPDT

APRESENTAÇÃO O Projeto Diretor de Turma visa a construção de uma escola que eduque a razão e a emoção, onde os estudantes são vistos como seres humanos que aprendem, riem,choram, se frustram... Uma escola que tem como premissa a desmassificação. O Projeto faz jus e tem como base algumas pistas da importância dos quatro pilares da educação do relatório de Delors.

HISTÓRICO Experiência portuguesa que chegou à SEDUC por meio da Profª Drª Maria Luíza Barbosa Chaves. Profª. Haidé Eunice Gonçalves Ferreira Leite é convidada para apresentar o projeto à SEDUC. Projeto piloto, a partir do 2º semestre de 2008, nas escolas estaduais de educação profissional. 2010: Implantação do projeto nas escolas de ensino regular (Proposta de Adesão)

Conhecimento sistematizado do aluno. Na mediação aprofundado e que se realiza entre os alunos e os demais professores da turma, promove-se o desenvolvimento de um trabalho cooperativo, que oportuniza aos professores conhecer as problemáticas que fazem parte do cotidiano de cada aluno e implicam diretamente no seu desempenho escolar. No Projeto, cada turma fica aos cuidados de um professor Diretor de Turma que passa a conhecer melhor cada aluno, a ter informações sobre seu histórico de vida, seus interesses, atitudes, valores e perspectivas de futuro. CARACTERÍSTICAS

Potencializar as relações afetivas, que podem facilitar aprendizagens e motivar para novas aprendizagens. Fortalecer a construção de um ambiente escolar que valoriza as diferenças, de forma a proporcionar um nível elevado das relações entre professores, alunos, funcionários, pais ou responsáveis e comunidade. Contribuir para o alcance das metas da diminuição dos índices de evasão e reprovação.

O afeto e o conhecimento sociobiográfico do aluno dá entrada na plenitude feliz do acesso à escola, concorrendo para uma Permanência nesta e revelando o caminho para o Sucesso em sala de aula com aprendizagens eficientes, significativas que redundam na eficácia do ensino. Potencializa uma escola que vê os alunos em constante transformação, valorizando suas especificidades. Uma escola que tem a perspectiva de formar cidadãos livres, críticos, responsáveis.

É preciso dar asas aos alunos para que sejam críticos, participativos, responsáveis, valorizando as suas potencialidades e vivências e assim, transformando-os em verdadeiros cidadãos protagonistas da sua própria viagem da vida. Diretor de turma: Professor incentivador, prudente e capaz de proporcionar encorajamento, fazendo da sala de aula uma experiência gratificante. Há escolas que são gaiolas, e há escolas que são asas. Rubem Alves

Motivação para desempenhar a função; Participar, articular e coordenar o trabalho desenvolvido pelos vários professores dos Conselhos de Classe; Conhecimentos da legislação em vigor, avaliação e estatuto dos alunos; Estabelecer relacionamento com alunos, pais ou responsáveis; Promover e fomentar bom relacionamento entre alunos e comunidade educativa; Gerir situações de conflitos; Promover um ambiente facilitador do desenvolvimento pessoal, cognitivo e social dos alunos.

Destinação de 05 horas semanais para cumprimento das tarefas de diretor de turma que serão distribuídas da seguinte forma: 02 horas para organização do Dossiê da Turma Na elaboração do dossiê devem participar todos os envolvidos no processo de aprendizagem (professores, alunos, secretaria, núcleo gestor) para um melhor conhecimento e mais eficiente diagnóstico da turma. É dessa análise que vai nascer o tema que em Formação para a Cidadania se tratará com a finalidade de resolver lacunas logo no início do ano.

01 hora para atendimento aos pais ou responsáveis pela educação do aluno. A hora e o dia deste atendimento devem ser negociados com os representantes em reunião de pais que será realizada logo no início do ano. Nesta reunião, é feita a eleição de 1 ou 2 pais, como Representantes da Turma e que terão como atribuição participar nas reuniões intercalares e bimestrais, fazendo o elo de informação com o restante dos pais da turma.

01 hora para orientação de alunos monitores de Estudos Orientados. O Estudo Orientado será implementado gradativamente como um apoio fundamental a determinados grupos de estudantes no contraturno de suas aulas. Este apoio destina-se a aprender a estudar e a pesquisar e constitui-se de grupos de alunos por disciplina conforme suas dificuldades. Este serviço será desenvolvido com alunos monitores que terão orientação direta do professor Diretor de Turma, e indiretamente dos professores das disciplinas em que há dificuldades através de um planejamento a partir da análise das reuniões intercalares e bimestrais.

A 5ª hora será dedicada a uma área curricular não disciplinar. A Formação Cidadã será ministrada pelo Diretor de Turma, que fará parte da grade dos alunos. É uma área em que o Diretor de Turma terá uma primeira fase de conhecimento mais detalhado de cada aluno, através de instrumentais para este fim.

É importante que seja reservado um espaço para os diretores de turma poderem realizar suas tarefas. A escola deve buscar essa possibilidade. Os professores Diretores de Turma têm que ter expostos os seus horários num painel de parede à vista de quem visita este espaço. Os instrumentais do dossiê devem estar registrados e digitados em computador com pastas nomeadas para cada turma, bem como em pasta AZ onde se arquivarão todos os instrumentais que se imprimem do computador. Estas pastas devem estar em armário e prontas a serem vistas quer pelo núcleo gestor, supervisor, Superintendente, no atendimento aos pais, ou a qualquer professor da turma.

Atividades que envolvem alunos, professores,pais e Núcleo Gestor, além de possíveis parcerias com a comunidade educativa. Elaboração do Dossiê de Turma. Realização das Reuniões de Conselho de Turma A convocação destas reuniões é feita pelo Núcleo Gestor, em tempo devido. Também devem ser convocados os Representantes e Lideres de sala de aula com tempo necessário (08 dias de antecedência) para que possam se reunir com seus pares e preparar os devidos pontos da pauta de trabalho. Da mesma forma, os professores agirão, com a finalidade da reunião ser incisiva, precisa e concisa e prática.

Analisar o registro de faltas; Analisar as coletas de dados de informação por disciplina fornecidas por cada professor de cada disciplina; Analisar Atas das reuniões dos Conselhos de Turma, junto com o Secretário que as digitou. As atas serão digitadas por um dos seus professores (pela ordem alfabética) do Conselho de Turma; Organizar o Dossiê da Turma.

Conhecimento do aluno em toda a sua dimensão; Orientação personalizada aos alunos; Adequação do plano de estudos; Observação dos comportamentos em situações coletivas; Conhecimento dos interesses, atitudes, valores e hábitos de trabalho; Promoção de uma correta integração do aluno na vida escolar; Clima de liberdade que facilite a adaptação social, física e intelectual do aluno; Alunos com dificuldade de acompanhamento especial; Atividades extracurriculares; Ser o elo entre a escola e a família.

Fornecer informação da Turma; Discutir e definir com os professores estratégias de ensino-aprendizagem; Promover o trabalho de equipe entre os professores; Favorecer a coordenação interdisciplinar; Recolher/fornecer informações sobre assiduidade/comportamento/aproveitamento; Analisar problemas dos alunos; Coordenar relações interpessoais e intergrupais; Coordenar a elaboração de propostas de apoio pedagógico, nas disciplinas de dificuldades; Propor/debater formas de atuação entre escola/pais, durante as reuniões de Conselho de Turma.

Informar os Pais ou Responsáveis. Combinar com eles comunicando-lhes o dia e a hora de atendimento semanal. Fornecer aos pais, com regularidade, informações sobre a assiduidade, comportamento e aproveitamento escolar dos alunos. Após aviso do núcleo gestor, convocá-los para as reuniões. Uma no início do ano escolar (onde se fará a eleição do Representante ou Representantes), uma para cada entrega de avaliação do aluno; Realizar as atividades educativas pais / alunos / professores da turma. Propor formas de atuação para uma relação mais estreita família / escola. Estratégias de aproximação.

O Dossiê é organizado numa pasta (a z) para cada turma e respectivo ano escolar. Pode e deve também ser concomitantemente digitado em computador e inserido numa pasta para cada direção de turma. Depois é só imprimir e colocar os instrumentais na pasta az. A pasta az ficará guardada em armário no espaço em que a escola reservar para a direção de turma.

Este dossiê é para ser consultado pelo núcleo gestor, professores da turma, supervisor, superintendente ou outras pessoas superiormente hierárquicas e analisado pelo diretor de turma sempre que necessário e no atendimento aos pais de cada discente ou responsáveis pela educação. É nessa pasta que se colocam todos os instrumentais que nos vão levar ao conhecimento de cada aluno. A capa deve ser dividida por separadores elaborados em papel colorido 40 quilos por onde se distribuem os respectivos instrumentais.

A vida é uma viagem, quem a faz são os viajantes, e aquilo que vemos, não é o que vemos, mas o que somos. Fernando Pessoa