Aluno: Jean Wegner Machado Orientadora: Teresinha Weiller

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Advertisements

Marina Marques da Silva Orientadora: Wâneza Dias Borges Hirsch
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Josy Kelly de Souza Ribeiro
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA/ TURMA IV.
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
FABIANA SAMPAIO SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle Ferreira e Silva Orientadora: Luzane Santana da Rocha
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Marcus Vinicius Hettwer
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Orientadora: Mariana Gonzalez Cademartori
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Melhoria do Cuidado à Saúde Bucal dos Escolares.
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Universidade Federal de Pelotas
Christopher Berwig Turma 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Universidade Federal de Pelotas
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Fabrina Annoni Wolfarth
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Orientadora: Danieli B. da Silva
Aluno:Alejandro Vargas Neto Orientadora: Teresinha Weiller
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Qualificação da atenção em saúde bucal dos escolares na Escola Engenheiro Álvaro Leitão do Distrito de Laranjeiras do município de Vicente Dutra/RS. Trabalho.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especialização em Saúde da Família Francisco Luiz Lisbôa Ramos
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 messes,
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança da UBS - ESF III no Município Crissiumal.
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Programa de Valorização a Atenção Básica
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
Transcrição da apresentação:

Aluno: Jean Wegner Machado Orientadora: Teresinha Weiller MELHORIA DA SAÚDE BUCAL DOS ESCOLARES DE 06 a 12 ANOS NA E.M.E.F. INDEPENDÊNCIA, ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS SÍTIO FLORESTA, PELOTAS/RS Aluno: Jean Wegner Machado Orientadora: Teresinha Weiller

Pelotas - RS 341.180 habitantes 51 UBS 21 Tradicionais 30 ESF Não conta com NASF

Bairro Sitio Floresta

Descrição da UBS Responsável por 5.500 habitantes; 1 ESF 1 médico, 1 enfermeira, 1 téc. Enfermagem e 6 ACS. 1 Dentista e 1 ASB; Alunos do Pet-Saúde.

UBS Sítio Floresta

Trabalho na sala de espera em campanha de vacinação Reunião de equipe Trabalho na sala de espera em campanha de vacinação

Atendimento domiciliar

Introdução Com o Programa Brasil Sorridente temos o objetivo de universalizar o acesso à saúde bucal. Com essa intervenção buscamos garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos escolares do bairro.

Melhorar a atenção à saúde bucal de escolares. Objetivo geral Melhorar a atenção à saúde bucal de escolares.

Objetivos específicos Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares. Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal. Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal dos escolares Melhorar registro das informações Promover a saúde bucal dos escolares

Escola Independência

Porque intervenção com crianças? 1 º - A UBS foi fechada para reformas no início da intervenção

2 º - Escola fica ao lado da UBS o que facilitou a intervenção

3º Fragilidade e falta de acompanhamento dessas crianças 4º Crianças em busca de aprendizado 5º Erupção dos primeiros molares permanentes

Metodologia Caderno de Atenção Básica - Saúde Bucal nº17 Ficha espelho Planilhas de coleta de dados Planilha de triagem do manual de Diretrizes de Saúde Bucal da SMS de SP

n= 140 na faixa etária ( 6 a 12 anos) Meta e Resultado Meta 1: Ampliar a cobertura de ação coletiva de exame bucal com finalidade epidemiológica para estabelecimento de prioridade de atendimento em 100% dos escolares de 06 a 12 anos de idade das escolas da área de abrangência. Resultado: n= 140 na faixa etária ( 6 a 12 anos)

n= 34 referente as duas turmas alvo da intervenção Meta e Resultado Meta 2: Ampliar a cobertura de primeira consulta, com plano de tratamento odontológico, para 100% dos escolares moradores da área de abrangência da unidade de saúde. Resultado: n= 34 referente as duas turmas alvo da intervenção

Meta e Resultado Meta 3: Realizar primeira consulta odontológica em 100% dos escolares da área classificados como alto risco para doenças bucais. Resultado: n= 24 referente aos alunos de alto risco

Meta e Resultado Meta 4: Fazer busca ativa de 100% dos escolares da área, com primeira consulta programada. Resultado: n= 34

Meta e Resultado Meta 5: Realizar a escovação supervisionada com creme dental em 100% dos escolares. Resultado:

Meta e Resultado Meta 6: Realizar a aplicação de gel fluoretado com escova dental 100% dos escolares de alto risco para doenças bucais. Resultado:

Meta e Resultado Meta 7 : Concluir o tratamento dentário em 100% dos escolares com primeira consulta odontológica. Resultado:

Meta e Resultado Meta 8: Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 100% dos escolares da área. Resultado:

Meta e Resultado Meta 9: Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% dos escolares. Resultado:

Meta e Resultado Meta 10: Fornecer orientações sobre cárie dentária para 100% das crianças. Resultado:

Meta e Resultado Meta 11: Fornecer orientações nutricionais para 100% das crianças. Resultado:

TRA - Tratamento Restaurador Atraumático Desenvolvido na década de 80; Considerado como um tratamento alternativo, atraumático e definitivo; Consiste na realização de restaurações com a utilização apenas de instrumentos manuais, sem a necessidade de anestesia local.

Panorama geral dos tratamentos realizados Antes da intervenção Após a intervenção Dentes decíduos afetados por cárie = 78 Dentes decíduos restaurados = 64 Dentes permanentes afetados por cárie = 4 Dentes permanentes restaurados = 4 Crianças classificadas alto risco = 24 Crianças classificadas alto risco = 12 Dentes decíduos indicados para exo= 12 Dentes decíduos extraídos = 8 Crianças que necessitavam de tratamento = 28 Crianças com tratamento concluído = 24

Discussão Pontos positivos: Realização da intervenção como planejado; Melhoria da saúde bucal dessas crianças; Promoção de saúde para o público alvo; Reconhecimento da comunidade.

Discussão Pontos negativos: Trabalho foi realizado fora da UBS; Tempo curto de intervenção, além das condições climáticas desfavoráveis; Falta de recursos humanos devido a alta demanda da UBS.

Reflexão crítica O processo de aprendizagem do curso (teoria aliada a prática); Importância da aceitação do projeto pela comunidade (alunos, pais e escola); Oportunidade de promover saúde bucal; Trabalho em equipe.

Conclusão O curso permitiu uma nova visão da saúde pública e por consequência a minha postura profissional sofreu modificações em busca de novas soluções para melhor atender os pacientes que buscam o serviço público!

Bibliografia ABEGG, C. Notas sobre a educação em Saúde Bucal nos consultórios odontológicos, unidades de saúde e nas escolas. Ação Coletiva, 2(2): 258. 1999. BOTAZZO C. A saúde bucal nas práticas coletivas de saúde. Brasília: Instituto de Saúde. Série Tendências e Perspectivas em Saúde, 1.1994. IBGE. http://cod.ibge.gov.br/DB5. Acesso em: 30/10/13. ILEP . Planejando Intervenções de Educação em Saúde. Boletim técnico da ILEP. N.13. Junho de 1998.6p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal/ Ministério da saúde, Secretária de atenção à saúde, Brasília: Ministério da saúde, 2006. Cadernos de Atenção Básica,n 17(Série A.Normas e manuais Técnicos), 92 P., 2006. World Health Organization. .Basic methods.3rd ed.Geneva; 1987. Word Health Organization. Oral health surveys,basics methods. 4nd ed. Geneve;1997

OBRIGADO!