Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 6ª aula Caracterização das Fases de um Projecto: - Contractualização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
6- PROJECTO Tipos de Projectos Processo do projecto Fases do projecto
Advertisements

Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Visão Global do Projecto
Actividades do Formador
Laurinda da R. B. Roque INSTITUTO DE S. TIAGO – Cooperativa De Ensino C.R.l. Sobreira Formosa – Castelo Branco 6º ano – Educação Visual e Tecnológica Fornalhas.
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Planeamento Temporal e Monitorização do Projecto de SW
Objectivo Objectivo – Apoiar o Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo no ensino experimental das ciências Criticas Criticas - Diferença entre.
1. Análise do Problema 2. Definição de dados
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Fases de desenvolvimento do controlo de gestão
MICROSOFT PROJECT Elaboração do Gráfico de Gantt
“Guião para Elaboração de Projectos”
Engenharia Concorrente
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Gestão de Ciência e Tecnologia 7ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1.Caracterização das Fases de um Projecto 1.1. Operação 1.2. Desmontagem 2. Descrição.
INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo.
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
Gestão de Ciência e Tecnologia 8ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 8ª aula 1. Organização de um Projecto 1.1. Introdução 1.2. Organização.
Gestão de Ciência e Tecnologia 4ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 4ª aula Projectos: - Introdução - Programas e Projectos - Intervenientes.
Departamento do Ensino Secundário
Panorama sobre Plataformas Tecnológicas com interesse para a área da Construção José Bonfim (Fundação para a Ciência e Tecnologia e GPPQ) Universidade.
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Santarém Março a Julho de 2007
IMPACTES AMBIENTAIS 9 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
PLANO DE ANIMAÇÃO ETAPAS Mónica Mendes 2010.
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Instalações da EHTCV Plano de desenvolvimento Institucional Actividade formativa da EHTCV Principais Desafios e Estratégias de intervenção da EHTCV.
Unidade Produção-Consumo Sustentável
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia IPCTN Resposta e Comentários João Silva Paulo Anastácio Ricardo.
Bim | uma metodologia de trabalho
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Rochas dominantes Calcário.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
Millennium Challenge Account – MOÇAMBIQUE
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Planeamento e Projecto de redes
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Num contexto particular...
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Planificação do Projecto de SW não é por acaso que é a Aula 13 ;)
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Conceitos fundamentais Modelos de estruturação da Gestão (parte 2) Arquitectura genérica.
1 ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES – AULA 1 José M. Viegas ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES Aula 1 José M. Viegas.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Numásio Silva/João Brito Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Santo António Funchal 8º Ano + Educação Tecnológica Carrinho Solar 8ºA 20 +
Sistemas de Informação
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
SIPIE NOVO PRIME SIPIE Sistema de Incentivos às Pequenas Iniciativas Empresariais Unidade de Incentivo às Empresas.
Instalações Técnicas:
Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Desenvolvimento e Operacionalização do Projecto – Factores de Gestão.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Departamento Internacional de Homens e Mulheres de Negócios GUIÃO MENSAL REUNIÃO CLUBE EXECUTIVO JANEIRO TEMA: PROJECTOS – PARTE 02 ___________________________________________.
AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SEMA SEP/DIEAS Área de atuaçãoResultados GESTÃO TERRITORIAL (Comitês de Bacias, Conselhos de unidades de conservação.
Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Autor: Eng.ª MÁRCIA TREVISAN VIGORITO XIX Exposição de Experiências.
APRESENTAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU Mouhammed Djicó Ould Ahmed – Ponto Focal País Agostinho Sadjá Mané – Ponto Focal OMS/GUB Lydie Victor – Bibliotecária Júlio.
1 IRSE Instituto Regulador do Sector Eléctrico IV CONSELHO CONSULTIVO MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS ENERGIA E ÁGUAS CHARNEIRA DO DESENVOLVIMENTO SÓCIO.
Aula Teórica nº 10 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 3 Sumário: 5. O Estado e as Finanças Públicas 5.1. Definição e funções do orçamento.
CIÊNCIA 2010 Lisboa – 07/07/2010 PC 1 CULTURA EXTENSIVA DE CEVADA DÍSTICA PARA A PRODUÇÃO DE CERVEJA.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 6ª aula Caracterização das Fases de um Projecto: - Contractualização - Construção

Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 2 1. CONTRACTUALIZAÇÃO 1.1. Objectivos Celebrar o contrato com a Agência de Financiamento Celebração de sub-contratos com os outros Parceiros 1.2. Conteúdo do Contrato O Corpo Principal identifica os intervenientes e especifica os direitos e os deveres de cada um dos outorgantes. O Anexo I especifica o Plano de Trabalho O Anexo II contém o Orçamento Global O Anexo III inclui as Regras de Implementação

Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula Plano de Trabalho O Plano de Trabalho especifica os objectivos e as linhas gerais das actividades que vão ser realizadas ao longo do Projecto, a equipa, o calendário e os instrumentos de controlo Um Plano de Trabalhos é posteriormente detalhado nos Programas Anuais de Trabalho Orçamento Global A Tabela seguinte apresenta a estrutura do Orçamento Global de um Projecto3 RúbricaAno 1Ano 2Ano 3Total Recursos Humanos Despesas Correntes Investimento Total

Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 4 O Orçamento Global é, depois, detalhado através dos Orçamentos Anuais CategoriaRúbricaRúbrica Analítica Recursos HumanosPessoal Bolseiros Despesas CorrentesMissões Consultores Materiais Serviços Comunicações Outros Bens Consumíveis InvestimentoEquipamento Edifícios Bibliografia

Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 5 2. CONSTRUÇÃO 2.1. Introdução Esta fase é muito diferente em Projectos Teóricos ou Experimentais Acção Comum - Constituição da Equipa de Investigação Teórico - Aquisição, montagem e/ou aluguer de meios informáticos Experimental - Elaboração de Regulamentos de Internos - Definição das especificações detalhadas de todas as componentes do Projecto, de modo a iniciar os concursos públicos - Estudo de impacte ambiental e de segurança (influência do Projecto no meio que o rodeia: efluentes gasosos e líquidos, radiações, ruido, higiéne e segurança no trabalho) - Licenciamento do Projecto (necessidade e/ou dificuldade dependente da natureza do Projecto)

Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 6 - Construção/Adaptação de instalações (redes eléctrica, água e esgotos; ar comprimido; acesso das componentes (transporte e manipulação); ar condicionado; laboratórios principal e de apoio; oficinas; gabinetes; zonas sociais) - Planeamento das aquisições e dos trabalhos de montagem - Monitorização da evolução dos trabalhos - Actualização periódica do planeamento dos trabalhos, tendo em consideração a evolução da montagem, os prazos de entrega das componentes e as dificuldades que possam surgir.