Reformas Religiosas Aula 22.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REFORMA PROTESTANTE. O QUE FOI A REFORMA? A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja.
Advertisements

Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
LIÇÃO 12 - O JOVEM E O ESTADO Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
Lição 2 para 9 de julho de O DOMÍNIO SOBRE A TERRA A ORIGEMOS PRIVILÉGIOSOS LIMITES A RESPONSABILIDADE A RESTAURAÇÃO.
Reforma Protestante A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de.
REFORMAS RELIGIOSAS. Movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; a partir do século XVI.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - IFPB CAMPUS – GUARABIRA Disciplina: História Curso: Técnico em Informática – Integrado.
Reformas Religiosas e Contra Reforma (século XVI)
Idade Média e Feudalismo
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
OS MAGOS DO ORIENTE Sinais de Deus!! Clicar.
REFORMA PROTESTANTE: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Nossa Senhora do Rosário
O absolutismo em marcha
Tempo das Reformas Capítulo 14.
AS REFORMAS RELIGIOSAS NO SÉC. XVI
PROFECIAS DA CONSUMAÇÃO DA HISTÓRIA

A solenidade da Anunciação
Os Evangelhos. Os Evangelhos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora,
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
Preparatório EsPCEx História Geral
Terceira Parte.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
E.E.ERNESTO SOLON BORGES
Aula 12 Frutos da Redenção
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Módulo 33 – Reformas Calvinista e Anglicana
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
Reforma Protestante.
PRIMEIRO TEMPO DO ANO LITÚRGICO
CONHECENDO O LIVRO DE ISAÍAS
COMO O DIABO FICOU VERMELHO E GANHOU CHIFRES?
HISTÓRIA DA IGREJA Início; Expansão; Perseguições; Decadência;
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Renascimento Cultural
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
A REFORMA RELIGIOSA AULAS 41 e 42.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc.
Declarações "bombásticas"
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I RENASCIMENTO Nova concepção do homem e do mundo
Reformas Religiosas.
Algumas considerações
Lição 01 A missão nasceu em Deus
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ Prof. Lucas Neto
A CONTRARREFORMA AULA 43.
REFORMA PROTESTANTE No início do século XVI, a mudança na mentalidade das sociedades européias repercutiu também no campo religioso. A Igreja, tão onipotente.
A Reforma Protestante.
História Geral O Início da Idade Moderna ( ) Prof.Alan
Renascimento Cultural
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
História Geral Prof.Alan
Tradição - Usos e Costumes
As reformas religiosas do século XVI.
As 7 igrejas Prof Rejane Godinho.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
OS REINOS AFRICANOS.
O que é Pastoral da Comunicação?
Idade Moderna: a formação dos Estados Modernos – os casos francês e inglês Profª Maiara Alves.
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
Reforma Católica e Contrarreforma
A Idade Moderna.
Capítulo 14 – Parte 2 Reformas
Santidade e vida cristã
Lição 06: O papel da lei no evangelho
Transcrição da apresentação:

Reformas Religiosas Aula 22

Características Luteranismo Dentre as crenças luteranas, a principal é a salvação pela fé. Os luteranos acreditam que a salvação é alcançada mediante as atitudes das pessoas somado à paixão e morte de Cristo em expiação dos pecados dos homens. A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos.

Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja. Dos sete sacramentos pregados pelos católicos, praticam a Comunhão, bem como o Batismo. Distinguem- se dos católicos, também, pelo fato de não reconhecer a autoridade do papa. Há dois grupos da igreja luterana no Brasil: a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil; ambos somam mais de um milhão de crentes no Brasil

Henrique VIII, primeiro líder supremo da Igreja Anglicana Anglicanismo Ao contrário dos primeiros movimentos protestantes que tomaram conta da Europa no século XVI, o anglicanismo surgiu em torno de questões que envolviam diretamente os interesses da monarquia britânica. A monarquia Tudor, que na época controlava o trono inglês, buscava meios para reforçar a autoridade real frente à forte influência das autoridades eclesiásticas. Tal disputa se sustentava principalmente no fato da Igreja ter em mãos uma grande extensão de terras sob o seu controle.  Henrique VIII, primeiro líder supremo da Igreja Anglicana

Como Surgiu? O rei Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, mas pelo fato de a sua descendência ser comprometida em decorrência de entre os filhos que tiveram apenas uma única filha sobreviver, o rei não tinha um descendente que assumisse o trono em seu lugar. Deste modo, o rei pretendia se divorciar para se casar novamente, porém, o pedido de anulação de seu casamento não foi aceito pelo papa Clemente VII e, no ano de 1534, o rei obrigou - através do chamado Ato de Supremacia - que fosse criada a igreja anglicana, com a qual sobrepunha o poder do Estado sob o poder da Igreja. Além de deixar de estar sob a autoridade o papa, garantindo, assim, a ampliação do poder da monarquia, o Estado expropriava inúmeras terras pertencentes à Igreja. Nesse momento, a igreja na Inglaterra deixa de ser católica romana e passa a ser católica reformada.

Calvinismo O Calvinismo é um movimento protestante conduzido no século XVI por João Calvino, um estudioso francês que ao se converter ao Protestantismo em 1533, propaga a sua crença teológica dando continuidade à Reforma Protestante então iniciada em 1517 por Martinho Lutero . O Calvinismo foi influenciado pelo Luteranismo. Calvino era ainda criança quando a Reforma Protestante teve início, mas se tornou um defensor do movimento despoletado por Lutero e, por isso, foi perseguido por ocasião da Inquisição

Características: Anglicanismo e Catolicismo As crenças, doutrinas e dogmas da Igreja Anglicana assemelham-se às católicas. Dentre as principais semelhanças destacamos os fatos de os anglicanos acreditarem na palavra contida na Escritura Sagrada, bem como de praticarem os sacramentos do Batismo e da Eucaristia. No que respeita às diferenças, destaca-se a questão das imagens, que não são aceites pelos anglicanos, bem como o não reconhecimento da autoridade papal.

Cincos Pontos do Calvinismo: TULIP é o seu acróstico e, por esse motivo, a tulipa pode ser considerada o símbolo do movimento calvinista. T-otal Depravity (Depravação Total) O homem nasceu com o pecado original, herança de Adão e Eva. Na condição de pecador, somente pode ser salvo se Deus assim o quiser. U-nconditional Election (Eleição Incondicional) Deus escolhe quem ele quer salvar. Não são as pessoas, pelas boas ações durante a vida que alcançam a salvação e, sim, Deus, elege os homens que levará para o céu. L-imited Atonement (Expiação Limitada) Deus não morreu na cruz para expiar ou salvar toda a humanidade, mas para salvar os escolhidos, os seus eleitos. I-rresistible Grace (Graça Irresistível) Desde que seja chamado por Deus, ninguém pode negar o seu chamado, porque esse é irresistível. P-erseverance of the Saints (Perseverança dos Santos) Desde que chamado por Deus, esse é um homem salvo, que assume a sua fé para sempre. Ao contrário do que, com frequência, pode ser encontrado acerca da autoria dos pontos calvinistas, eles não foram escritos por João Calvino, mas sim pelos seus seguidores, com base nas crença por ele divulgada. Os pontos do calvinismo foram escritos algumas dezenas de anos após a morte de Calvino.

CONTRA REFORMA A Contrarreforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica.

Uma das principais medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus Uma das principais medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus. Designados como um braço da Igreja, os jesuítas deveriam expandir o catolicismo ao redor do mundo. Contando com uma estrutura hierárquica rígida, os jesuítas foram os principais responsáveis pelo processo de catequização das populações dos continentes americano e asiático. Utilizando um sistema de rotinas e celebrações religiosas regulares, a Companhia de Jesus conseguiu converter um grande número de pessoas nos territórios coloniais europeus.

A Inquisição, instaurada pelo Tribunal do Santo Oficio, outra instituição eclesiástica criada na Contrarreforma, teve como principal função combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas. Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis. Entre outras formas, a Inquisição atuava com a abertura de processos de investigação que acatavam denúncias contra hereges e praticantes de bruxaria. Caso fossem comprovadas as denúncias, o acusado era punido com sanções que iam desde o voto de silêncio até a morte na fogueira.

Em 1542, o Concílio de Trento, uma reunião dos principais líderes da Igreja organizada pelo papa Paulo III, selou o conjunto de medidas tomadas pela Contrarreforma. No Concílio de Trento estabeleceu-se o princípio de infabilidade papal e a declaração do Índex, conjunto de livros proibidos pela Igreja. Além disso, a Vulgata foi estabelecida como versão oficial da Bíblia Sagrada, foi proibida a venda de indulgências e todas as doutrinas católicas foram reafirmadas.

INQUISIÇÃO A Inquisição é um grupo de instituições dentro do sistema jurídico da Igreja Católica Romana, cujo objetivo é combater a heresia. Começou no século XII na França para combater a propagação do sectarismo religioso, em particular, em relação aos cátaros e valdenses. Entre os outros grupos que foram investigadas mais tarde foram os fraticellis, os hussitas (seguidores de Jan Hus) e as beguinas. A partir da década de 1250, os inquisidores eram geralmente escolhidos entre os membros da Ordem Dominicana para substituir a prática anterior de utilizar o clero local como juízes. O termo Inquisição Medieval cobre os tribunais ao longo do século XIV.

Emblema da Inquisição (1571)

Galileu diante do Santo Ofício, pintura do século XIX de Joseph-Nicolas Robert-Fleury.

Pintura de 1683 de Francisco Riziretratando um auto-da-fé na Plaza Mayor, Madrid, em 1680

A instalação desses tribunais era muito comum na Europa a pedido dos poderes régios, pois queriam evitar condenações por mão popular. Diz Oliveira Marques em História de Portugal, tomo I, página 393: «(…) A Inquisição surge como uma instituição muito complexa, com objetivos ideológicos, econômicos e sociais, consciente e inconscientemente expressos. A sua atividade, rigor e coerência variavam consoante a época.» Massacre de valdenses em Piemonte em 1655

O Papa Gregório IX, em 20 de abril de 1233, editou duas bulas que marcam o reinício da Inquisição. Nos séculos seguintes, ela julgou, absolveu ou condenou e entregou ao Estado - para que as penas fossem aplicadas - vários de seus inimigos propagadores de heresias. Nesta etapa, foi confiada à recém-criada ordem dos Pregadores. “Onde quer que os ocorra pregar estais facultados, se os pecadores persistem em defender a heresia apesar das advertências, a privá-los para sempre de seus benefícios espirituais e proceder contra eles e todos os outros, sem apelação, solicitando em caso necessário a ajuda das autoridades seculares e vencendo sua oposição, se isto for necessário, por meio de censuras eclesiásticas inapeláveis.” — A bula Licet ad capiendos, 1233, dirigida aos dominicanos inquisidores

Dois sacerdotes demonstrando uma aplicação de tortura sob a supervisão da Inquisição.

Representação de uma pessoa sendo queimada na fogueira.