3ºano do 1º ciclo do Ensino Básico 2012 / 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
Advertisements

1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Visão Global do Projecto
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Como produzir um jornal escolar
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Profa. Dra. Angélica Félix de Castro Aula 01
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Teatro na Escola Jussara L. de Andrade.
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
4º ano Reunião de pais.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
CRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
Língua de escolarização: estudo comparativo
Equipa de Apoio às Escolas Alentejo Central
FACULDADE EVANGÉLICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO
COC FRANCA
Oficina de Apropriação de Resultados
CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
BIBLIOTECA ESCOLAR ANDRÉ SOARES (BEAS)
Uma Aventura…Literária 2013
Site da BE: Concurso literário (21 de Janeiro a 20 de Fevereiro) O concurso destina-se a todos os alunos do 1º, 2º e.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
ENSINO MÉDIO.
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Dulce Pereira Cristina Raimundo Marisa Costa 10 julho 2013.
Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Decisões.
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
Medidas educativas para alunos com NEE
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Oficina de Apropriação de Resultados
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
Escola ES/3 de Adolfo Portela Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano Setembro 2009 TurmaMais Projecto.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
FUNDAMENTOS DE CONTROLO
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Avaliação da Aprendizagem em Processo
A I MPORTÂNCIA DO E NVOLVIMENTO C ONTÍNUO DOS A LUNOS NO S UCESSO P EDAGÓGICO – O C ASO DE F INANÇAS E MPRESARIAIS – Miguel Sousa Professor Auxiliar -
Apresentação da disciplina Comunicação Oral e Escrita IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Compromisso de leitura
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
A Biblioteca CAIC… Ensina-te a requisitar. Para levares um livro para casa ou para a sala de aula…
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
Reunião de Esclarecimento
COLÉGIO VALSASSINA PROVAS FINAIS 6º ANO.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Tópicos Especiais -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Projeto – Eu quero ser Professor de Educação Física
Transcrição da apresentação:

3ºano do 1º ciclo do Ensino Básico 2012 / 2013 Oobesjecti OBJECT © Mª do Céu Pereira Lido e aprovado por: Luísa Barbosa

Tempos letivos 40 minutos cada aula 7 aulas por semana: Segunda-feira (dois tempos letivos) Terça-feira (um tempo letivo) Quarta-feira (um tempo letivo) Quinta-feira (um tempo letivo) Sexta-feira (dois tempos letivos) © Mª do Céu Pereira

Professores do 3ºano Prof. Luísa Barbosa 3º ano B Prof. Maria do Céu Pereira 3º ano J © Mª do Céu Pereira

Manuais adotados Língua Portuguesa 3º ano – Alfa - Porto Editora Super Gramática Prática 3º ano – Porto Editora © Mª do Céu Pereira

Implementação do novo Acordo Ortográfico (continuação) Ano letivo 2012 / 2013 Implementação do novo Acordo Ortográfico (continuação) Implementação do novo Programa de Português no 3º ano de escolaridade Implementação das novas Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico, homologadas em agosto de 2012 © Mª do Céu Pereira

Novo Acordo Ortográfico Entrada em vigor do Acordo Ortográfico (AO) no sistema de ensino no ano letivo de 2011 / 2012 Os manuais escolares do 3º ano de escolaridade vão aplicar o novo Acordo ortográfico no presente ano letivo A aplicação do Acordo Ortográfico na codificação das provas de aferição no 1º ciclo será no ano 2014 / 2015 Até esta data serão consideradas ambas as grafias (grafia anterior ao AO e a definida pelo A.O) Nota: www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojectos © Mª do Céu Pereira

O que são Metas Curriculares? Nas Metas Curriculares estão definidos os conhecimentos e as capacidades essenciais que os alunos devem adquirir nos diferentes anos de escolaridade e ciclos. 2. Pretendem que os professores se concentrem no que é essencial. 3. Ajudam a delinear as melhores estratégias de ensino. 4. É um documento de referência para um ensino/aprendizagem. 5. É um documento de referência para uma avaliação interna e externa. Nota: www.dgidc.min-edu.pt – Metas Curriculares do Ensino Básico Homologadas – agosto de 2012 © Mª do Céu Pereira

Biblioteca de Turma Ouvir ler e apoiar a leiturra Registar a leitura , preenchendo o comentário Incentivar a criança a preencher a ficha de leitura sozinha Escolha do livro à 4ª feira Devolução do livro e da ficha de leitura comentada pelos pais na 3ª feira da semana seguinte © Mª do Céu Pereira

T.P.C duas vezes por semana Entrega → 3ª feira - 5ª feira ↓ ↓ Retorno → 5ª feira - 3ª feira Nota: é necessário ter, em casa, um dicionário de Língua Portuguesa com o novo acordo ortográfico © Mª do Céu Pereira

Dois testes por trimestre (+/-) Avaliação Dois testes por trimestre (+/-) No final de outubro Antes das férias de Natal Antes das férias do Carnaval Antes das férias da Páscoa No final do ano letivo 2ª feira - avaliação da ortografia (palavras ou textos) Sempre que necessário uma ficha formativa © Mª do Céu Pereira